Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR

A edição 118, nossa ultima edição de 2010, traz para o leitor uma reportagem especial realizada pela nossa equipe de jornalismo com os diretores da SET, Nelson Faria – conteúdo, Antonio João Filho – novas mídias, José Marcos – industrial, David Brito – interatividade , Olimpio Franco – vice presidente, que fazem uma analise de 2010 e nos contam suas perspectivas para 2011, apontando também para os próximos grandes eventos que serão sediados no Brasil , Copa do mundo de futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016. A reportagem traz também as ações do governo no setor.

Na sequencia apresentamos um artigo escrito por pesquisadores da universidade de federal do Mato Grosso, que mostra os cuidados com a rede de energia elétrica em busca de qualidade e confiabilidade para as estações de FM, indicando critérios de analise de distorções, medidas corretivas que garantam o bom funcionamento dos equipamentos e evitem riscos para os usuários.

Com a convergência sempre em pauta nos nossos debates, apresentemos o artigo “TI X TV quem ganha?” Especialmente escrito pelo nosso colega Marcelo Hideichi Kavamoto, que nos aponta como esta fusão “informática eletrônica” acontece continuamente com muitas vantagens e incrementos de tecnologia no meio broadcasting.

Loudness é um assunto que vem sendo tratado com muito cuidado por todos as entidades nacionais e internacionais. O Luiz Fausto Brito e o Alexandre Sano nos mostram em seu artigo os problemas causados pela variação de áudio nos diversos programas e diversas emissoras, as padronizações internacionais e trabalho desenvolvido pelo grupo de estudo da SET.

O caderno especial “Produção de Ponta a Ponta” publica a parte 2 do tema “Produção e Pós Produção Áudio”, escrito pelo Alexandre Dias Gomes Tauhata e pelo Antonio Celso Mazzarelli, que descreve sobre o sistema de comunicação, a normalização, o projeto executivo, monitoração e sincronismo.

O diretor de rádio da SET, Ronald Barbosa, em seu artigo sobre Radio Digital, apresenta o tema “O Serviço, a navegação e a audencia”, falando da integração entre o usuário e o radio, a TV a internet e mostra diversos modelos de existentes e em uso de radio.

A entrevistada desta edição é a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, que nos fala das metas alcançadas no primeiro biênio de sua gestão e aponta os novos desafios para os próximos anos como a criação da diretoria internacional, para promover eficiente integração com os profissionais de outros países e estabelecer parcerias com entidades internacionais para colaboração técnica e disseminação de conhecimento .

Na seeção CBC, o Roberto Mitsuake Hirayama, da Anatel, conta os resultados das reuniões da UIT nos setores de normalização ( UIT-T) e de radiocomunicações (UIT-R), o middleware do Sistema Brasileira de Televisão Digital (SBTVD), o Ginga – (Ginga-J e Ginga-NCL) – que passaram a constar de normas internacionais da UIT.

A jornalista Madrilena Feitosa, preparou uma cobertura especial sobre interatividade apresentado no congresso da SET2010 e na exposição de equipamentos Broadcast&Cable, mostrando as aplicações frente ao perfil do consumidor.

Finalizando esta edição, temos o Inside SET, que trás um resumo da primeira reunião da diretoria da SET eleita para o biênio 2010/2012, suas metas e desafios e os dois últimos eventos regionais da SET em 2010, o SET Centro Oeste, relatado pelo diretor da SET Emerson Weirich e o SET Norte, relatado pelo Thiago Leite, através de uma entrevista exclusiva com o o diretor SET Norte Nivelle Daou.

Como preparação para NAB 2011, apresentamos a o pacote de viagem que a SET integra, confira!

Boa Leitura.

 

Valderez de Almeida Donzelli Diretora editorial – email: [email protected]