CARTA AO LEITOR

CARTA AO LEITOR

José MunhozA primeira edição da Revista SET de 2011 começa em ritmo de festa. A primeira comemoração é do enquadramento da revista na Lei Rouanet. A segunda é o encontro dos diretores para discutir a participação da SET no NABShow 2011. Como acontece há muitos anos, nesta época, começam os preparativos e especulações para o grande espetáculo de tecnologia dos setores de radiodifusão e de telecomunicações, o NABShow. E é normal que os preparativos provoquem euforia, pois se trata do maior e do mais esperado evento de tecnologia do mundo, onde tudo tem que dar certo.

A primeira edição do evento aconteceu há 80 anos e, desde então, sempre foi palco para os lançamentos das inovações tecnológicas de cada época. O Brasil faz parte deste show por meio da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e do Projeto Eletroeletrônicos. Há 20 anos a SET realiza o encontro SET e Trinta, que a cada ano tem superado seu público e suas expectativas. A diretoria da SET se reuniu no dia 26 de fevereiro para tratar dos detalhes do evento e sobre os temas que deveriam nortear as palestras do SET e Trinta no NABShow 2011. O Pavilhão Brasil destinado ao Projeto Eletroeletrônicos do Sindvel em parceria com a Apex também já é uma tradição na feira. Nesta edição você poderá ver como ficará o espaço que abrigará as empresas brasileiras.

Nas páginas de entrevista, a diretora editorial da SET, Valderez de Almeida Donzelli, conta como foi e quão importante é a conquista da Lei Rouanet para a Revista da SET. O sonho se tornou realidade e todo o trabalho foi compensado com a aprovação. Agora, é correr atrás e fazer com que a revista cresça ainda mais e se consolide como um ponto de referência editorial para os setores da radiodifusão e das telecomunicações.

No artigo “Radiocomunicação Cognitiva”, o diretor do segmento de rádio da SET, Ronald Siqueira, fala sobre o conceito de sistema de radiocomunicação cognitiva utilizado para aperfeiçoar o uso do espectro eletromagnético. Ele aborda a importância dessa inovação tecnológica, que entre outras coisas permite o controle da potência de transmissão e tem a capacidade de gerenciar dinamicamente o espectro.

Dando continuidade a série Produção de Ponta a Ponta, o supervisor de projetos da TV Cultura de São Paulo, Alberto Paduan, em seu artigo, descreve cuidadosamente o passo a passo da Produção e pós produção de vídeo, começando pela fase da produção, que envolve desde operadores de câmeras e de cabo, cenógrafo, diretores, editores, figurinista e muitos outros profissionais. Para poder detalhar todo o processo o artigo foi dividido em três partes.

O balanço e a perspectiva positiva da implantação do sistema de TV digital no Brasil são o tema do artigo, “O momento da regionalização”, do diretor comercial da Screen Service, Julio Prado. Para ele o cenário é amplamente favorável.

No artigo “Radiodifusão como infraestrutura crítica” assinado por Flávio Archangelo e Gilberto Studart, é descrito a importância do setor de radiodifusão numa catástrofe e do Plano Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas.

Na sessão CBC assinada por Thiago Aguiar Soares, especialista em regulação da Anatel, o leitor pode acompanhar as atividades do Grupo Relator de Radiocomunicações 6 (GRR 6), que já estão em andamento e têm como objetivo dar continuidade aos trabalhos realizados em 2010 e otimizar a participação do Brasil nos diversos foros internacionais.

O Inside SET destaca a participação de Ronald Siqueira na cerimônia de posse do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o Workshop de Loudness no Espaço SET – São Paulo.

Excepcionalmente nesta edição a Carta ao Leitor não foi escrita pela diretora editorial da SET, Valderez de Almeida Donzelli. Mas nas próximas edições o espaço volta a ser assinado por ela.

 

Boa Leitura.