Carta ao Leitor

CARTA AO LEITOR

Começamos a edição 116 da Revista da SET com uma reportagem sobre as expectativas para o Congresso da SET em 2010 que neste ano apresenta duas novidades para os profissionais do setor, o Prêmio SET e o Concurso de Inovação. Confiram todos estes detalhes e os preparativos para o Congresso e para a Broadcast & Cable na leitura da reportagem.

Na sequência, o Alberto Paduan nos fala sobre a tecnologia empregada na Copa do Mundo, como a bola com a utilização de RFID para auxiliar os juízes em suas decisões. No artigo podemos ver também como foi a instalação do International Broadcast Center ( IBC), as transmissões em 3D e o delay de áudio nas transmissões digitais.

Iniciamos um tutorial sobre Fibra Ótica nas instalações de TV, traduzido e adaptado pelo Enio Jacobino. Nesta primeira parte tratamos a distribuição do sinal, a tecnologia empregada na fibra, a largura de banda, os tipos de cabos e conectores.

O Diretor de Rádio da SET, Ronald Barbosa, nos traz uma reflexão sobre a importância do Rádio AM nos dias atuais.

Em “Notícias da CBC – Agosto 2010” o Fabrício conta sobre as candidaturas do Brasil nos postos chaves na União Internacional de Telecomunicações (UIT) e sobre as eleições que acontecerão na Conferência Plenipotenciária em outubro, com duas candidaturas importantes que são a reeleição para o Conselho da UIT e a Direção do Bureau de Radiocomunicação – UIT-R. No mesmo artigo podemos acompanhar também a reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) que acontecerá no final do mês de agosto e início de setembro na cidade de Fortaleza, onde serão tratados temas para a preparação para Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2012.

A utilização Power Line Communications (PLC) para ofertar banda larga é um tema que vem sendo amplamente discutido, porém existem diversos aspectos técnicos que devem ser criteriosamente analisados para garantir o bom uso desta ferramenta de modo a garantir a compatibilidade dos serviços. O especialista neste assunto , Flavio Archangelo apresenta estes aspectos e os resultados de alguns testes realizados em diversos países.

Uma solução para as transmissões de TV Digital é o artigo escrito por Tom Jones, que descreve uma solução para o fluxo do Broadcast Transport Stream (BTS).

O tema do caderno especial “Produção de Ponta a Ponta” é Iluminação de Cenários, apresentado pelo iluminador da TV Cultura, Sérgio Almeida Lopes, que mostra as etapas que devem ser discutidas e ensaiadas para garantir o sucesso do programa.

Em “One Seg” publicamos a contribuição da SET para a consulta pública de número 28 realizada pela Anatel , que trata do compartilhamento de frequência da faixa de UHF com outros serviços móveis, uma grande ameaça para o sucesso da TV Digital no Brasil. Finalizando, nesta edição o leitor pode acompanhar em “Inside SET” o que aconteceu no evento SET Nordeste 2010, que contou com o apoio de Paoli, diretor Regional Nordeste, e de Luiz Gurgel que disponibilizou a estrutura da TV Jornal de Recife para atender o evento.

Boa Leitura.

 

Valderez de Almeida Donzelli Diretora editorial – email: [email protected]

Revista da SET – ANO XXI – N.116 – AGO 2010