Em dia

EM DIA

Empresa lança telefonia VoIP no norte do país
A empresa sergipana Utah Tecnologia, apresentou seus produtos de alta tecnologia para soluções em telefonia. É um aparelho VoIP que não precisa de computador e tem uma operadora própria para funcionar, a Easytone.
As empresas associadas são: Mitsubishi Corporation, MC1, Audiocodes, Hemmocsol, Unicoba, FK e Easytone Telecomunicações.
De acordo com a empresa o grande diferencial da telefonia VoIP são as tarifas mais baratas e a impossibilidade de ter o aparelho grampeado, porque trata-se de um sistema criptografado.
Outra vantagem levantada pela Utah é que empresas de grande porte ao utilizar o telefone VoIP em todas as suas filiais poderá reduzir a ligação telefônica entre elas a zero. E ainda, uma ligação efetuada da empresa para qualquer outro telefone em qualquer lugar do Brasil onde ela tenha filial e sairá ao custo de uma ligação local, não de interurbano.

Brasil é 16o colocado em ranking de TI
Segundo estudo, o mercado de Tecnologia da Informação (TI), ultrapassou a marca de 1 trilhão de dólares em 2005. Os setores que mais movimentaram o mercado foram os setores de software (38,7%), hardware (20,5%) e serviços (40,8%).
Entre os países, o que mais teve participação nesse total foi o Estados Unidos, com 416 bilhões de dólares, seguido do Japão que responde por 108 bilhões, Reino Unido, com 73 bilhões, China, que obteve 30 bilhões e Espanha, com 17 bilhões de dólares.
O Brasil ficou com a 16a posição e movimentou cerca de 11 bilhões de dólares, posicionando o país como o principal mercado de TI da América Latina.
O estudo ainda detectou tendências de curto e médio prazos para o setor. No curto prazo, segundo o levantamento, o mercado mundial verá investimentos maciços em segurança da informação, bem como na migração para novas versões de aplicativos ERP. Projetos de VoIP também receberão atenção no curto prazo, paralelamente aos de bussiness intelligence.
No médio prazo, as principais tendências incluem a integração, atualização, manutenção e centralização das informações, gastos com softwares de código aberto, venda de software como serviço e exportação de software.

Celulares com VoIP
A operadora de telefonia VoIP Voice Global, pretende produzir cerca de 15 mil aparelhos celulares com funcionalidade VoIP, no Brasil. A empresa usará as instalações da brasileira Ipex Corp, em Ilhéus, na Bahia.
Quando estiver pronto o celular poderá trabalhar com qualquer operadora GSM, podendo estabelecer ligações VoIP por meio de dados GPRS, no caso, atrelado ao serviço prestado pela própria VoIP Voice Global, com menores custos para ligações regionais.

ETML lança serviço de VoIP no Rio de Janeiro
A empresa ETML, que atua no Estado do Rio de Janeiro, em Macaé e na Baixada Fluminense, anunciou o lançamento do seu serviço VoIP, e de seu código de longa distância, o 34.
Com um investimento de cerca de US$ 100 mil, a ETML, criou uma nova marca para os produtos VoIP, mas ainda não foi divulgado.
Segundo o presidente da empresa, os clientes utilizarão números do STFC fornecidos pela ETML, mas precisarão ter algum acesso banda larga de outro provedor.
Mesmo oferecendo dois serviços que competem entre si, o VoIP e um código de longa distância, o presidente da empresa entende que o cliente usará o que preferir e lembrou que muitos não têm banda larga ainda.

LG – Nortel desenvolve telefones IP para Microsoft
A LG-Nortel jointventure da empresa LG com a Nortel, anunciou que vai desenvolver e comercializar um aparelho de telefonia IP que funcionará a plataforma de comunicações unificadas da Microsoft. Baseado no Microsoft Office Communicator, os novos aparelhos IP vão operar com a capacidade presence-awareness do sistema Microsoft.
De acordo com a LG-Nortel, o usuário poderá localizar e se comunicar com clientes, colegas e parceiros de negócios, dentro de um ambiente mais integrado e seguro, operando com o Microsoft Office Communicator 2007 e com várias outras opções de comunicação.
O mercado-alvo inicial para o telefone IP da LG-Nortel é o de pequenas e médias empresas e órgãos de governo, em mercados da América do Norte, Europa e Ásia, inclusive na Coréia, a partir de 2007. A Microsoft e a LG-Nortel vão comercializar mundialmente o novo telefone IP de mesa para os clientes da Microsoft, utilizando também a rede de distribuição global da LG-Nortel, incluindo operadoras e parceiros de canais.

Motorola fornece decodificador IPTV ao Japão
A americana Motorola anunciou que a Sentivision, empresa ligada à Sony Communication Network Corporation, provedora de tecnologias de mídia e produtos para o mercado de entretenimento, selecionou sua plataforma set-top VIP IPTV para oferecer serviços de vídeo a assinantes japoneses.
A plataforma de arquitetura aberta pode ser integrada ao middleware de qualquer provedor. Isso quer dizer que provedores de serviços como a Sentivision podem oferecer um conjunto de aplicações avançadas a seus usuários de acordo com as necessidades do mercado local. A plataforma traz TV de alta definição (HDTV), vídeo on demand (VOD), gravação de vídeo digital (DVR), streaming para múltiplos ambientes e outras aplicações da Casa Conectada para a residência dos assinantes.

T-Systems abre filial em SC
A alemã T-Systems instalará uma unidade de desenvolvimento em Blumenau, SC. A iniciativa é fruto de negociações com o Blusoft – Blumenau Pólo Tecnológico de Informática.
A unidade catarinense da T-Systems visa o desenvolvimento de software alemão, para atender a demanda de clientes como a Daimler Chrysler e a Volkswagen.

Banda larga estimula TV paga
Operadoras registraram acréscimo de 11% na base de assinantes, no período de 12 meses, até março de 2006. Um dos fatores foi a expansão dos serviços em banda larga, que cresceram 25% no 1º trimestre deste ano, totalizando de 789 mil usuários. Estes dados são parte de um levantamento feito pela ABTA (Assoc. Bras. de TV por Assinatura).