Compressão de video

A compressão de vídeo JPEG 2000 vem sendo amplamente utilizado nos EUA para transportar alguns dos melhores perfis em programação de esporte. Há uma grande variedade de soluções no fornecimento de imagens de alta qualidade, com baixa latência, facilidades de uso e poder de recuperação. Segundo informou a empresa T-VIPS, o formato de compressão JPEG 2000 proporciona muitas vantagens em relação ao MPEG, com soluções incluindo as melhores qualidades de vídeo 10-bit, flexibilidade, controle e monitoramento remoto. Entre as programações estão inclusos os jogos universitários norte-americanos, o campeonato de futebol britânico e programação escandinavas de hockey no gelo.

TV de tubo resiste
Ninguém poderia esperar, mas as TVs de tubo ganharam sobrevida inesperada, porém bem explicada. Em princípio, elas se beneficiaram pela alta do dólar durante a crise financeira global, que encareceu o preço das TVs de LCD, em quase 25% desde julho de 2009. As previsões dão conta de que em 2010, as vendas entre os dois tipos de aparelhos de televisão devem se igualar. Os TVs de tubo ainda representam algo em torno de 60% das vendas. Os aparelhos de tubo menores, entre 14 e 21 polegadas, atraem a preferência.

TVs de LED no Brasil
A disputa entre um televisor LCD ou de Plasma vai ganhar mais um concorrente de peso. Tratase de uma nova geração de aparelhos bem mais finos, leves, com alta qualidade de imagem e, ainda por cima, mais ecológicas. Sem falar que têm acesso à internet e funções animadas. São as chamadas TVs de LED. Além de sintonizar canais por meio de entradas de vídeo convencionais, dá para acessar vídeos diretamente do YouTube ou mesmo programas em flash na tela do aparelho. Também permite sincronizar o conteúdo multimídia do computador por conexão WiFi. A produção no Brasil começou em maio.

*Roberto é editor da Revista da SET

Revista da SET – ANO XXI – N.111 – DEZ 2009