Em dia

EM DIA

TV Digital Móvel na canalização do Brasil
Durante a Futurecom, um dos maiores eventos de telecomunicações da América Latina, realizado em Florianópolis entre os dias 2 e 5 de outubro, o Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Qualccom apresentaram pela primeira vez, o sinal da TV Digital sendo recebido por telefone celular nas condições de canalização do Brasil. A demonstração foi autorizada pela Anatel, através do ato 61157.
O sistema de transmissão, com um transmissor de 10W e antena de fabricantes nacionais, foi instalado dentro do pavilhão no canal 22 UHF, correspondente as freqüências de 518 a 524MHz , previsto no planejamento de canais digitais. O conteúdo transmitido foi o da RBS local e a Qualcomm forneceu o chips para os aparelhos celulares, que funcionarão no Brasil a partir do próximo ano também na rede CDMA.

Cresce uso comercial de satélites
Segundo estudo da Frost & Sullivan, empresa internacional de consultoria e inteligência de mercado, a crescente demanda por aplicações de vídeo e networking deverá impulsionar o uso comercial de satélites na América Latina, alcançando uma receita superior a US$ 1 bilhão até 2012. Entre os serviços que irão se destacar estão a distribuição de vídeo, soluções para TV digital e voz sobre IP.

Intel e DirecTV anunciam parceria
A Intel e a DirecTV anunciaram nos Estados Unidos os detalhes sobre o novo set-top box com adaptador de mídia digital integrado (DMA), certificado para funcionar com a tecnologia Intel. Será possível aos assinantes passarem seus conteúdos do PC para a TV (fotos, músicas etc), com base na tecnologia Intel ViiV. Também foi apresentado o DirecTV Plus HD DVR, que está em fase final de testes e certificação para a tecnologia Intel ViiV. O DVR tem capacidade para armazenar 200 horas de conteúdo de definição padrão ou 50 horas de programação MPEG-4 de alta definição.
Segundo Kevin Corbert, vice-presidente do setor Digital Home da Intel, com o simples download de um programa, os consumidores do DirecTV Plus HD DVR em todo o país poderão aproveitar suas fotos favoritas e álbuns de músicas na TV, que antes ficavam restritos aos PCs.

Novo módulo para Cálculo de Viabilidade de Canais
Os engenheiros projetistas de canais de televisão e rádios FM que acessarem o Sistema de Informações Geográficas da Agência Nacional de Telecomunicações (Siganatel) no portal da Anatel, terão a partir de agora um módulo para Cálculo de Viabilidade de Canais.
Desenvolvido por servidores da Anatel,  o módulo permite o acesso ao banco de dados da instituição em tempo real e busca informações técnicas sobre 3.665 canais do Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão VHF e UHF (PBTV), 8.320 do Plano Básico de Distribuição de Canais de Retransmissão de televisão em VHF e UHF (PBRTV), 2.088 do Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital (PBTVD), 25 do Plano Básico de Atribuição de Canais de Televisão por Assinatura em UHF (PBTVA) e 6.961 do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Freqüência Modulada (PBFM), indicando a possibilidade de interferência entre estes e o canal proposto. Além disso, considera também o banco de reserva de canais de TV e FM.
Para acessar o Cálculo de Viabilidade de Canais, o usuário deve entrar no portal da Anatel, www.anatel.gov.br, clicar no link Sistemas e, em seguida, Siganatel.

Banda larga cresce 8,7% no 2° trimestre
Estudo realizado pela Cisco Systems, líder mundial em networking para Internet, revelou que entre abril e junho ocorreu um aumento de 8,7% de acessos em banda larga no Brasil em comparação ao trimestre anterior. Em junho, o país contabilizava 4,743 milhões de conexões, ou seja, um acréscimo líquido de 379 mil novos acessos.
O IP Dedicado, principal meio de acesso rápido à Internet utilizado por médias e grandes empresas, também cresceu, fechando o trimestre com 73 mil conexões (crescimento de 5,6%).
Esses indicadores confirmam o aumento da adoção de banda larga no Brasil rumo à meta de 10 milhões de conexões em 2010, meta estabelecida pelo governo no projeto Governo Conectado para Todos.

TV Vanguarda está pronta para transmissões em DTV
A Dielectric Communications, fornecedor em antenas de radiodifusão em alta potência e outros equipamentos de transmissão, instalou a antena de banda larga tipo TUA-04SP-2/8U-1-T na TV Vanguarda, localizada no estado de São Paulo. Em conjunto com transmissores NEC, ela será utilizada para enviar programação em um Canal Analógico e  em outro Canal Digital (DTV) para uma população de mais de 900.000 habitantes nas áreas de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Igaratá (interior de São Paulo).

ABTVU elege nova diretoria e propõe mudanças na regulamentação das TVAs
A Associação Brasileira de TV UHF por Assinatura (ABTVU) elegeu nova diretoria, tendo como presidente Frederico Nogueira, diretor geral do Grupo Bandeirantes. Na ocasião, foi redigido um documento com contribuições à proposta de regulamentação das empresas prestadores do serviço de Televisão por Assinatura (TVA) em parceria com a Anatel. O trabalho da ABTVU será focado em três questões: futura lei de comunicação de massa, transição para o sistema digital e o novo regulamento.
No documento encaminhado à Anatel, as operadoras do serviço TVA pleiteiam que o “Regulamento de Adequadção” seja posto em consulta pública o mais rapidamente possível e contemple algumas premissas, tendo como principal objetivo disciplinar a adequação do serviço TVA à Lei Geral, permitindo condições de prestação e fruição do serviço para promover a diversidade cultural e de fontes de informação.
Outro destaque da proposta é a transição para a tecnologia digital, sem que haja a interrupção da prestação do serviço de TVA na modalidade analógica, sendo consignado às prestadoras de TV por assinatura em UHF um canal temporário de radiofreqüência, necessário para possibilitar a transmissão. Em troca, as prestadoras de serviço TVA assumem o compromisso de disponibilizar uma assinatura gratuita a todas as escolas e bibliotecas públicas situadas na área de prestação de serviço que assim requisitarem.

Novo indicador para avaliar ocorrências de spam
O Brasil terá até o final do ano uma estatística própria para avaliar a circulação de spams nas redes do país. A iniciativa é conduzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGI) e será a primeira elaborada no Brasil a levar em consideração ocorrências reais de mensagens indesejadas. O projeto com investimento em torno de 50 mil reais será baseado em pontos de prova instalado nas redes. Além de medir o tráfego de spam, será possível saber quais os incidentes de segurança mais freqüentes.
Hoje a CGI recebe em média de 100 a 200 mil reclamações sobre spams por mês, vindas de usuários e provedores de acesso e, a expectativa com o novo método é que os números sejam potencializados.
A nova forma de análise já teve início e os primeiros relatórios deverão ser divulgados até o final do ano.

São Paulo ganha cabines com telefonia por protocolo de Internet
Começou a funcionar uma estação com vinte cabines públicas de telefone VoIP, nas quais as pessoas poderão fazer ligações nacionais e internacionais com custo da telefonia IP. A iniciativa é da Tellfree, que optou em oferecer o serviço no sistema pré ou pós-pago. Ao final de cada ligação, o usuário recebe um relatório impresso com o histórico e o valor das chamadas a serem pagas no próprio posto telefônico.
A loja está localizada no Terminal de Cargas da Fernão Dias, zona norte de São Paulo.

TV digital expande campo de atuação de engenheiros
O anúncio da definição do padrão brasileiro de TV digital causa grandes expectativas na indústria, emissoras de televisão e nas operadoras de telefonia móvel, que deverão correr contra o relógio para oferecer novos serviços e não perder espaço neste bilionário mercado.
A TV digital abre novos campos de atuação para o engenheiro, principalmente para o engenheiro elétrico, da computação e de telecomunicações. A revolução começa dentro das próprias universidades, que deverão ter em seu corpo de docentes professores interados com a nova tecnologia. Em paralelo, a indústria precisará de mais colaboradores e as empresas de comunicação deverão contratar mais pessoal para produção de programas e de pessoas para desenvolver e operar novos recursos.

TV Digital – Como planejar a transição
A MRD Comunicações e o Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, firmaram durante o evento da SET uma parceira para planejamento, consultoria em radiodifusão digital e migração analógica para digital, de forma a orientar o radiodifusor em todas as etapas necessárias dessa mudança, de modo a oferecer melhor qualidade para seu público alvo.

Mercado de vídeo online crescerá 10 vezes em 4 anos
Levantamento publicado pela consultoria In-Stat afirma que o alcance mundial do mercado de vídeo online deverá aumentar dez vezes em apenas quatro anos. Graças a grande utilização da banda larga, a pesquisa afirma que, o interesse dos usuários por vídeo com oferta de conteúdo online também crescerá. De acordo com Gerry Kaufhold, analista da In-Stat, o futuro da televisão “está lentamente sendo moldado online, onde os grandes portais estão descobrindo maneiras de lucrar com serviços de vídeo que seguem os usuários em diferentes máquinas durante o dia”.
Essa crescente popularidade deverá forçar grandes portais, como Google, MSN, Yahoo e Apple, a oferecerem conteúdo para o setor, o que poderá representar dificuldades maior ainda para canais convencionais de TV. A falta de experiência com Internet fará com que tradicionais redes de televisão enfrentem mais problemas do que simplesmente a concorrência dos portais na formulação de serviços como Pay-TV, em que o usuário recebe a programação.

TV Globo instala nova antena em São Paulo
RFS – Radio Frequency Systems, fabricante mundial de soluções para comunicação sem fio, foi escolhida pela TV Globo para fornecer uma solução sob medida de antena de transmissão VHF, bem como a infra-estrutura UHF para atender às necessidades dos futuros serviços de televisão digital no mercado de São Paulo. A nova antena é uma peça-chave na relocalização promovida pela emissora: a transferência de suas instalações de radiodifusão do Pico do Jaraguá para um novo prédio localizado na Alameda Santos, importante região financeira da cidade de São Paulo.
A solução da RFS está baseada em uma antena VHF especificamente desenvolvida para o novo site da TV Globo – a 611CP VHF. Ela foi desenvolvida em uma estrutura de montagem em dipolos resistente à corrosão, fornecendo grande circularidade e ótimo desempenho Voltage Standing Wave Ratio (VSWR).