Conclusão dos trabalhos realizados em 2011

INSIDE SET

Ainda faltam dois eventos regionais – SET Norte e SET Centro Oeste – e a terceira reunião geral da diretoria, para a SET concluir sua agenda de 2011. Todos estão em ritmo de preparação dos eventos para fechar o ano com balanço positivo.

A convite da presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, diretores, vice-diretores, membros de comitês, conselhos fiscal e de ex-presidentes se reunirão para realizar a último encontro de 2011. Entre os assuntos a serem discutidos estão à avaliação do Congresso SET 2011 e o planejamento das atividades em 2012. Uma tradição na gestão de Liliana, estes encontros são de extrema importância para a SET, pois nestes momentos são feitos: o balanço dos trabalhos realizados entre uma reunião e outra, a elaboração e aprovação dos projetos de cada diretoria da SET. A terceira reunião deste ano acontecerá no dia 29 de outubro, a partir das 09h00 horas, no Hotel Estanplaza Ibirapuera.

Eventos Regionais
O espaço Cultural da Anatel, em Brasília, será palco para o evento SET Centro Oeste que acontecerá entre os dias 18 e 19 de outubro. Com uma carga horária de 16 horas, os participantes poderão assistir ao Seminário de tecnologia de Televisão – que abordará o gerenciamento, produção, transmissão, distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, interatividade, mobilidade – e palestras de tecnologia com demonstrações de casos. Sob a coordenação do diretor regional Centro Oeste, Emerson Weirich, o evento é realizado em parceria com a EBC do Distrito Federal.

A seguir os temas que fazem parte da programação do evento: A diretora executiva da AD Digital, Daniela Souza, falará sobre o conceito tapeless e apresentará os diversos fluxos de sistemas, casos reais implantados no Brasil e o processo de trabalho anterior e posterior à implantação. Para concluir falará sobre as tendências da tecnologia da informação para os próximos anos. O palestrante João Paulo Quérette, da Imagenharia, abordará o tema “Edição 2.0”, mostrando como será o futuro da edição não-linear. Para ele, a edição não-linear ainda segue o modelo das ilhas lineares, com seus conceitos e paradigmas refletidos no modo de trabalhar e na interface dos softwares.

A interiorização para a TV digital no Brasil e gap fillers funcionando com canais adjacentes será abordada por um representante da Linear, que mostrará os desafios de levar a TV digital para o interior e opções para realizar esta cobertura com baixo custo. Sergio Constantino, da Panasonic, falará sobre novas tecnologias. E o palestrante Luiz Tadeu Navarro, da Star One/Embratel, mostrará as aplicações dos satélites em radiodifusão. O tema da Screen do Brasil será “TV Digital – Rumo ao Interior”. O diretor da empresa, Fabrizio Reis, falará sobre os futuros desafios do sistema de transmissão de TV digital.

As tecnologias e desafios para produção serão abordadas pelo palestrante Erick Soares, da Sony. Ele dará uma visão geral das tecnologias hoje disponíveis para o mercado de produção, desde a captação, monitoração, armazenamento até o arquivo. Na palestra “Iluminação Cênica”, Walter Zucchini, da Telem, explicará a importância da iluminação e a crescente tecnologia em softwares e equipamentos de luz.

O compartilhamento e otimização de instalações de RF será tema da palestra de Guillermo Alvarez- Cienfuegos, da Spinner Munique. Ele falará sobre o planejamento de uma estação de transmissão de TV e sobre soluções compartilhadas por vários transmissores. O palestrante Bruno Amo, da Rohde & Schwarz, falará sobre o impacto da eficiência dos transmissores digitais na economia de energia e no meio ambiente. Neste painel serão discutidos as técnicas de cálculo de eficiência dos transmissores digitais e os reais benefícios de uma boa eficiência, resultando em muita economia de energia.

Felipe Andrade e Carlos Moura, da Grass Valley, falarão sobre a evolução dos codecs e das tecnologias tapeless. O convidado Salustiano Fagundes, da HXD, apresentará o tema “Alavacando a audiência com o uso da interatividade em multiplataformas de TVs”. Ele mostrará alguns dos dispositivos que estão sendo utilizados para enriquecer a experiência televisiva. E para finalizar o ciclo de palestras a Harris falará sobre novas tecnologias.

Os eventos das regionais são gratuitos para os associados da SET e têm vagas limitadas. Para mais informações acesse a página: www.set.com.br

Na próxima edição da Revista da SET, você poderá conferir a programação do SET Norte, que acontecerá em novembro, em Manaus, e uma matéria especial sobre a participação da SET na IBC 2011.

 

Gilmara é editora da Revista da SET. E-mail: [email protected]