Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR

José MunhozA edição 121 da Revista da SET inicia com a reportagem “Nova comunicação visual faz menção à tecnologia 3D” preparada pela nossa equipe de jornalismo, que aborda preparativos e novidades que a diretoria da SET estruturou para o Congresso SET 2011, que acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto no Centro de Exposição Imigrantes. Nessa reportagem o leitor poderá conhecer a comunicação visual criada para o evento, o desenvolvimento da grade de painéis, palestras e tutoriais, a preparação do Seminário Acadêmico, o Prêmio SET e a exposição de equipamentos na feira Broadcast & Cable.

Nossa segunda reportagem é sobre as diretorias regionais da SET. Sob o tema “A importância dos trabalhos nas Regionais”, nossos diretores das regionais Fernando Ferreira –Sul -, Geraldo Mello – Sudeste , Emerson Weirich – Centro Oeste -, Luiz Carlos Gurgel – Nordeste – e Nivelle Daou – Norte, nos contam sobre as peculiaridades de setor e mercado de radiodifusão e dos eventos SET Regionais.

Nosso entrevistado é o diretor internacional da SET Herbet Fiuza, que foi incumbido da difícil missão de criar um comitê com profissionais integrando diversos países. Em sua entrevista ele nos fala de sua carreira no Brasil e no exterior, da formação do Comitê Internacional e das perspectivas das atividades da diretoria sob o seu comando.

O caderno especial Produção de Ponta a Ponta traz a terceira parte que conclui o tema “Produção e pós produção de vídeo”, de autoria do Alberto Deodato Paduan, que discorre sobre switchers e os equipamentos de monitoração do sinal de vídeo.

Atendendo à sugestão de pauta do Fórum SBTVD, nossa editora Gilmara conversou com o André Barbosa da casa civil e com a Ana Eliza coordenadora do módulo técnico do Fórum e vice-diretora editorial da SET, para elaborar a reportagem sobre Infraestrutura Crítica com o tema “Proposta para o sistema de alerta contra desastres naturais é discutida pelo Fórum SBTVD”. Continuando a cobertura do evento NAB 2011, Emerson Weirich apresenta o tema “Ferramentas para engenharia de televisão na NAB 2011”, onde discorre sobre as oportunidades de Cloud Computing , TV Conectadas e outras ferramentas IP para a radiodifusão. José Leme Walther Neto aborda o tema “NAB 2011 3D – Qual caminho seguir?” mostrando a complexidade para as produtoras de conteúdo frente as inúmeras opções de produtos e tendências.

No artigo “Rádio Digital – Novidades com a publicação do aviso de chamamento público”, Ronald Barbosa descreve o panorama atual dos estudos para implantação do rádio digital no Brasil e perspectivas para o usos das frequências dos canais 5 e 6 para estender a faixa de FM possibilitando a alocação dos atuais serviços de onda média.

Em CBC, Thiago Aguiar nos fala sobre os resultados das reuniões que ocorreram em maio relativas à participação e defesa de posições pela delegação brasileira nos assuntos de radiodifusão tratados no Mercosul, na CITEL, e na União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

No tutorial “Melhores práticas: DVB-S2 tutorial e estudo de caso”, Tom Jones Moreira explica o desenvolvimento da tecnologia de transmissão por satélite DVB-S2 e as influências de cada parâmetro do sistema no cálculo do nível de recepção.

Na sequência apresentamos as eleições que ocorreram na AESP sob a atual presidência de Rodrigo Neves que nos fala da representatividade da SET, da importância da soma dos valores de cada entidade e da informatização dos processos na Anatel e no Ministérios das Comunicações.

Em IBC 2011 o leitor poderá ver um resumo da programação do evento que contará com a participação do Aguinaldo Boquimpani, na palestra ” Transmissão de banda larga híbrida – Convergência e conveniência para o consumidor”.

Em Inside SET apresentamos os temas tratados na reunião da diretoria da SET que aconteceu em maio de 2011 e a entrada da SET no Twiter e Facebook.

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli – Diretora editorial – email: [email protected]