Carta ao leitor

Depois da TV Digital, agora estamos próximos à transição da radiodifusão sonora para a tecnologia digital. No dia 9 de dezembro a Abert entregou ao Ministério das Comunicações o relatório técnico dos testes realizados sob o seu comando, em 2007 e 2008, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Cordeirópolis. Nossa revista traz na matéria “Rádio Digital”, cobertura deste momento de grande importância para o Rádio Brasileiro.

Rumo à convergência tecnológica, esta edição apresenta como matéria principal uma envolvente abordagem sobre os conceitos e aplicações de Energia e TI Verde, Cloud Computing, Metadados, Mashups, Social Software, Real-World Web, Fabric-Based Servers, Virtualização, Comunicações Unificadas e Múltiplos Núcleos, consideradas por uma renomada empresa americana de consultoria como as 10 tecnologias mais importantes para os próximos anos. Nossa equipe foi a campo para levantar o que são e para que servem cada um desses temas.

Continuando a série de reportagens de matérias sobre a implantação da TV Digital pelo Brasil, fomos ao Sul do país e mostramos como a RBS digitalizou seu sinal em Porto Alegre e Florianópolis.

Nosso entrevistado é o vice-presidente da SET, Olímpio Franco, que conta parte da sua vida de engenheiro de televisão dos tempos de estagiário até a atual posição de consultor da Rede Globo – e também as suas viagens pela América Latina para defender e explicar o SBTVD.

Em continuação à série de tutoriais do Fórum SBTVD, apresentamos o quinto capítulo, que versa sobre as tecnologias aplicadas às ferramentas de controle de cópias, o modo como são empregadas nos receptores e também os motivos pelos quais elas têm papel decisivo no combate à pirataria do conteúdo de alta definição.

Há também uma excelente e diferente abordagem sobre TV Digital, que trata da mobilidade, comparando as diversas tecnologias disponíveis – entre elas o ISDB-T japonês, o próprio Sistema Brasileiro de TV Digital, o DVB-H europeu, o Media FLO americano e o T-DMB, da Coréia do Sul.

O artigo Workflow de Jornalismo e Produção Integrado mostra o papel dos servidores, seu nível de segurança, as facilidades, os desafios, as alternativas tecnológicas, a diversidade de equipamentos e os benefícios.

Do Fórum SBTVD, também temos uma reportagem sobre as especificações do JavaDTV, fruto de um trabalho conjunto de profissionais da Sun e do Fórum.

Acompanhem as realizações da SET na seção Inside SET, em que falamos do primeiro workshop realizado na sede paulista e dos encontros SET Norte e SET Centro-Oeste.

No One SEG, trazemos notas de tecnologias e questões que acontecem no mundo, como o software multipadrão que está sendo desenvolvido no Reino Unido. Falamos também do Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil e do Fórum realizado para discutir a certificação e homologação de produtos, ambas de iniciativa da Anatel. E, ainda, sobre os testes, nos Estados Unidos, para vídeo digital via telefone celular.

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET – ED. 104