Broadcast & Cable

A crise econômica mundial passa ao largo da Broadcast & Cable. Ao menos é o que se constata quando a maioria dos expositores da edição anterior confirma presença para a edição 2009 e que, além disso, ela contará com no mínimo 24 novos participantes, confirmados até o fechamento desta edição da Revista da SET. As projeções dão conta de que serão mais de 120 expositores, 18 dos quais internacionais. “Nossa expectativa é receber 10 mil visitantes nos quatro dias de evento”, projeta José Carlos Mascarenhas, diretor da Certame

A Broadcast & Cable vai para sua 18ª edição, entre os dias 26 a 28 de agosto, sempre das 12h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. “A Broadcast & Cable tem despertado grande interesse de empresas de fora. Estão enxergando o nosso país de uma maneira diferente e apostando nele”, comemora Mascarenhas. Certamente, é reflexo do processo de implantação da TV digital no Brasil.

A feira deu um salto importante no ano passado quando registrou a participação de 140 expositores e recebeu pouco mais de 10 visitantes. Este ano, 400 marcas atuantes no setor estarão representadas pelos expositores, como Brasvideo, Linear, Sony, Panasonic, Grass Valey, Videodata, Trans- Tel, Harris, entre outras.

Muitas novidades
Para essa edição, em seu estande de 400 metros quadrados, a Sony Brasil trará novidades recém-lançadas na NAB, como o Switcher multiformato BRS-200, que pode ser usado tanto na definição padrão quanto em HD, ideal para produções ao vivo, conferências, seminários e concertos. A empresa também apresentará as câmeras profissionais HSC-300 e a HXC-100, de alta definição para uso em estúdio, que usam a tecnologia de transmissão digital triax da Sony. A empresa expande sua linha de switchers de produção MVS com o novo MVS-6000, que herdou recursos do MVS-8000G em um design pequeno e eficiente.

A Grass Valley, por sua vez, celebrará na feira seu 50º aniversário apresentando uma série de novos produtos. Alguns deles são o controlador de replay Grass Valley K2 Dyno™, que acoplado ao novo servidor de produção K2 Summit™ são projetados para capturar eventos ao vivo em resoluções HD (High Definition) de alta nitidez e reproduzi-las instantaneamente em qualidades mais baixas para análise crítica. Também novidade será o a nova versão do software Grass Valley Ignite (v5.3) para produções de múltiplas câmeras com único operador. O sistema HD Ignite será exibido em conjunto com o sistema de readaptação (Re-purposing) e de multi-distribuição (Multi-distribution) de conteúdo Grass Valley MediaFUSE®.

Demanda por HDTV
A Videodata participa da Broadcast & Cable desde 1994, apenas três meses após sua fundação. Segundo Rosalvo Carvalho, diretor presidente da empresa, a feira tem ficado cada vez mais profissional, como também se tornou um centro de decisão técnica do que o Brasil vem adotando ao longo dos anos. “Na Broadcast & Cable e no Congresso da SET, os grupos de engenharia avaliam e trocam informações com o intuito prático, e em um ambiente onde todos compartilham de necessidades técnicas similares para modelos de negócios voltados para o mesmo mercado brasileiro”. Neste ano, a Videodata está levando para o evento duas inovações tecnológicas apresentadas na NAB, a solução de interatividade “touch screen” para vídeos, da ORAD, e a tecnologia 3D TV e 3D Cinema, International Datacasting, entre outros produtos. “A nossa expectativa de negócios será voltado para a demanda de produtos HDTV, com grande destaque para microondas, produtos de fibra óptica e gráficos em HDTV”.

Com uma linha de produtos de captação de externa e estúdio, switchers, monitores, sistemas de câmera remota, projetores de médio e grande porte, a Panasonic participa pela nona vez da Broadcast & Cable. “Os resultados são extremamente positivos, pois conseguimos consolidar os produtos da Panasonic no mercado nacional”, diz o porta-voz da empresa, Sergio Constantino. A empresa vai lançar durante o evento três novas câmeras (AJ-HPX3700, AG-HPX300, AW-HE870), um sistema para transmissão de estúdio (Camera System), um novo switcher (AV-HS450), dois novos monitores (BTLH1710, BT-LH2550), dois novos leitores de cartão (AG-HPG20, AJ-PCD35) e um projetor full HD de 6.000 lumens (PTDZ6710). “São equipamentos que oferecem excelente relação/custo benefício”, garante Constantino.

Sistemas de Áudio
A harris apresenta o processamento de áudio MultiMerge e Loudness Control. No seu estande, a empresa demonstrará um sistema simulado, com fontes de sinais variando entre 2.0 e 5.1, com diferentes níveis e tipos de áudio. Junto ao sistema de Master Control, a Harris também mostrará a função de Fast-switching do seu up-converter XHD-3903, entre outras tantas novidades, como os codificadores MPEG-4 HD/ SD e 1-Seg, bem como os multiplexadores para o ISDB-TB.

Com portfólio de produtos que contemplam soluções em antenas de TV analógica e digital, FM e Microondas; soluções em posicionadores Pan & Tilt; acessórios e componentes de RF; mastros telescópicos e unidades móveis, a Trans-Tel completou 10 anos de participação na Broadcast & Cable. A empresa vai apresentar soluções de antenas para TV digital multicanal e em polarização linear e elíptica, produtos fabricados no Brasil sob licença da Dielectric Communications (EUA). A Trans-Tel® está a 40 anos no mercado brasileiro. “Por atrair um grande público composto por profissionais qualificados, a ocasião é favorável ao desenvolvimento de grandes negócios”, informa a empresa.

Certificada pelo padrão de qualidade ISO- 9001/2000, a Ideal Antenas participa da feira oferecendo sua linha de produtos que atualmente tem mais de 50 modelos de antenas, de transmissão em FM, de emissoras de TV, provedores de internet e enlaces de radiofreqüência nos modelos colineares, Yagis e parabólicas sólidas e vazadas. “No ano passado, inovamos o segmento de radiodifusão implantando o primeiro Sistema Irradiante na América Latina a operar com polarização circular/elíptica”, lembra Marcelo Zamot, engenheiro de telecomunicações da empresa. “Nossa perspectiva é o aumento de 10% do mercado e atingir pelo menos mais 350 empresas em um período de 12 meses”.

Multiplexação
Em sua terceira participação na feira, a EITV estará apresentando inovações no equipamento EITV Playout Professional nas funções de geração de EPG, Closed Caption, Interatividade (Ginga) e OAD. Além disso, vai lançar o EITV Replay, que é voltado para multiplexação e remultiplexação de sinal em retransmissoras de TV digital. “Teremos no estande um ambiente de demonstração para apresentação de todas as funcionalidades dos equipamentos EITV Playout Professional e EITV Replay”, conta o diretor comercial da empresa, Rodrigo Cascão Araújo.

No segmento de baterias e luminárias de LED, a Energia aproveita a Broadcast & Cable para realizar a demonstração de seus produtos, segundo informa o porta-voz da empresa, Alexandre Sá Freire. Alguns produtos a serem apresentados são bateria Universal que alimenta qualquer câmera; luminária bicolor, que varia continuamente de 3200 K a 5600 K; primeiro Sungun do mundo com LED de 30 W. A Energia é uma marca brasileira criada em 2002.

A STB – Superior Tecnologia em Radiodifusão há três anos também expõe na feira seus transmissores analógicos e digitais para rádio e TV, entre outros produtos. “Vamos mostrar algumas novidades na área digital e lançar nosso próprio modulador digital”, revela o diretor comercial, Armando Lemes. Esse modulador funciona em toda faixa no sistema ISDB incorporado a um uper converter. No estande, a STB prepara também a demonstração da solução de retransmissão em DVBS-2. O funcionamento dos equipamentos será acompanhado de testes em laboratórios. “A Broadcast & Cable é a feira do nosso ramo. A expectativas são as melhores possíveis”.

Faz 10 anos que a DMS participa da feira com sua linha de tripés, travelings e gruas fabricados no Brasil. Para o diretor geral, Eduardo Soares, a evolução de resultados é considerada boa. “Após a implantação da TV digital não houve mudança no mercado”. A empresa apresentará como novidade a Lança 7.5, uma grua que alcança 7,5 metros de altura, além de uma nova linha de tripés para câmera de vídeo.

Fórum SBTVD
O superintendente do Fórum SBTVD, Mauricio Kakassu, informa que o estande do Fórum fará demonstrações de recepção do sinal em alta definição, interatividade e mobilidade, que são as principais características do ISDB-T. “Teremos a participação de diversas empresas de recepção”, adianta.

Por sua vez, a gerente de marketing da Arycom, Janis Majors, informa que a empresa lança na feira o Bgan X-Stream, solução voltada ao segmento de mídia que permite a transmissão de vídeo e áudio dealta qualidade e em alta definição a partir dos locais mais remotos do globo, onde inexista infraestrutura de redes de telecomunicações, otimizando o sistema de Electronic Newsgathering. “Esta solução disponibiliza banda larga através de um terminal satelital portátil que oferece uma conexão mínima de 384 kbps, podendo atingir 492 kbps no modo garantido”. A associação BGAN X-Stream com as plataformas Streambox, Inmarsat e Vizada configura a solução Arycom Newsgathering, implementada através de terminais e dispositivos portáteis que levam o estúdio a qualquer lugar do planeta.

Na Broadcast & Cable deste ano a Avid, em colaboração com o seu distribuidor para a América Latina CIS, reforçará a nova identidade da sua marca e a mensagem de Uma Única Avid. A nova identidade reflete a fusão de marcas Avid, Sundance, Digidesign, M-Audio, Pinnacle Systems e Sibelius. A empresa apresentará soluções de edição de áudio e workflows de vídeo em HD para os mercados de Broadcast e Pós-Produção. Entre várias apresentações de produtos, a Avid vai demonstrar o mais recente lançamento da versão 8 do Pro Tools, integrada ao workflow em vídeo HD, através do Video Satellite.

A Horizon Movimentos, por sua vez, leva à feira produtos como a grua hJib3.5 portátil destinada câmeras DV, HDV, HD de pequeno porte; a cabeça eletrônica hHead estilo girocam para ser acoplada nas gruas Horizon; bateria hPowerPack para ser utilizada na hHead e o suporte de ombro hCam para câmeras de pequeno porte e câmeras DSLR.

Atuando no segmento de equipamentos para recepção de TV via satélite em embarcações, a C.Foster Telecomapresentará na Broadcast & Cable uma série de soluções, segundo informa o gerente geral da empresa, Marcio Esteves. Entre eles, um sistema para recepção de TV em banda C (canais abertos) ou banda Ku (Sky), que permite assistir a todos os canais ou canais específicos de TV em embarcações, plataformas de petróleo, navios e iates, inclusive em HDTV (SkyHD) e também sistema de telecomunicação via satélite de dados, voz, vídeo-conferência e acesso Internet banda larga no mar. “Estaremos apresentando nosso sistema, baseado em uma antena robótica estabilizada que permite a qualquer embarcação de médio e grande porte a ter acesso a internet banda larga (até 8 Mb) via satélite”, acentua Esteves.

Portão de satélite
Um novo portão de entrada para distribuição de programação televisiva em toda Europa, Norte da África e Oriente Médio será apresentado pela Eutelsat. O satélite EUROBIRD 9A ocupa estrategicamente a posição orbital de 9° Leste e sua cobertura sobrepõe a dos HOT BIRD™ @ 13° Leste. Completado um ano de operação esta posição já conta com uma vizinhança de mais de 260 canais de TV e com antenas equipadas com duplo LNB os telespectadores podem receber simultaneamente os mais 1100 canais presentes atualmente no HOT BIRD™. “Divulgaremos também a capacidade em banda Ku que esta sendo disponibilizada no satélite Atlantic BIRD 2, posicionado a 8° Oeste, cujas características atendem a projetos de DTH, distribuição e contribuição televisiva para todo o Brasil”, anuncia o diretor de marketing e vendas da empresa, Eloi Stivalletti.

A Gobos do Brasil leva à feira a tecnologia de controle de iluminação por computador com as interfaces Sunlite e S.T.I.C.K. (Sunlite Touchsensitive Intelligent Control Keypad). Refletores das linhas Kupo (fresnéis e equipamentos para Cine & TV) e iLED (linha ecológica RGB/ DMX) serão controlados por Sunlite S.T.I.C.K. Da Kupo, a Gobos mostra fresnéis halógenos de várias potências, além de refletores Mega- Par e Elipsoidais. Além disso, apresenta tripés e acessórios como algemas, chaves, adaptadores, conectores, multi-testes, máquinas de vento DigiFan entre outros..

No estande da Exec Technology, serão demonstrados produtos para os mercados Audiovisuais e de Cinema digital, que suportam formatos 4K, 2K, HDTV e SDI em tempo real. O FLAME 2010 premiado pela Academy Award e o FLINT 2010 são produtos para design e pós-produção, o SMOKE 2010 para edição com várias ferramentas para aprimorar a qualidade de imagem e o LUSTRE que é utilizado para correção de cor em 4K, 2K e HD.

Fundada em março de 2000, a GAD Soluções tem se destacado na implantação de emissoras em ondas médias. Agora, apresenta soluções em fabricação de torres para aplicações em Televisão, principalmente para a transmissão digital.

Em parceria com Emitor AB da Suécia, a Mectronica apresenta instrumento ultraleve para medição da intensidade do campo eletromagnético. O medidor DigiAir dB pesa apenas 300 gramas e pode facilmente ser pendurado na cintura. Oferece a possibilidade de ver a intensidade de seis canais de TV diferentes no mesmo tempo. A empresa também apresentará o SatLook Micro G2 que facilita ajustes de antenas parabólicas para TV via satélite.

Já com relação a sistema e metodologia para implantação dos fluxos de arquivamento e gerenciamento de acervos digitais, a Media Portal Soluções debuta na feira com estande próprio. “O visitante vai assistir vídeos, ver demonstrações, conversar com nossos representantes, ouvir depoimentos e conhecer o Media Portal, por meio de diversos exemplos práticos”, diz a diretora administrativa, Claudia Gonçalves.

Mixers digitais
Em forma de palestras, a Yamaha Musical vai mostrar a integração entre os mixers digitais e os softwares Steinberg Nuendo, Wavelab e Cubase, para produção de áudio HD e configurações de surround 5.1. Estações equipadas com mixers e softwares estarão disponíveis para um “test drive” feito pelos visitantes, conta o supervisor de marketing. Carlos Alberto “Pardal” Ferrari Merussi. Além disso, a empresa expõe a nova versão do SB168 ES, stage box projetado para potencializar as performances ao vivo e em estúdio. O equipamento oferece 16 canais de entradas de microfone/linha que, em uso combinado com as mesas M7CL e LS9, torna-se a solução de substituição a um multicabo analógico ou otimização dos sistemas digitais.

A RF Com lança na Broadcast & Cable 2009 uma Solução Móvel Compacta para radiodifusão, com tecnologia honeycomb que confere à unidade isolação térmica, acústica e eletromagnética.

Por sua vez, a Rohde & Schwarz participa da feira com uma série de produtos, muitos dos quais já conhecidos do mercado dos engenheiros radiodifusores, como a linha R&S® ETL, analisador de TV analógica e digital (IS-DB-TB), analisador de espectro e analisador de transport stream (MPEG-2/H.264). A opção R&S® ETL-K202, por exemplo, realiza todas as medições de análise de vídeo. Uma vasta gama de ferramentas de análise está disponível para apoiar o desenvolvimento e testes dos equipamentos de TV digital, como multiplexers, codificadores, moduladores e respectivos componentes. A empresa apresentará também seus transmissores modelos R&S® XLx8000 gap-filler de baixa potência.

Após a conclusão do processo de aquisição da Scopus Video Networks, a Harmonic Inc. reforça sua posição no mercado brasileiro, através da Scopus do Brasil, que a partir de agora adotará a marca SDB para representar a Harmonic nas áreas de projetos, vendas, integração de sistemas, suporte técnico e treinamento. A SDB se credenciou também como Centro de Reparos para toda a linha de produtos da Harmonic e Scopus. ?Com a junção das linhas de produtos, a Harmonic passa a atuar com força no mercado broadcasting, além de reforçar sua posição na liderança na área de pay-TV. Na Broadcast & Cable 2009 traremos novidades como os encoders H.264 de alta performance em SD e HD e os IRDs com capacidade de fazer down-conversão de HD para SD, visando aplicação na distribuição dos sinais ISDB-TB”, informa o diretor da empresa, Sidnei Brito.

Concorrentes lado a lado
A estratégia da Seegma Broadcast na feira, segundo conta seu porta-voz Edi Carlos, será a de demonstrar produtos concorrentes, lado a lado, para que o cliente tenha a oportunidade de fazer um julgamento comparativo. “Colocaremos, por exemplo, a Câmera SONY PMW-EX3 ao lado da Panasonic HPX-300, a Sony HVRZ7 ao lado da Panasonic AG-HMC150 , a Sony PMW-EX1 ao lado da Panasonic HPX-170, e assim por diante”. Além disso, haverá palestras acerca dos produtos da Newtek (Tricaster Broadcast, 3Play), e também palestras sobre câmeras, com transmissão de todo este conteúdo on-line no site da Seegma.

Com atuação no Brasil, América do Sul e EUA, a Telem/Feeling, representa oficialmente as marcas ETC, Coemar, Dedolight, Matthews, Lee Filters, Lite Panels, Mole Richardson, Brightline e Losberger, e já participa há 10 anos da Boradcast & Cable. No estande terá a oportunidade de oficializar a união entre Feeling e Telem, além da parceria com a Losberger. Desta forma, passa a oferecer a mais completa solução para o segmento de entretenimento.

Com 34 anos atendendo o mercado brasileiro a Telsate atua na fabricação de equipamentos para telecomunicações, produtos de segurança e proteção individual. Segundo informa o gerente comercial, Pedro Varteresian, a empresa vai expor sua linha de produtos que inclui sistema de comunicação sem fio para Câmera Man em Full Duplex e Semi Duplex; sistema de Comunicação de Ponto Eletrônico Integrado com Laringofone; protetores auditivos microfone sem fio com transmissor tipo belt pack entre outros.

A empresa brasileira 4S, que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado de emissoras de TV, corporativo e segurança pública, apresentará durante o evento diversas soluções que facilitam a transição para o novo processo de sinal digital, mantendo o fluxo de trabalho atual das emissoras de TV. São sistemas de exibição, edição, grafismo, gestão de sinais, gestão de conteúdo e serviços diversos. “No evento, a empresa também mostrará modernos sistemas tapeless que permitem integração do fluxo de trabalho, gerenciamento de conteúdo, acesso e utilização dos arquivos armazenados em servidor”, informa a diretora, Mariah Frugoli.

A Vise Video vem dos USA para mostrar suas modernas soluções em iluminação por LED’s, e a mais nova tecnologia em Teleprompters para estúdios. “O jornalismo profissional no Brasil tem crescido muito e tanto as novas emissoras quanto as antigas vão querer se atualizar”, aposta o porta-voz da empresa, Andre Filipe Porta.

 

Projeto comprador
Vinte empresários de sete países desembarcam esta semana em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas, para participar do Projeto Comprador 2009, dentro da programação da 18ª edição da Broadcast & Cable. Farão visitas a uma série de empresas, encontros que devem gerar em torno de US$ 5 milhões em negócios nos próximos 12 meses. A vinda da delegação é viabilizada pelo Projeto Setorial Integrado (PSI) Eletroeletrônicos Brasil, uma parceria do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex/Brasil e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – SET. “Trazer os empresários estrangeiros a Santa Rita é mais eficiente do que levar empresas da região às feiras internacionais”, acentua o gerente do PSI e vice-presidente do Sindvel, Carlos Henrique Ferreira. Depois de visitar o Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí, os distribuidores do Peru, Chile, Paraguai, Equador, Bolívia, Cuba e Colômbia participam do painel “TV Digital na América Latina”, no congresso.

Lançamento/Livro

A Editora Campus-Elsevier aproveita a Broadcast & Cable para lançar o livro “Programando em NCL 3.0 – Desenvolvimento de aplicações para middleware Ginga, TV digital e Web”, de Luiz Fernando Gomes Soares e Simone Diniz Junqueira Barbosa. O livro oferece uma visão passo a passo da linguagem Ginga, desde a concepção de aplicações mais simples, até as complexas, envolvendo adaptação de conteúdo, múltiplos dispositivos de exibição em redes residenciais e produção de conteúdo ao vivo, viabilizando as chamadas redes sociais. Soares é doutor em Informática e pós-doutorado em Ciência da Computação pela École Nationale Superieure des Télécommunications – Paris. Simone é mestre e doutora em Informática pela PUC-Rio e é a representante brasileira indicada pela SBC no TC13/IFIP.



*Roberto Perrone é editor da Revista da SET

Revista da SET- ed. 108