Carta ao leitor

A edição 112 da Revista da SET, primeira deste ano, tem inicio com a série de reportagem sobre a implantação da TV Digital no país. Nossos jornalistas conversaram desta vez com as equipes da Rede Vida, TV Aratu, TV Jangadeiro e TV Gazeta do Espírito Santo, que contam alguns detalhes dos seus processos.

Na sequência apresentamos um resumo sobre o primeiro grande evento do ano ligado ao setor de radiodifusão, que aconteceu em Janeiro em Las Vegas , o Consumer Eletronics Show – CES 2010, que reuniu 2.500 empresas representadas por 330 exibidores.

Nosso entrevistado é o diretor de TV por Assinatura da SET, Antonio João, que nos fala do Projeto de Lei 29, que estabelece novas regras de atuação para o setor, entre as quais o fim do limite de 30% de participação de capital estrangeiro em empresas de comunicação. “Vai proporcionar abertura para novos investimentos”, diz Antonio João.

Chegamos à parte final da serie Sistema de TV de Ultra Alta Definição, escrita pelo nosso colaborador e revisor técnico Alberto Paduan, que aborda o tema de transmissão e as experiências que estão sendo realizadas pela NHK em parceria com a RAI, BBC, EBU.

Em seu artigo de Rádio digital, Ronald Siqueira Barbosa, diretor de radio da SET nos fala de tecnologia de transmissão, e apresenta parâmetros do DRM e do HD Radio, que permite “dimensionar as necessidades de largura de faixa para uso em links, exigidas nos diferentes transportes de dados.”

Apresentamos o artigo Pesquisa escrito pelo jornalista e consultor José Carlos Aronchi que apresenta a pesquisa realizada com radiodifusores, durante o Congresso SET de 2009, e traça um perfil de nosso setor com destaque para as principais necessidades das emissoras nesse momento de digitalização de sinal.

Contando com a colaboração do Ricardo Kauffmann, do conselho fiscal da SET, iniciamos uma serie de artigos sobre Sistemas de Iluminação. Nesta primeira parte, Kauffmann aborda a tecnologia Light Emitting Diode (LED), suas aplicações e vantagens expressivas com relação à iluminação incandescente.

No espaço destinado à informações das Comissões Brasileiras de Comunicação – CBCs, Fabrício Oliveira, coordenador do Grupo Relator de Radiocomunicações 6 -GRR6, apresenta o Plano de Trabalho a ser cumprido em 2010, com os principais temas em estudo pela comissão e a participação nas reuniões do Mercosul Citel e SG6 (UIT).

Em One Seg temos uma nota sobre a chamada publica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) para propostas de projetos em tecnologia e soluções para suporte a conteúdos digitais aplicados ao Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), um pequeno resumo das audiências públicas realizadas em janeiro pela EBC sobre o edital para a Rede Nacional de Televisão Pública Digital Terrestre.

No Inside SET o leitor pode se programar para os eventos que a diretoria da SET organizou para 2010 e verificar como acessar a “Revista de Radiodifusão” que traz as palestras promovidas pelo setor acadêmico nos congressos da SET de 2008 e 2009.

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET
  ANO XXI – N.112 – JAN/FEV 2010