Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR

José MunhozA edição 126 da Revista da SET traz em destaque a reportagem sobre a conjuntura da radiodifusão no Brasil e no mundo. O leitor poderá conferir a opinião de especialista que falam sobre interatividade, meio acadêmico, TV digital, rádio e também conferir a mensagem da comunidade FoBTV apresentada pela presidente da SET Liliana Nakonechnyj.

Nosso entrevistado desta edição é o diretor industrial da SET, José Marcos Freire Martins. Ele nos conta sobre o cenário da indústria brasileira e das ações do governo nesse setor. Aponta como as empresas nacionais podem e estão preparadas para atender a demanda oriunda da digitalização da transmissão e a preocupação que o setor tem com o futuro da radiodifusão no Brasil e no mundo.

Nesta edição, no caderno especial “TV Digital de Ponta a Ponta”, o engenheiro Marcos Krisp de Lucena trata do tema sob os aspectos das inovações tecnológicas da TV digital. Ele apresenta as vantagens da digitalização e todo o universo que envolve o processo da digitalização, bem como sua importância.Tom Jones, em seu artigo, fala sobre o advento da segunda tela e de como a tecnologia tem alterado o paradigma do “Telespectador”, trazendo à tona o novo conceito: “O Tele participante”.

As ações da diretoria podem ser conferidas na seção Inside SET. Na matéria sobre a reunião da diretoria, um dos assuntos é a reformulação do site da SET, que agora pode ser traduzido para o inglês e espanhol. Os eventos regionais começaram e o primeiro a ser publicado é o SET Sudeste.

Nós cobrimos, também, o encontro entre Governo, Anatel e radiodifusores de São Paulo organizado pela AESP. O evento serviu para esclarecer dúvidas sobre as novas regras do processo das outorgas bem como o papel do Governo e da Anatel. As jornalistas Kellyanne Alves e Madrilena Feitosa conferiram de perto o Fórum TV Digital realizado em João Pessoa, que popularizou a interatividade e debateu a implementação do Ginga na América do Sul. O engenheiro Paulo Roberto Balduino nos conta os resultados da Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT (CRM 12). Cerca de 3 mil delegados de 165 países e representantes de mais de 100 observadores analisaram mais de 500 propostas sobre quase todos os serviços e aplicações que dependem do espectro radioelétrico.

Ana Eliza no artigo “Alerta de Emergência” fala sobre os fatores que implicam na implantação e operacionalização desse serviço de utilidade pública, que não dependem apenas da criação de um canal de comunicação direta com os cidadãos através da TV digital, mas também de uma estrutura de sensoriamento eficiente e autoridades governamentais responsáveis por sua divulgação ao público. “Sistema de Alerta de Emergência” também é o tema abordado por Ronald Barbosa. Ele nos conta como estão os trabalhos de testes com relação à implantação deste sistema.

Outro assunto muito importante é a “Radiação Ultravioleta – Riscos e Precauções” escrito por Sender Rocha e Manoel Gomes. Eles nos mostram que a exposição à radiação luminosa é inerente ao ambiente de broadcasting e os riscos que podem causar à saúde.

A seção One Seg apresenta diversas notícias do setor, entre elas, informações divulgadas pelo Ministério das Comunicações sobre o Plano Nacional de Outorgas de 2012-2013, a aprovação da Anatel para a regulamentação da nova lei de TV por assinatura, a expansão da banda larga e dos canais digitais em mais nove estados e a ação da Anatel para estender o alcance de telefone para famílias de baixa renda.

O assunto Transmídia começa a ser abordado na Revista da SET e nesta edição teremos o primeiro artigo escrito por Augusto Velazquez de Brito.

Boa Leitura!

 

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial – email: [email protected]