Contagem Regressiva para Encontro em Amsterdã

IBC 2011


Por Gilmara Gelinski

Ao abrir o site da International Broadcast Center (IBC 2011) é possível ver em vermelho a contagem regressiva para o evento, que acontece entre os dias 08 e 13 de setembro, poucos dias após o Congresso SET 2011. O evento nacional antecipa muitos temas também abordados nas conferências da IBC. Os brasileiros, que estiverem na IBC, mas antes participaram do Congresso da SET, poderão comparar os conteúdos e obter informações complementares, além de conhecer produtos e empresas apresentados na feira que começa no segundo dia do evento.

Ao total serão 64 apresentações, entre palestras e fóruns, distribuídas ao longo dos seis dias de conferência. De acordo com o site da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert – www.abert.org.br a TV digital terrestre e o seu legado em escala mundial será tema de discussão da IBC, principalmente, no tocante a utilização do espectro.

No primeiro dia haverá nove apresentações. A primeira sessão abordará o tema “Transmissão de banda larga híbrida – Convergência e conveniência para o consumidor”. Entre os participante desta palestra estará o brasileiro Aguinaldo Boquimpani, gerente de produtos de TV digital, da TOTVS. Esta sessão examina os problemas de endereçamento da internet, a sincronização dos elementos de conteúdo de portadores diferentes e a integração de vários terminais fixos e móveis para os novos serviços.

No segundo dia haverá um fórum e o seu tema lança uma pergunta sobre os participantes: “A política do espectro radioelétrico: pode transmitir e o mundo Telecom pode cooperar para o benefício dos cidadãos?”. O terceiro dia tem uma palestra sobre o Rádio digital e o mercado que está se abrindo para ele. O loudness também é discutido neste dia por especialistas do setor de radiodifusão que explicarão como eles têm abordado o problema dentro de suas próprias empresas.

O assunto esportes, focando as Olimpíadas, será debatido em seis painéis durante o quarto dia de conferência. A tecnologia 3D estará em três painéis, onde serão abordados os custos da produção e a forma de trabalhar com formatos de entrega diferentes para telas múltiplas. Para encerrar a jornada, o último dia terá apenas duas apresentações, uma sobre o 3D e os desafios de sua distribuição e a outra sobre o Cinema digital.

No domingo dia 11 de setembro acontecerá a cerimônia de premiação da IBC. São quatro categorias de premiação – Inovação, Melhor Conferência, Melhor Projeto de Exposição e Menção Honrosa Internacional. No Prêmio Inovação serão três os agraciados: melhor criação de conteúdo, gerenciamento de conteúdo e entrega de conteúdo. A cerimônia é livre para todos os visitantes, porém é necessário fazer inscrição, pois as vagas são limitadas.

A organizadora do evento espera receber mais de 48 mil visitantes de 140 países. No pavilhão de exposição estarão presentes mais de 1300 empresas, no evento que acontece entre os dias 08 e 13 de setembro, em Amsterdã, na Holanda. Mais informações pelo site www.ibc.org

Gilmara é editora da Revista da SET. E-mail: [email protected]