Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR
 ANO XXI – N.114 – MAI/JUN 2010
Na edição 114 da Revista da SET trazemos para o leitor a cobertura da NAB 2010 que aconteceu durante o mês de abril em Las Vegas, reunindo os maiores especialistas do setor internacional de radiodifusão. Optamos por dividir a cobertura em duas partes: a desta edição que apresenta a temática da televisão e a outra para a edição 115, na qual será abordado o Rádio.
Durante todo o período pudemos ver o entusiasmo dos visitantes da NAB 2010 diante do desfile de tecnologias, produtos e temas apresentados no congresso e na exibição de equipamentos.
Como nos anos anteriores, a participação dos brasileiros também foi marcante em 2010, com o número aproximado de 1400 profissionais do setor. A SET, em especial, recebeu congratulações da vice-presidente de operações da NAB por ter, neste ano, registrado o maior número de inscrições do que qualquer outro líder de delegação em todo o mundo.
No nosso tradicional café da manhã, o SET e Trinta, foram 350 o número de profissionais participantes, com platéia atenta às palestras de excelente nível e conteúdo. No primeiro dia do evento, o Adilson Pontes Malta, fundador e primeiro presidente da SET, prestou uma homenagem póstuma, especial ao ex-presidente da SONY, o Engº. Masahiko Morizono, que foi grande entusiasta e incentivador da associação. A sala da SET proporcionando aos participantes do Brasil acesso a internet, local de reunião, se consolida ano a ano como um excelente ponto de encontro. Toda a infraestrutura é viabilizada pelo empenho da equipe da SET e o apoio dos nossos patrocinadores.
O Pavilhão brasileiro, muito bem localizado, sob o comando do Sindvel, reuniu cinco empresas e reafirma a consolidação do Brasil como um dos melhores provedores de tecnologia digital, como nos conta o Carlos Henrique, em sua avaliação da NAB. O Mauricio Kakassu que coordenou o estande do Fórum SBTVD, dentro do pavilhão brasileiro, nos fala da demanda dos profissionais latino-americanos em busca de melhor conhecimento do padrão ISDB-TB e da sua consolidação de liderança do cenário mundial.
Para realizar a cobertura da NAB 2010, contamos exclusivamente com a competente colaboração de nossos colegas e especialistas em televisão, que nos apresentam suas visões do evento ou detalham alguns temas, como o leitor pode verificar nesta edição. A diretoria editorial em nome da SET agradece ao Alberto Paduan, a Ana Eliza Faria, ao Emerson Weirich, ao Marcio Pereira, ao Paulo Canno, ao Enio Sergio Jacomino, ao José Frederico Rheme, ao Emerson Pereira, ao Haroldo de Paula, ao Luis Antonio Pereira, ao Marlon Massaneiro e ao João Braz.
A nossa atual presidente, Liliana Nakonechnyj e os ex-presidentes da SET, Roberto Franco, Adilson Pontes Malta e Olimpio José Franco, enriquecem nosso conteúdo com seus apontamentos e opiniões a respeito do evento.
No mês de abril, aconteceu a reunião semestral do grupo de radiodifusão da União Internacional de Telecomunicações – UIT, em Genebra. O Fabrício Corrêa de Araújo Oliveira, coordenador do grupo no Brasil, nos mostra, na seção CBC, como a coordenação do evento fez para contornar os problemas de acesso ao país ocasionado pela erupção do vulcão na Islândia, tendo em vista a necessidade e urgência de discussão de diversos temas, inclusive preparatório para aproxima Conferência Mundial de Radiocomunicação – CMR – em 2012.
O Egon Cervieri Guterres e Thiago Aguiar Soares, especialistas em regulamentação da Anatel, apresentam, em Radio FM e AM, um estudo sobre o a possibilidade de utilização dos canais cinco e seis da televisão para as emissoras de OM, visto que a faixa de VHF destinada aos canais “baixos” de televisão deverá ficar desocupada em julho de 2016, quando terminar a fase simulcast da migração para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
O Francisco Sergio Husni Ribeiro, membro do nosso comitê editorial mostra na seção “One SEG” detalhes da norma 01/2010 do Ministério das Comunicações sobre a execução dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e retransmissoras de TV utilizando tecnologia digital.
Em Inside SET, levamos ao leitor os acontecimentos do primeiro evento regional de 2010, o SET Regional Sudeste realizado em Belo Horizonte (MG), que apresenta uma reformulação de estilo.
Excepcionalmente nesta edição, algumas seções fixas como Rádio Digital, assinada pelo colaborador Ronald Barbosa, Produção de Ponta a Ponta e a página de Entrevistas não estão publicadas, e retornam na edição 115.
Boa Leitura!

Valderez de Almeida Donzelli Diretora editorial – email: [email protected]