Em dia

EM DIA

O Iboc no Brasil
A Rede Itatiaia recebeu o seu primeiro transmissor Broadcast Electronics para ser instalado na cidade de Belo Horizonte/MG. O transmissor de 35kW FM modelo BE FMi 35 DT é um sistema combinado de FM e HD Radio. Enquanto isso, a Rede Brasil Amazonia-RBA, sediada em Belém-PA, tornou-se a primeira emissora a transmitir o sinal digital HD Radio no norte do Brasil. A emissora instalou em novembro um transmissor Nautel modelo XR25 AM de 25kW com codificador NE-Iboc.

Emissoras do Rio recebem canais digitais
Sete emissoras de televisão do Rio de Janeiro receberam do ministro das Comunicações, Hélio Costa, os canais para a operação da TV digital na capital fluminense. As primeiras transmissões comerciais no novo sistema, no Rio, irão ao ar até julho deste ano. A cerimônia para a assinatura do termo de consignação dos canais ocorreu no Centro Cultural dos Correios e as emissoras liberadas para operar o novo sistema no Rio são a TV Ômega (Rede TV), TV Globo, SBT, Rede Record, TV Bandeirantes, TV Corcovado e TV Brasil (Radiobrás).
Pelas regras estabelecidas no ato de distribuição dos canais, assinado pelo ministro em dezembro de 2007, as emissoras têm até seis meses para entrarem em operação, depois de receberem os canais digitais.

NET troca presidência
A Net Serviços de Comunicação anunciou a troca do seu presidente Francisco Valim, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2003, por José Antonio Guaraldi Félix, atual diretor executivo de operações. Segundo a Net Serviços, Félix está na empresa desde 1990, ocupando os cargos de diretor de tecnologia e diretor geral da Net Sul e chief operating officer (COO), convidado pelo próprio Valim em maio de 2003. Formado em engenharia de telecomunicações pela PUC-RS, Félix ocupava cargos na rede gaúcha RBS entre 1980 e 1990 antes de chegar à Net. Em comunicado à imprensa, a Net diz que a saída de Valim tem relação com a “busca de novos desafios profissionais, após ter concluído a sua missão na empresa”, destacando o papel do executivo na negociação da dívida da Net.

Nero 8 dá suporte a vídeo Mini HD DVD e discos de vídeo Blu-Ray
O Nero 8 recebeu certificação para autoria e reprodução de títulos Blu-ray Disc Video (BDMV) graváveis e, com a nova atualização, agora suporta recursos avançados e interativos para áudio e vídeo de alta definição. As certificações apresentadas pelo centro de testes de discos Blu-ray da Sony Corporation garantem máxima compatibilidade com outros dispositivos Blu-ray, em operação livre de problemas. A última atualização do Nero 8 também inclui reprodução de discos de vídeo Mini HD DVD e gravação de vídeo HD DVD em discos DVD graváveis e regraváveis. Nesta atualização, a Nero incluiu a ferramenta Smart Encoding, recurso que detecta conformidade de formatos de dados de entrada de câmeras de vídeo AVCHD, evitando perda de tempo na recodificação ao pular etapas de codificação quando o formato de destino também for AVCHD. Os novos avanços nos recursos de entretenimento doméstico do Nero 8 oferecem maior flexibilidade, permitindo que o usuário use avanço rápido e pausa de conteúdos stream através do aplicativo de servidor de mídia do Nero.

Steve Jobs confirma aluguel de filmes em alta definição no iTunes
O principal executivo da Apple, Steve Jobs, confirmou oaluguel de filmes em alta definição no iTunes, chamado de iTunes MovieRental, com a participação dos estúdios Miramax, MGM, Lionsgate, Touchstone, Fox, New Line Warner Bros., Paramount, Disney, Universal e Sony. De acordo com Jobs, estarão disponíveis mais de mil filmes para locação. A iTunes Movie Rental dará 30 dias para que o usuário comece a assistir à obra digital após o pagamento e quando a primeira cena é reproduzida, o usuário tem 24 horas para terminar a exibição.
A Apple anunciou ainda a segunda versão do Apple TV, cujo aparelho não exige mais um PC ou Mac para compra de conteúdo, feita diretamente pela nova interface do AppleTV. Usuários podem comprar, a partir do controle remoto do AppleTV, séries de TV, músicas ou filmes do iTunes Store ou apelar para o iTunes Video Rental e alugar filmes. A grande novidade é a inclusão de obras em alta definição e com sistema de som 5.1 no catálogo composto por 100 filmes, que poderão ser alugadas seguindo os mesmos princípios de outros filmes com resolução de DVD.

Universidade do RS testará equipamentos da TV digital
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi selecionada – entre mais de 40 instituições brasileiras de pesquisa – pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para realizar os ensaios para avaliação de televisores, receptores, transmissores e demais equipamentos relacionados ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). De acordo com o contrato, os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUC receberão 1,5 milhão de reais para a compra de equipamentos e montagem do laboratório específico, que deve iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2008. O desenvolvimento da regulamentação para a avaliação da conformidade será realizado em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O laboratório da PUC vai realizar os ensaios nos produtos dos fabricantes nacionais e estrangeiros para avaliar se eles podem ser comercializados no Brasil – desde que atendam a legislação, a exemplo do que já é realizado para lâmpadas, fogões, bebedouros, refrigeradores, condicionadores de ar, ventiladores de teto, motores elétricos e outros produtos elétricos.

TV digital fortalece relações econômicas entre Brasil e Japão
Em 2008, vai acontecer uma série de eventos batizada de “Ano do Intercâmbio Brasil-Japão”, para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. Durante todo esse século, a cultura brasileira se diversificou e se enriqueceu ainda mais. Foi um período de investimentos crescentes na economia nacional, que desacelerou na última década. Mas agora volta a todo vapor com a TV digital, que desponta como o carro-chefe da retomada do novo ciclo de parceria entre as duas nações. Essa foi a avaliação do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante a abertura do Ano do Intercâmbio, realizada no dia 17 de janeiro.
O chanceler afirmou que os países voltaram à trajetória de crescimento econômico e que novos negócios estão programados a partir deste ano, especialmente na TV digital, “que é atualmente o melhor sistema do mundo”.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, reuniu-se com empresários e autoridades japonesas em várias ocasiões nos últimos dois anos. Ele lembrou que a cooperação entre os países não se resume apenas à implantação da TV digital, mas envolve também outras áreas, como o desenvolvimento de softwares e transferência de tecnologia.

Vendas de telas LCD cresceram 38% em 2007
As vendas mundiais de televisores e desktops com telas de LCD (liquid crystal display) somaram 371 milhões de unidades em 2007, um crescimento de 38% em relação ao total de 270 milhões de unidades comercializadas em 2006, informa a Witsview Technology, empresa de pesquisas de Taipé especializada no mercado de LCD.
Em dezembro, mês em que os produtos já estão em estoque para as vendas de Natal, o setor teve uma queda de distribuição de 12,2% sobre novembro, registrando 7,9 milhões de unidades vendidas no último mês de 2007. As vendas de telas LCD usadas em monitores caíram 3,6% em dezembro, na comparação com o mês anterior, enquanto a comercialização de LCDs para notebooks caiu 3,8% na mesma comparação. O segmento de laptops apresentou um ligeiro crescimento em vendas de telas de 15,4 polegadas e uma forte demanda em painéis de 17 polegadas, informa a Witsview.

Implantação da TV digital nos EUA não será adiada
O prazo final para os Estados Unidos implantarem a TV digital no país, que expira em fevereiro de 2009, não será adiado, afirmou o presidente da Comissão Federal de Comunicação dos EUA, Kevin Martin, durante a feira Consumer Electronics Show (CES 2008), em Las Vegas. Segundo Martin, um adiamento acabaria com o incentivo da indústria em fazer a transição.
Atualmente, 50% das casas dos EUA têm TV digital e a Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA, da sigla em inglês) estima que mais 28 milhões de TVs digitais serão adquiridas no país em 2008.
Para Martin, a transição não apenas irá melhorar a qualidade de imagem para os telespectadores, mas também liberará espaços no espectro norte-americano, que poderão ser utilizados para banda larga wireless. Ele também notou que ter mais espectro pode auxiliar no aumento da segurança pública, melhorando a comunicação entre os bombeiros e a polícia.

Escolha do padrão para rádio digital entra em fase decisiva
Começou em São Paulo os testes para a escolha do padrão de rádio digital que será utilizado no Brasil. Os testes, feitos pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), estão sendo feitos com o padrão americano Iboc. A idéia é fazer um relatório sobre as condições técnicas do sistema, como cobertura dos sinais e nível de interferências. O Instituto Mackenzie participa do processo e as avaliações, nesta etapa, são feitas pela Rádio Globo (FM), a Rádio Cultura (AM) e a Rádio Bandeirantes (FM). Segundo a Abert, o desempenho do sistema digital também será testado posteriormente em Ribeirão Preto e Belo Horizonte. O Ministério das Comunicações informou que aguarda a apresentação pelas emissoras de um relatório técnico sobre os testes, que será utilizado pelo governo como subsídio para a escolha do padrão digital.
Além do padrão americano, o preferido da maioria das emissoras, também está sendo analisado pelo governo brasileiro o padrão europeu (DRM). Os testes com o padrão americano vêm sendo feitos por 23 emissoras em todo o país há cerca de dois anos. O governo, no entanto, quer que instituições de pesquisa acompanhem e façam relatórios técnicos sobre o desempenho dos sistemas em estudo, como foi feito no processo de escolha da TV digital.

HBO na Internet
O canal de TV por assinatura HBO, subsidiária da Time Warner, começará a oferecer vídeos online aos assinantes das cidades de Green Bay e Milwaukee, nos Estados Unidos. O serviço dará acesso, mensalmente, a aproximadamente 400 horas de filmes e programação original. Apenas os assinantes do canal terão acesso ao conteúdo da rede, sem taxas adicionais. Enquanto a maioria das emissoras decidiu estender seus serviços à web por meio de streaming, a programação da HBO será exibida em uma aplicação, que baixa os programas para o disco rígido do usuário. Inicialmente, o software só está disponível para PCs que utilizem o Windows. O conteúdo ainda não pode ser transferido para dispositivos portáveis e expira um mês após o download.

Set-top box conecta a TV à Internet
A LG Eletronics e a Netflix irão trabalhar em conjunto para desenvolver um set-top box que transmita filmes pela Internet a uma TV. A Netflix, que é conhecida por seu sistema de venda de filmes por correio, começou a oferecer um serviço de vídeo por demanda no ano passado. Esse serviço, entretanto, só exibe filmes em um PC, com um catálogo de seis mil títulos, muito menos que os 10 mil oferecidos por correio. O novo serviço de transmissão permitirá que os clientes assistam aos filmes em sinal digital, utilizando um set-top box conectado que a LG pretende vender ainda este ano, afirmam as empresas.

Belo Horizonte começa a testar o sinal digital
Belo Horizonte será a segunda cidade brasileira a testar o sinal digital. Após a consignação, seis emissoras de Belo Horizonte já estão liberadas para começar os testes a partir de fevereiro. A determinação atingiu TV Minas, TV Ômega (Rede TV), Rádio e TV Alterosa (associada ao SBT), Record, TV Globo e Bandeirantes. Destacada na área de Tecnologia da Informação, Belo Horizonte é mercado promissor para TV digital, de acordo com diretor da empresa EITV, Rodrigo Araújo. As próximas cidades previstas a receberem o sinal serão Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Pioneira nos testes da TV digital e atendendo 75% das principais emissoras do país, a plataforma EITV Playout foi utilizada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, na cerimônia de assinatura de consignação dos canais de Belo Horizonte. O Playout é a única tecnologia brasileira disponível para a realização dos testes de TV digital.

Symetrix construirá fábrica de semicondutores no Brasil
O Brasil foi escolhido pela Symetrix Corporation, empresa criadora de tecnologias para chips e leitores de cartões, para a construção da primeira fábrica de semicondutores do grupo na América Latina. O projeto da fábrica foi apresentado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, com a presença dos principais executivos da empresa. O diretor técnico da empresa, Carlos Araújo, afirma que a construção da fábrica no Brasil está definida. Agora a companhia conversa com os representantes estaduais e governo para definir o local mais adequado para a instalação da planta, que pode ser em Pernambuco, Rio de Janeiro, ou São Paulo. O executivo revelou que a idéia era inicialmente fabricar apenas cartões e leitores no país, mas o tamanho do mercado viabilizou a construção da fábrica para a produção também dos chips, que utilizam uma tecnologia que até agora a Symetrix só oferece no Japão, como o chip que vai embutido nos cartões de crédito e funciona sem nenhum contato físico com equipamentos leitores. Enquanto constrói sua fábrica, a Symetrix vai terceirizar a produção local com a Fujitsu, Texas Instruments e Panasonic. A fábrica própria deve começar a ser construída ainda neste semestre e em um ano a planta da Symetrix deve começar a operar.