Carta ao leitor

Entusiasmo, dedicação, profissionalismo etc, etc… Sem exageros, nada disso faltou aos brasileiros que participaram da NAB 2009, refletindo o bom momento pelo qual passa o setor de radiodifusão no Brasil.

No pavilhão de exposições, nos corredores, em todos os locais, (quase) só se ouvia a língua portuguesa, fruto de uma participação expressiva da delegação de nosso país, com 1.300 brasileiros. Se não a maior, certamente uma das maiores no evento.

O reflexo disso pode ser visto na cobertura sobre a NAB 2009 que a Revista da SET traz nesta edição. A começar pelo SET e Trinta, nosso tradicional encontro, no qual 300 profissionais de radiodifusão brasileiros invadiram o Hall Sul do LVCC e surpreenderam até mesmo os seguranças e organizadores da NAB.

Mas isso só foi possível pelo trabalho e empenho da equipe da SET que se dedicou na realização do evento e também pelo apoio de 25 empresas que patrocinaram nosso SET e Trinta.

Nessa cobertura, contamos em especial com o apoio do Alberto Paduan, da Ana Eliza Faria, Dante Conti, Emerson Weirich, Paulo Canno, Ronald Barbosa, Enio Sergio Jacomino, Emerson Márcio Pereira, José Frederico Rehme, Ruth Angelina Martins, especialistas que mostram suas percepções sobre a NAB, dos temas tratados nas conferências aos produtos apresentados na exposição de equipamentos.

Os presidentes da SET, Liliana Nakonechnyj, e da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, fazem um balanço do evento e apontam as tendências tecnológicas e de mercado no setor de radiodifusão.

Na sequência, temos os relatos do Maurício Kakassu sobre a primeira participação do FORUM SBTVD no evento e a divulgação internacional do padrão brasileiro, e do Carlos Henrique Ferreira, sobre a segunda exposição de empresas nacionais, no pavilhão brasileiro, e a oportunidade para ótimos negócios que representa.

Complementando a visão geral da NAB, você vai ler também as impressões de diversos pro- fissionais do setor entre expositores e visitantes, que traduzem com bastante amplitude o que se passou em Las Vegas.

A participação dos profissionais brasileiros como palestrantes em eventos internacionais vem crescendo notadamente, como podemos observar nas conferências dessa NAB. O leitor poderá ver o que dizem nossos palestrantes Edson Moura de Souza, José Dias Vasconcellos de Assis e Ronald Siqueira Barbosa que apresentaram respectivamente como o Brasil está desenvolvendo os projetos de Mobilidade na TV digital, da Estereoscopia 3D e de Rádio digital.

Nosso entrevistado é o diretor industrial da SET e torcedor fanático da Ponte Preta, Dante Conti. Nessa entrevista, ele nos conta sua trajetória profissional do CPQD até a sua empresa, dos esforços que os radiodifusores vem fazendo para a implantação da TV digital e como a SET tem se posicionado no processo, contribuindo no fornecimento de informações para a orientação dos profissionais das emissoras.

Em CBC, apresentamos os desenvolvimentos da Comissão Brasileira de Comunicação, que nessa edição mostra como foram as reuniões em maio do grupo de radiodifusão SG6 da UITUnião Internacional de Telecomunicações e a aprovação das normas brasileiras de TV digital como referências mundiais.

Veja também a cobertura do 25° Congresso da Abert, um dos maiores eventos de radiodifusão no Brasil, que aconteceu em maio de 2009 e que contou também com o 28º Seminário Técnico Nacional de Radiodifusão e a 22ª Exposição Internacional de Equipamentos e Serviços.

Acompanhe no Inside SET as realizações e programações da associação.

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET – ED. 107