4G funcionando nas cidades da Copa das Confederações

Nº 133 -Maio 2013

Por: Por Fernando Moura

NOTÍCIAS

Desde 30 de abril passado, as seis cidades- sede da Copa das Confederações 2013 da FIFA – Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro – têm disponíveis os serviços da tecnologia 4G para dispositivos móveis com pelo menos 50% de cobertura.
De acordo com o MiniCom, o estabelecido nos contratos com as operadoras vencedoras da licitação, ocorrida em abril de 2012, é que as áreas dos estádios e aeroportos deverão estar com a tecnologia disponível. Essa licitação do 4G prevê contratos com duração de 15 anos, prorrogável por outros 15 anos. Assim, apesar de atender à demanda da Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e depois as Olimpíadas, “a tecnologia 4G vai beneficiar diretamente o usuário brasileiro”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Segundo Bernardo, a Anatel fez acordo com as operadoras para garantir a cobertura de internet dentro dos estádios para todos os torcedores. “A inclusão de cobertura do 4G dentro dos estádios é uma inovação”, destacou e acrescentou que o Brasil é o primeiro país a sediar um evento mundial com a tecnologia de quarta geração .
Bernardo fez questão de afirmar que o serviço de internet mais rápida tem o objetivo final de atender às demandas do país por mais e melhores tecnologias que fiquem a serviço do aumento da competitividade da economia brasileira.