Emoções fortes na maior feira de broadcast do mundo

Nº 149 – Março 2015

FEIRAS E EXPOSIÇÕES

O primeiro semestre de cada ano está marcado pela NAB que se realiza em Las Vegas. As empresas trabalham para lançar as suas principais inovações tecnológicas numa feira que reúne milhares de broadcasters vindos de todo o mundo e que mostra a temperatura da indústria, não só em termos tecnológicos, mas também econômicos. Este ano, a NAB acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil profissionais. Para tentar trazer um pouco do que será a feira de 2015, a Revista da SET preparou uma prévia com algumas das novidades que serão apresentadas, e nas próximas edições colocaremos à vossa disposição a cobertura completa do evento realizada pela equipe de Revista que viajará especialmente a Las Vegas.

Tektronix

Amultinacional apresentará na NAB 2015 monitores de forma de onda que oferecem uma solução simples em 4K para produtoras, pós-produtoras e emissoras. Com a demanda por conteúdo 4K explodindo, os envolvidos na produção e entrega de conteúdo 4K – desde os carros de produção, pós-produção até os radio difusores – estão à procura de soluções que possam efetivamente testar e monitorar seu conteúdo 4K para garantir o mais alto nível de qualidade do conteúdo e experiência para os telespectadores.

Tektronix

Monitor WFM8300-4K

Os produtos da série WFM/ WVR8000, com entradas quad- 3G-SDI, oferecem uma solução completa de monitoramento e medição para formatos quad-link 4K/UHDTV para ajuste de câmera, gradação de cores, correção de cor, QC e manutenção das emissoras. Desde o início pensado para o futuro, os monitores de forma de onda e rasterizers da série WFM/ WVR8000 foram projetados com arquitetura interna para suporte às taxas de dados em 4K que permitiram a fácil implementação de formatos 4K/UHDTV nos waveforms atuais e um upgrade fácil para os waveforms já existentes. Isso elimina a necessidade de incorrer em despesas de capital desnecessárias com aquisição de novos equipamentos de monitoramento para a transição para 4K.
Os novos recursos incluem suporte ao gammut ITU-R BT.2020 nas máscaras de Forma de Onda, Vector, Diamante – gamut com patente Tektronix, e Imagem. Display de sessão de vídeo 4K. Suporte à transmissão 4k, por divisão em 4 quadros ou entrelaçado. Medida de genlock entre as 4 entradas com o medidor de timing patenteado da Tektronix, bem como, monitoramento de Loudness e suporte de dados auxiliares para conteúdo em 4K.

Riedel

Riedel

Aempresa alemã apresentará na NAB 2015 o RSP- 2318 Smartpanel, uma solução criada para ser um interfase multifuncional com uma resolução três vezes maior que o tradicional; telas coloridas multi-touch; áudio estéreo com qualidade premium; sistema multilíngue; e 18 keys em um único rack.
O Smartpanel pode ser expandido através da utilização do APP criado especificamente para trabalhar de forma conjunta e simultânea. A solução permite trabalhar com os sistemas RAVENNA/AES67 de forma estândar com cabos AES63 ou CAT. O rack conta com entrada para auriculares, duas portas USB, duas conexões Ethernet, GPIO, áudio i/O, um microfone gooseneck removível; entrada para cartão SD e saída HDMI.
Por outro lado, Riedel apresenta o upgrade da plataforma Tango TNG-200 apresentada no último IBC que agora suporta a entrada de áudio RAVENNA/AES67 e AVB

Grass Valley

Novas soluções IP e 4K serão apresentadas pela empresa na edição 2015 da NAB. Um dos principais tópicos será a demostração do conceito “Glass-to-Glass” para estruturas IP que abarca toda a linha de produtos da companhia que podem ser interconectados através de redes IP.

Grass Valley

Por outro lado, será apresentado o switcher Karrera K-Frame S-series que oferece, segundo os responsáveis da multinacional, o máximo de rendimento para consolas deste tipo permitindo fluxos de trabalho com maior rendimento e controle simplificado. Outra das apresentações será a nova versão da câmera LDX 81 4K, a primeira câmera UHD criada especificamente para a realização de eventos esportivos ao vivo. Esta câmera grava em 3840x2160p50/59.94, com lente de 2/3” B4.
A LDX 81 4K suporta 3G HD a 1080p50/59.94, 1080Ps F23.98/24/ 25/29.97, 1080i50/59.94, ou 720p50/ 59.94, permite a realização de audio embebido e possui saidas de vídeo XCU UHD 4x 3G e 2x 720p, 1080i ou 1080p.

JVC

JVC apresentará em Las Vegas a sua nova câmera GY-LS300, um equipamento 4K Super com um sensor CMOS de 35 mm que grava 4K Ultra HD, Full HD a 4:2:2, formatos proxy e SD para emissão web.

JVC

A JVC GY-LS300 permite ao usuário a gravação em Full HD e ao mesmo tempo efetuar um streaming HD ao vivo através da Internet para redes de distribuição de conteúdos. Além da saída via streaming, é possível enviar arquivos gravados para um servidor FTP via Internet e controlar a câmera e as suas funções mediante a utilização de Wi-Fi.
A gravação pode ser em Ultra HD a 150Mbps ou HD 4:2:2 a 50Mbps. A primeira pode ser realizada em um cartão de memória SDXC (UHS-I) usando o formato de arquivo QuickTime (MOV). Na saída HDMI pode conectar um monitor 4K Ultra HD e ter sinais 4K da câmera ou mesmo reproduzir arquivos gravados diretamente na mesma. Se for gravar em HD, os arquivos a 50Mbps são gravados, também, em formato, mas é possível gravar em AVCHD 4:2:0 possibilitando um ampla compatibilidade à edição em formatos HD e SD.

ARRI

AARRI anuncia a nova ALEXA Mini, uma câmera versátil que combina um formato compacto e leve, com uma qualidade de imagem. Projetada para captações especiais, chega ao mercado como um complemento do kit ALEXA permitindo que “a equipe elimine as complicações de trabalhar com câmeras de outras marcas, mantendo tudo dentro de um único sistema que tem a confiança de todo o mundo” afirma a marca.

ARRI

A nova câmera compacta inclui uma eletrônica altamente integrada em um ambiente selado, uma carcaça de fibra de carbono e um sólido bocal PL de titânio que se conecta diretamente na nova montagem do sensor, assegurando a distância focal precisa, mesmo quando se usam lentes grandes.
A ALEXA Mini pode ser operada de várias maneiras: por controle remoto sem fio, como uma câmera normal com o visor ARRI MVF-1 conectado ou com um monitor on board controlado através de um botão de interface do usuário no corpo da câmera. Equipada com um sensor 4:3, de-squeeze automático para produções em anamórfico e frame rates de 0.75-200 fps, a ALEXA Mini grava em ProRes ou ARRIRAW sem compressão tanto na câmera, em cartão CFast 2.0 ou em um gravador externo da CODEX especialmente projetado, que pode gravar imagens de até quatro ALEXAs Mini simultaneamente, uma configuração atraente para trabalhos multi-câmera, como filmar em 360º.

VSN

empresa espanhola apresentará na edição 2015 da NAB a integração do VSNLOGGER ao seu sistema VSNEXPLORER permitindo a catalogação de conteúdos diretamente na hora de realizar a ingesta o que permitirá aos usuários uma maior flexibilidade em eventos esportivos.

VSN

A nova integração aumentará, segundo explica a empresa, a eficácia do trabalho colaborativo já que permite uma rápida distribuição de conteúdos a segunda tela, por exemplo. Os novos eventos catalogados são geridos em tempo real mediante o MAMM com novos assets ou assets previamente criados. Esse assets automaticamente são segmentados e associados com palavras-chaves e metadata que são introduzidos na plataforma no inicio da catalogação do conteúdo.
Estas novas funções permitem que qualquer usuário encontre, recupere, edite e realize ações desde o mesmo momento que o arquivo é catalogado, permitindo que os conteúdos estejam disponíveis sem eles estar finalizados poupando tempo e recursos e dando a hipótese a que se realize um trabalho colaborativo entre diferentes áreas de produção.

Imagine Communications

Imagine e Microsoft reafirmarão em Las Vegas a sua aliança com a apresentação na NAB 2015 do novo codificador Premium Azure. Continuando com o anúncio de trabalho conjunto realizado no IBC 2014, as duas gigantes da indústria apresentarão em Las Vegas uma solução baseada na nuvem pensada para fluxos de trabalho de baixa demanda permitindo aos seus usuários flexibilidade e escalabilidade.

Imagine Communications

Segundo os responsáveis de Imagine, o Azure Media Services Premium Encoder permitirá que as empresas realizem trabalhos multitelas a escala global que permitirá a redução de custos de tráfico. Esta plataforma é compatível com codecs adicionais e com formatos de arquivos como o Ultra HD 4K em AVC.
Acessível mediante uma interfase web utilizando o Media Services REST API, o codificador pode ser utilizado em sistemas end-to-end para determinar fluxos e capacidades de trabalho segundo a demanda.

EVS

EVS apresentará na NAB 2015 uma nova geração do servidor EVS XT3, desta vez o XSEVS XT3 e o XS, que segundo a empresa belga tornarão mais confiável a transição para os novos padrões e workflows da indústria pensando em unidades móveis e estudios com tecnologia 4K incorporada.

EVS

Com a introdução do motor de software Multicam, os usuários poderão aumentar as configurações das câmeras superlentas permitindo até duas gravações SuperMotion 6X, suporte para audio MAD; novas capacidades para suportar 4K/UHD, 1080p e proxy; conexão 10 Gigabit Ethernet; up converter 12 HD/SD live em rec/ play.
Outra das novidades é a apresentação da nova geração do sistema de distribuição multimídia C-Cast apresentado na última Copa do Mundo e explicado ao pormenor na edição 148 da Revista da SET.
Ainda, será apresentado o EVS “Stadium Control Room”, um sistema baseado no IPDirector da empresa que serve para maximizar a produção e distribuição de conteúdo, tanto HD como 4K, incluindo replays, zoom nas imagens e pós-produção.

Fujinon

Acompanhia exibirá a sua linha de lentes Fujinon Premium PL 4K+ e objetivas Cabrio para câmeras 4K. As lentes Premium apresentam, segundo a empresa, as maiores velocidades de T e já é possível utiliza-las com sistemas de zoom permitindo a captação de imagens em 4K de grande qualidade e melhorando substancialmente o desempenho óptico do equipamento.

Fujinon

Na edição 2015 da exposição de Las Vegas, a Fujinon apresentará as suas lentes 14.5-45mm T2.0, 18-85mm T2.0, 24-180mm T2.6, e 75-400mm T2.8-T3.
Também será apresentada a ultima objetiva da serie Cabrio, a Premier PL 25-300mm Cabrio. Esta objetiva chega equipada de 35mm PL mount, suporta zoom óptico e trabalha com uma grande distância focal. Ainda os visitantes poderão ver os outros modelos da linha Cabrio, o PL 19-90, PL 85-300 e PL 14-28mm.

AD-Digital

Aintegradora brasileira afirma que a discussão estratégica com os executivos estará alicerçada no modelo de negócio, plano de investimentos OPEX vs CAPEX, dentre outros que oferecem impacto na estratégia da indústria e que afetam as decisões de negócios considerando os desafios diante dos indicadores aquém dos desejados no contexto econômico até o momento.
A empresa estará na NAB com os seus principais parceiros, Kaltura, OTT TV, MediaSpace, Quantun, Primestream, Telestream, XenData, Cisco, Grass Valley, e a sua equipe de especialistas estarão a disposição para discutir projetos no nível técnico com recomendações na escolha das tecnologias que melhor se integrarão ao ambiente atual, sem perda de investimentos já realizados, ao mesmo tempo que prepara o ambiente para o futuro.
A AD-Digital irá atuar junto na avaliação de alternativas visando encontrar a mais adequada solução, caso a caso. Ela promete apresenta-los aos especialistas que integram a rede global de parceiros da empresa, as mais recentes inovações, as tecnologias emergentes, dar oportunidades de aprendizagem e a experiências hands-on.

Lawo

NAB 2015 Lawo apresentará inovações em infra- estrutura de vídeo, áudio e rede, incluindo produtos equipados nativamente com tecnologia SMPTE 2022 e Ravenna/ AES67.

Lawo

Na exposição a empresa lançará vários produtos, entre eles, novos produtos da linha mc2, com uma nova consola, a mc256 High Density que possui o dobro de faders da versão anterior, acesso a janelas pop-up e uma tela touch-screen muito intuitiva. A consola suporta vários formatos de áudio, incluindo nesta nova versão RAP (Ross Audio Protocol) e esta equipado de forma nativa com tecnologia RAVENNA/ AES67 o que permite a produção de Audiofollow- Video, Automix, Up-and Downmix e Loudness Metering.
Ainda será apresentada a Lawo V Link4, um novo router de transporte de vídeo via IP que oferece codificação de vídeo sobre IP, processamento de sinais e um sistema de medição de atraso de vídeo/áudio em um único rack.
O Vlink4 possui 4 entradas e saídas SDI, 4 portas 1GbE redundantes, além de um sistema de comutação interna. Os recursos incluem suporte completo para SMPTE-2022 e Ravenna/AES67 para VoIP, incluindo aplicações de streaming (AoIP) 3G/HD/SD-SDI.

TQTVD

TQTVD participará pelo sexto ano consecutivo do NAB Show. Durante o evento a companhia irá mostrar ao mercado mundial o AstroTV+ (Plus) a evolução do AstroTV, middleware Ginga líder de mercado adotado pelos principais fabricantes de TV e set-top boxes e já presente em mais de 15 milhões de aparelhos no Brasil e na América Latina.

TQTVD

O AstroTV+ é uma plataforma otimizada para conversores digitais de baixo custo, sem por isso limitar-se a tarefas básicas. Seu pacote completo oferece recursos de Segunda Tela (Integra tablets / smartphones); aplicações para plataformas Over-the-Top (OTT); sistema PushVoD; uma loja de Aplicativos – Ginga. A nova plataforma da TQTVD trabalha com browser HTML5; tem compatibilidade com TVs de tubo (4:3), Full HD e 4K (UHD). Uma das novidades é o PVR (Personal Video Recorder) com recurso de Time-Shift incorporado.
O AstroTV+ é um aplicativo voltado para usuários que já possuem uma TV ou receptor compatível com o padrão DTVi e AstroTV instalado. O novo sistema, afirma David Britto, “mais do que um middleware, uma plataforma completa de entretenimento para TV” que permite o acesso, em tempo real, a conteúdos preparados para a Segunda Tela, ou seja, informações adicionais de programas, vídeos, votação em enquetes, t-commerce, etc. Tudo isso sincronizado com o programa ou atração transmitida pela emissora.
De fato, segundo Britto, o foco da nova solução é a harmonização dos conteúdos da TV Digital e da Internet, agregando-os em uma interface única, de troca de canais, o que dá mais opções ao consumidor final e aproxima os fabricantes dos produtores de conteúdo.

Screen do Brasil

Screen apresentará na NAB 2015 dois novos transmissores para compor seu portfólio.

Screen do Brasil

Para completar sua já reconhecida linha de transmissores de TV Digital, será apresentado um novo equipamento com amplificadores Doherty banda larga que no fechamento de esta edição estava em processo de produção por isso não temos imagens do produto. O equipamento extremamente compacto e com eficiência energética de até 38% será capaz de trabalhar em diversos padrões de TV Digital, afirma a empresa de Pouso de Caldas, Minas gerais. Ele contará com pré-correção adaptativa real time, otimizando sempre o MER de saída e a linearidade do transmissor. Para a linha convencional serão apresentados novos steps de potência e a renovação da linha de transmissores, que apresenta maior robustez e eficiência.
O evento também marcará a entrada da Screen do Brasil no mercado de rádio FM, onde serão apresentadas as novas soluções da empresa para estes transmissores, como modulação digital, sistemas compactos e de alta eficiência, facilidade de manutenção e operação.

Sony

multinacional japonesa apresentará na NAB 2015, entre muitas novidades, o PMW-PZ1, um equipamento 4K/HD SxS Memory Player, de reprodução e armazenamento de baixo custo para aplicações 4K/HD e pós-produção.

Sony

Esta solução multiformato suporta 4K (24p até 60p) e vídeo HD, e uma variedade de formatos, incluindo XAVC Intra & Long, MPEG HD422, e MPEG H. PMW-PZ 1 trabalha com um slot para cartões SxS, uma saída HDMI, 4 saídas 3G/HD-SDI, saída de áudio analógico (L/R), e uma tela colorida de LCD no painel frontal. Estas interfaces permitem perfeita reprodução, cópia e monitoramento de vídeo tanto 4K como HD através de uma gama de aplicações de vídeo profissionais e de consumo.
O equipamento permite gravar e realizar backups de forma simples a través das interfases USB permitiendo copia arquivos SxS directamente em dispositivos de arquivamento externo. O sistema cria um log de copia (formato CSV) no dispositivo de armazenamento USB externo para que os usuários possa verificar facilmente os nomes dos arquivos copiados.
Mediante diferentes entradas e saídas, incluindo uma uma porta HDMI, o PMW-PZ1 se pode conectar a monitores profissionais, TVs e projetores de consumo.
Sony anuncia ainda uma série de upgrade para sua linha de câmeras que permitirão, entre outras coisas, Wireless Streaming, 4K QFHD Recording, e Streamlined Workflow Capabilities gratuítos. Assim, entre outras, a câmera PXW-X180 Firmware tera um sistema de software V 2.0 e outro de network V1.3.
A PXW-X70 terá hipótese de gravação em 4K (QFHD) a 30p/25p/24p e ainda poderá ter suporte para transferência de arquivos FTP, permitindo que os arquivos de conteúdo gravados com o recurso XAVC Proxy Recording, e outros arquivos de conteúdo captados em XAVC (4K/HD) e formatos AVCHD, sejam enviados através da internet para o armazenamento remoto em um servidor FTP.

Tecsys do Brasil

desligamento do sinal analógico previsto para começar em 2016 se dará em localidades/regiões diferentes para cada emissora de acordo ao cronograma estabelecido pela Anatel. Para ajudar nessa transição a Tecsys do Brasil apresentará na NAB 2015, um sistema de overlay de logotipos e tarjas sobre vídeo dinâmico.

Tecsys do Brasil

O produto prevê mensagens diferentes para cada localidade (informação de canal e contagem regressiva), possuirão critérios individuais de programação do conteúdo a ser exibido e levaram em conta o conceito de distribuição adotado (por feed único ou microondas). O produto, também dará a liberdade para que as tarjas e informações sejam desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada emissora. Assim, a empresa brasileira desenvolveu duas soluções:
O TS 9090 VOM, é um produto “stand alone” para inserção de texto e imagens em sobreposição ao vídeo de entrada, com funções de gerenciamento e automatização de exibição.
O TS 8200 VO – IRD Profissional Tecsys. Um IRD com implementação das funções de sobreposição de texto e imagens no vídeo decodificado, sendo gerenciado e telecomandado por servidor instalado no up-link para controle e automatização da exibição. Ambas soluções (produtos) atendem em 100% aos critérios de: regionalidade, periodicidade e temporalidade, bem como automatização de exibição e conceito de distribuição dos sinais adotado pela emissora. Ainda, traz a individualização das informações e personalização das tarjas e seu conteúdo. Geração automática da contagem regressiva à partir da data prevista para desligamento.