CARTA AO LEITOR

CARTA AO LEITOR
“A MAIOR CONVERGÊNCIA OCORRERÁ NO TERMINAL DO CIDADÃO”

Ponto de encontro dos profissionais e empresas do mercado de Radiodifusão, o Congresso da SET 2008 teve como principal foco de discussão a implantação da TV digital no Brasil.

Nesta edição, de número 102, da Revista da SET, nossa equipe de jornalismo, apoiada por nossos colaboradores dos setores técnico e acadêmico, traz para o leitor o “as built” do evento.

Iniciando pela abertura do Congresso, que contou com a presença de autoridades do setor –o ministro das Comunicações Hélio Costa, superintendente dos serviços de comunicação de massa da Anatel Ara Apkar Minassian, assessor da Casa Civil André Barbosa, e o presidente da Ancine, Manoel Rangel–, a matéria mostra o sentimento dos dirigentes das entidades sobre o futuro promissor da radiodifusão com a digitalização, marcado pela frase do ministro : “Digitalizar é crescer. Ficar no analógico é desaparecer”.

Foram 37 palestras e workshops distribuídos em cinco salas, com a participação de mais de 1400 profissionais, tratando da convergência de meios e mídias, do futuro do espectro, do direito autoral, do cinema digital, das soluções das emissoras para implantar suas estações de TV Digital com seus resultados e a superação dos obstáculos, dos trabalhos acadêmicos e científicos com a apresentação das pesquisas  e dos trabalhos envolvendo Rádio Digital, cujos temas são apresentados na matéria Um show de Informações. Nossa home page (www.set.com.br) também disponibiliza para os associados  algumas apresentações na íntegra.

A primeira reunião da nova diretoria da SET também aconteceu durante o evento.  Vejam na seção Inside SET as ações que os diretores pretendem realizar para dinamizar as suas áreas de atuação.

A exposição Broadcast & Cable 2008 recebeu cerca de 10.000 visitantes que, motivados pelo mercado promissor da digitalização, puderam ver, analisar e negociar com os expositores que apresentaram a sua linha de equipamentos, desde a produção, a transmissão e a monitoração até a integração de sistemas, além dos muitos fabricantes de conversores e set-top boxes. A matéria Na Broadcast & Cable negócios até com a China mostra lançamentos e novidades apresentados pelas empresas.

Nossa entrevista é com a engenheira Liliana Nakonechnyj, eleita presidente da SET na Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 28/08/2008, durante o Congresso. Liliana nos fala de algumas adaptações do organograma da associação para se adequar à realidade digital, da necessidade de difundir os conhecimentos e das expectativas de sua gestão.

Pela primeira vez a SET realizou seu “tradicional” café da manhã em Amsterdam durante o International Broadcasters Convention, o IBC, que contou com a participação de 40 pessoas, os fundadores do espaço brasileiro no evento. O leitor pode acompanhar os fatos marcantes e a evolução da participação do Brasil no evento na matéria especial sobre o IBC.

Na continuidade do tutorial sobre TV Digital, publicamos o terceiro artigo da série, que trata da “Codificação de Áudio e Vídeo para a TV Digital Brasileira”, descreve as ferramentas de codificação, o modo como são empregadas no sistema brasileiro e porque elas têm papel decisivo na qualidade de som e imagem que chega aos receptores.

 

Boa leitura!
Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]