Carta ao leitor

Iniciamos esta edição falando das expectativas de um dos maiores eventos internacionais do setor de radiodifusão, a NAB 2010, que conta sempre com uma grande participação de brasileiros. Este ano a secretaria da SET recebeu, em 12 de março, um e-mail da vice-presidente de operações da NAB, Margareth Cassily, parabenizando a SET, pois já tínhamos o maior número de registros do que qualquer outro líder de delegação de todos os outros países. O Pavilhão Brasil estará com um espaço no evento, com 13 empresas expositoras estavam confirmadas, até o fechamento desta edição.

Na nossa serie de reportagem sobre a implantação da TV digital no Brasil, nossos jornalistas conversaram com os profissionais da TV Coroados e TV Tarobá, de Londrina; da TV Iguaçu, de Curitiba; e da TV Mirante, do Maranhão, que nos falam do planejamento, treinamento, instalação e operação de seus sistemas de transmissão digital.
O entrevistado desta edição é o José Marcelo Amaral, nosso diretor de TI/Internet e diretor de Tecnologia da Rede Record, que nos conta como preservar as características importantes de uma TV convencional agregando valor ao conteúdo e utilizando a Internet como um importante meio complementar.

Como contribuição do grupo de estudos da SET, que trata dos problemas dos multiplexadores , o coordenador do Grupo, Carlos Fini, apresenta um valioso artigo escrito pelos eng. Carolina Duca Novaes e Danillo Ono, que analisa os principais erros cometidos durante a configuração do multiplexador para o Sistema Brasileiro de TV digital, que não transmite somente áudio e vídeo, mas múltiplos conteúdos simultâneos no canal de 6 MHz.

Na seção CBC o eng. Fa-brício Oliveira, líder do grupo GRR6 da CBC2_Ana-tel, detalha participação brasileira nas  Comissões de Estudo União Internacional de Telecomunicação UIT-R e apresenta uma relação das principais recomendações de interesse do setor de radiodifusão.

Nesta edição, retomamos o tema sobre Produção com o lançamento do tutorial “Produção de Ponta a Ponta”, que conta com um roteiro que abrange todos os passos da produção de TV, o qual foi especialmente elaborado pelo Alberto Paduan. Iniciamos com “O Programa de Televisão”, escrito pela professora e radialista Nádia Hatori, que nos fala das etapas que envolvem o planejamento de um programa de TV e integração das áreas artísticas e técnicas.

Ricardo Fonseca de Kauffmann, na segunda parte de seu artigo sobre sistemas de iluminação, mostra as vantagens do uso da tecnologia LED de iluminação na produção de vídeo e como ela está presente agora no jornalismo, vídeos sociais e produções e entretenimento e teledramaturgia.

Na secção “ Radio Digital” nosso diretor de Rádio Ronald Siqueira Barbosa fala recomendação ITU-R BS 1114-6 para os sistemas de rádio digital, e nos mostra características e comparações entre os sistemas e entre o HD Radio e DRM+.

Em One Seg, apresentamos na íntegra da portaria nº 3, de 13 de janeiro de 2010 que determina que, no prazo de 90 dias a partir de sua publicação, as empresas de radiodifusão atualizem o cadastro do responsável técnico conforme portaria do Ministério das Comunicações nº 160 de 1987.

Finalizando, no Inside SET, o leitor poderá acompanhar as ultimas realizações da SET, os preparativos do SET e Trinta e um overview do caminho da SET nos seus 22 anos completados no mês de março.

Boa Leitura

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET
 ANO XXI – N.113 – MAR/ABR 2010