Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR

José MunhozA edição 122 da Revista da SET traz em destaque a cobertura do Congresso SET 2011, com uma reportagem preparada por nossa equipe de jornalismo e artigos especialmente escritos por especialistas do setor de radiodifusão que participaram do evento.

A reportagem tem início com a cerimônia de abertura e os principais tópicos apresentados pelos membros da mesa, que foi composta por Liliana Nakonechnyj , presidente da SET, Pham Nhu Hai representando o Secretário Geral da UIT Hamadoun Toum Tourré, André Barbosa, assessor especial do Ministério da Casa Civil, representando a Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, Genildo Lins de Albuquerque Neto, secretário de serviços de comunicação eletrônica representando o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Emilia Ribeiro, Conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian, superintendente de Comunicação de Massa da Anatel representando o embaixador Ronaldo Mota Sardenberg presidente da Anatel, Olimpio José Franco, vicepresidente da SET, Roberto Franco, presidente do conselho deliberativo do Fórum SBTVD e ISDB-T Internacional, Frederico Nogueira, representando João Carlos Saad, presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Rodrigo Neves, presidente da Associação das Emissoras de São Paulo (AESP), Alexandre Annenberg, superintendente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e Paulo Machado de Carvalho Neto da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Na sequência, a reportagem apresenta um overview do evento abordando a preparação da temática dos painéis que preencheram a grade do congresso , como o tratamento do espectro radioelétrico, o switch off, canalização digital no Brasil, a importância da flexibilização das normas técnicas, automação, interiorização, Rádio, seminário acadêmico , além da nova campanha da TV digital, dos aspectos da Broadcast & Cable e do Prêmio SET 2011.

Nas páginas de entrevista fizemos uma dobradinha com a diretora de eventos Daniela Souza e o diretor de marketing Claudio Younis. Eles fazem um balanço do Congresso SET 2011, das participações dos palestrantes e congressistas, da infraestrutura, do Prêmio SET e falam sobre novos desafios de suas diretorias para os próximos anos.

A sessão de artigos especiais sobre os temas discutidos no congresso tem início com “Os bastidores da transmissão do esporte” preparado por Alberto Deodato Seda Paduan, que também nos conta sobre “As leis e as técnicas que tornam possível a acessibilidade”. Edson Geraldo Benedito nos fala sobre “O sucesso japonês na transição analógico-digital (switch off analógico), Gilvani Moleta discorre sobre cloud computer no artigo intitulado ” Nas Nuvens” e Madrilena Feitosa mostra o portal interativo que a EBC apresentou no SET 2011, no stand do Fórum SBTVD, entrevistando Emerson Weirich, gerente executivo da emissora. “Acessibilidade na TV Aberta” é o tema descrito por Monique Cruvinel Bandeira, MAM como um gerenciador de fluxos de trabalho foi abordado por José Carlos Aronchi e o mercado dos STB’s híbridos por Tom Jones. “Alertas emergenciais para a radiodifusão” é o tema desenvolvido por Flavio Archangelo e João Braz escreve sobre “TVs conectadas. TV digital. Interatividade.”

O caderno especial Produção de Ponta a Ponta, traz o tema “Programa Piloto” de autoria de Nadia Hatori, que apresenta diversos tipos de programas pilotos, destacando a importância de cada tipo na avaliação de idéias e projetos, para se transformar num programa regular.

A reportagem “O futuro do rádio digital no Brasil” apresenta o resumo do seminário sobre Rádio digital realizado pelo Ministério das Comunicações, que contou com a presença de empresários da radiodifusão, acadêmicos, representantes do governo federal e de empresas de tecnologias.

No artigo “Ruído e interferência: flagelos para o rádio”, Ronald Barbosa descreve sobre as fontes de ruídos e interferências, que vão de estações clandestinas até as que operam fora das características técnicas e que existem soluções possíveis com a adoção de regras básicas.

Com a alteração de regulamentação para as TVs Educativas e em vista do processo de implantação da TV digital, a Amirt e a rede Minas promoveram um evento especial para este segmento, que contou com a presença do Ministério das Comunicações e Anatel, vejam o resumo na reportagem “O avanço das TVs Educativas em Minas Gerais”. Outros dois eventos que aconteceram neste período também foram relatados por nossa equipe: “Cenário geral de telecomunicações – Brasil e UIT” realizado pela a Anatel abordando principalmente aspectos de banda larga e o congresso da ABTA com a aprovação do PLC 116.

No Inside SET, o leitor se atualiza com a programação dos próximos eventos regionais do calendário de 2011, o SET Centro – Oeste , o SET Norte e a próxima reunião da diretoria SET, que será realizada em São Paulo. Confira na página da SET: www.set.com.br

Boa Leitura!

Valderez de Almeida Donzelli – Diretora editorial – email: [email protected]