Carta ao Leitor

A edição 105 da Revista da SET é dedicada especialmente à TV digital, que completou em dezembro de 2008 um ano de sua estreia no Brasil.

Para comentar e posicionar a você, leitor amigo, sobre como anda essa implantação, nossa reportagem conversou com diversos executivos das cabeças de rede e Anatel, que apontam, na matéria de capa, os principais focos de atenção e a desejada fórmula de sucesso, como a assegurada robustez do sinal e as variações de cobertura em função dos diferentes tipos de topografia e urbanização das cidades, condição que requer um cuidado especial e não simplesmente replicar um modelo bem sucedido em uma determinada localidade.

Na série de reportagens sobre as TVs que estão se digitalizando, que mostra os desafios e resultados da implantação da TV digital pelo Brasil, fomos até o Nordeste, em Aracaju, ver como a TV Atalaia está se preparando para a estréia da TV digital; passamos por Mato Grosso, na TV Centro América, em Cuiabá e TV Morena, em Campo Grande e ainda por Campinas, em São Paulo, na EPTV, primeira emissora de cidade do interior a inaugurar o sistema. Todas as quatro adotaram soluções diferenciadas. Pelo que contam, tudo caminha muito bem!

Para todo este sucesso, um grande grupo de profissionais continua trabalhando com muita dedicação na harmonização dos sistemas, conforme mostramos em “Acordo Brasil-Japão”. A matéria relata a quinta reunião do Grupo de Trabalho Conjunto, o GTC, realizada em dezembro, em Brasília, que gerou a harmonização internacional das normas do ISDB-T.

Nosso entrevistado é o diretor de TV Aberta da SET, Fernando Pelegio, que alerta “Não podemos nos acomodar”. Fala-nos ainda de sua trajetória profissional, e de como caminha o setor frente a digitalização e seus propósitos.

Não deixe de ler a matéria sobre a TV Brasil, projeto do Governo Federal para todo o país, estreou em São Paulo com seu estúdio e transmissão digital no canal 63 e se prepara também para a transmissão em analógico, no canal 62.

Finalizando a série de tutoriais do Fórum SBTVD, apresentamos os três últimos capítulos que versam sobre “Os receptores de TV digital”, sua importância e sua estrutura, “TV Interativa se faz com o Ginga”, mostrando a arquitetura do middleware e as diversas inovações determinantes para sua eficiência, e “Canal de Interatividade”, que apresenta as tecnologias de comunicação, o status da especificação técnica dos protocolos, dispositivos externos e interfaces.

No “Inside SET” você poderá ver e acompanhar os preparativos para a NAB 2009, saber como participar da delegação brasileira, do café “Set e Trinta”, usar dos recursos da sala da SET – o tradicional ponto de encontro dos profissionais – e visitar o Pavilhão Brasileiro. Esperamos você!

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET – ed.105