Embratel anuncia novo satélite: o Star One D1

Empresa realiza investimentos de US$ 400 milhões e inicia sua quarta geração de satélites

Nº 136 – Setembro 2013

Por Fernando Moura

Artigo

AStar One anunciou na Broadcast & Cable 2013 o seu novo satélite: Star One D1. Com investimentos de US$ 400 milhões, o novo dispositivo iniciará a quarta geração de satélites da empresa, a família D, com foco na Banda Ka – tecnologia que disponibiliza internet e banda larga de baixo custo via satélite.

Gustavo Silbert, presidente da Star One afirma: “Com o novo satélite, reforçamos nossa liderança absoluta no mercado brasileiro e nosso posicionamento como uma das dez maiores empresas de satélite do mundo”

O Star One D1, o maior satélite já construído pela empresa, estará equipado com as Bandas C, Ku e Ka, e “garantirá a ampliação da oferta de capacidade satelital no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México. Seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2016”, disse a empresa em comunciado.
“O anúncio é estratégico por ampliar nossa capacidade satelital, especialmente em Banda Ka, para transmissões de dados, backhaul de telefone celular e atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga. Com este investimento estamos reafirmando nosso compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Star One, aumentando a capacidade de satélite do Brasil e da América Latina,” disse José Formoso, presidente da Embratel e do Conselho de Administração da Star One.
O satélite irá assumir a posição orbital de 84° W, garantindo a continuidade dos serviços em Banda C do Brasilsat B4. Desta forma, terá nova capacidade em Banda Ku para atender às demandas de dados, vídeo e internet de clientes corporativos e de governo no Brasil, nas Américas do Sul e Central, incluindo o México.
Além disso, o novo satélite estará focado em Banda Ka, voltada primariamente para o atendimento ao Plano Nacional de Banda Larga e backhaul de celular e segundo a empresa, terá cobertura de Banda Ka nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e partes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Em comunicado, a Embratel disse que o Star One D1 será construído pela empresa canadense-americana Space Systems Loral e lançado ao espaço por foguete da empresa francesa Arianespace. Pesará cerca de 6 toneladas e possuira configuração de 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 em Banda Ku e cerca de 300 transponders equivalentes de 36 MHz em Banda Ka.
A Banda C garante a oferta de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo internet. A Banda Ku permite a oferta de serviços de transmissão de vídeo diretamente aos usuários, além de internet e telefonia para localidades remotas. Já a Banda Ka viabiliza acesso à banda larga de baixo custo via satélite e transmissão de dados em alta velocidade.
A Embratel reforça no comunicado que a Star One “já oferece capacidade de satélites para boa parte das 500 maiores empresas do Brasil, as principais emissoras de TV, canais independentes e diversos órgãos do Governo Brasileiro, incluindo o Ministério da Defesa. Com o novo satélite, a Star One assegura ao mercado a continuidade do satélite B4, e possibilita, ainda, a oferta de capacidade para mais serviços de dados, vídeo, internet de alta velocidade e de banda larga”.
Assim, a Embratel assegura que com o Star One D1 terá capacidade para atender futuras demandas que surgirão com as Olimpíadas de 2016, já que será lançado no início do ano, além de poder ser utilizado por grandes empresas e por aplicações do governo.
Segundo a empresa, o novo satélite terá capacidade de receber e transmitir sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para aplicações de entretenimento, telemedicina, tele-educação e negócios, necessários para a interligação dos países da América Latina e essenciais para as comunidades mais distantes.
A Star One possui a maior frota da América Latina, com sete satélites. Opera com cinco satélites geoestacionários (Star One C1, C2, C3, C12 e Brasilsat B4), além de dois em órbita inclinada (Brasilsat B2 e B3). No final de 2014, a empresa lançará o Star One C4 e, no primeiro trimestre de 2016, lançará o Star One D1.

www.starone.com.br

Fernando Moura
Redação Revista da SET