CARTA AO LEITOR

CARTA AO LEITOR

José MunhozIniciamos nossa edição 120 com a entrevista do Roberto Franco, membro do conselho de ex-presidentes da SET , presidente dos Fóruns Nacional SBTVD e Internacional ISDB-T, que nos fala do envolvimento e importância da SET em todo o processo da TV digital no Brasil. Roberto enfatiza os trabalhos conjuntos entre associação e Fórum, o esforço para atingir a cobertura nacional dentro dos prazos planejados e a importância dos eventos esportivos. Mostra como missão da entidade, manter um ambiente colaborativo para promover e disseminar conhecimentos. Finalizando, aponta o Brasil como um país “de ponta” em promover novas tecnologias decorrentes de sua participação em “todos os fóruns de discussão em âmbito mundial”.

Na sequência, apresentamos a cobertura da NAB 2011, evento que aconteceu no mês de abril em Las Vegas, considerado internacionalmente um dos maiores do setor de radiodifusão, onde nossa primeira reportagem mostra a opinião de diversos profissionais entrevistados por nossa equipe.

A segunda reportagem é sobre nosso encontro SET e Trinta com a participação de 320 profissionais do setor. A organização foi minuciosamente detalhada pelas diretorias e muito bem administrada e executada pela secretaria executiva da SET representada por Anna Lucia com o apoio do Daniel Calleia, que, a partir desta edição assume a prospecção de busca de patrocinadores para a nossa revista. Ainda neste ano sob responsabilidade do Alberto Deodato Paduan, tivemos um up grade do Day by Day com a publicação de seis edições, disponibilizados no site nas versões português/inglês e distribuídos para o mailing list da SET. A terceira parte trata do Pavilhão Brasil comandado pelo SINDVEL, em parceria com a Apex, apoio da SET e do Fórum SBTVD.

Apresentamos a seguir os artigos especialmente escritos por especialistas do setor de radiodifusão, sobre a NAB 2011.

Começamos com as reflexões da Ana Eliza que destaca em seu artigo: “a palavra de ordem era a integração”. Danillo Ono faz um resumo de sua palestra no congresso intitulada “Recepção de sinais HDTV em ambientes móveis, utilizando diversidade de antenas”. O Enio Jacomino fala sobre o novo conceito “broadercaster” alinhado ao tema Over The Top (OTT) e o Ivan Miranda mostra como os segmentos de mercado estão avaliando a questão: TV Conectada – oportunidade ou ameaça.

O Paulo Canno apresenta um overview sobre temas como: leilão de espectro, tecnologia Oled, telejornalismo ao vivo pelas redes telefônicas, entre outros. O José Antonio fala sobre a influência da crise do Japão na NAB e o Gilvani Moletta mostra conceitos, evolução da telepresença e suas aplicações. O João Braz conta sobre a criatividade do cinema 3D e o Ronald Barbosa, aborda o tema “Rádio – Olhando para o futuro”.

No caderno especial “Produção de Ponta a Ponta” tem a publicação da parte 2 do artigo “Produção e Pós Produção de Vídeo”, de autoria do Alberto Deodato Paduan, que discorre sobre dispositivos de monitoração de câmeras, teleprompter, suportes e outros acessórios.

Em CBC o destaque é para a ação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em promover a participação de instituições acadêmicas em seus grupos de trabalho.

Marcelo Amoedo apresenta em seu artigo TV digital – desafios de interiorização e regionalização, diversas alternativas que estão sendo analisadas pelas emissoras e industria.

Fazemos uma especial homenagem ao Prof. Fujio Yamada, que em muito colaborou com o setor de radiodifusão por meio dos seus ensinamentos, dedicação e conhecimento.

Finalizamos a edição com a chamada para o Congresso SET 2011, que será realizado de 22 a 25 de agosto no centro de exposição imigrantes. Confiram!

 

Boa Leitura.

 

Valderez de Almeida Donzelli Diretora editorial – email: [email protected]