Revista da SET

A Revista da SET é a principal publicação para todos que desejam se manter atualizados de forma constante com o setor de Broadcast e Novas Mí­dias

Ano XXVI - nº 162

Agosto de 2016

EDITORIAL

SET EXPO 2016, novos desafios para o audiovisual!

Revista da SET nº 162Em 2013, a SET tomou uma decisão importantíssima ao decidir organizar o SET EXPO e o Congresso SET individualmente. Nesse momento, a direção da SET definiu como principal objetivo melhorar as condições e crescer. Hoje, em agosto de 2016, temos a certeza que vamos pelo bom caminho e que, a cada ano, estamos melhor posicionados não só em termos de organização, mas também estamos mais forte como Associação.

Desde 2014, a nossa exposição avança e se consolida como o maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Composto pelo “Congresso de Tecnologia SET EXPO”, que se encontra na sua 28ª edição, e pela “Feira de Produtos Tecnologias SET EXPO”, o objetivo do evento é apresentar e discutir inovações técnicas, regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção.

Este ano, o SET EXPO contará com a presença de equipamentos e soluções de 200 expositores que representam 400 marcas nacionais e internacionais, representando produtos vindos de 37 países, o que demonstra a força da indústria broadcast brasileira e latino-americana, um mercado em que apostamos não só por considerá-lo estratégico devido a sua proximidade física, senão também pelo crescimento que tem tido nos últimos anos.

O 28º Congresso de Tecnologia do SET EXPO contará com mais de 200 palestrantes, entre eles grandes nomes internacionais, que proferirão mais de 200 palestras, com 1.500 participantes em quatro salas simultâneas. O congresso é um reflexo claro do crescimento do desafio constante da SET de trazer ao Brasil o que há de melhor na indústria para, dessa forma, capacitar os nossos associados e profissionais. Nesta edição especial da Revista da SET, pensada para os visitantes do SET EXPO, avançamos com algumas das principais novidades que as empresas expositoras mostrarão aos mais de 20 mil visitantes esperados, e apresentamos um guia completo da exposição.

Trazemos, ainda, os principais momentos do SET Sudeste 2016 realizado na capital fluminense e que anteviu as tecnologias que iriam ser utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mostramos como a EPTV (Campinas/SP) avança para digitalização e robotização do seu acervo com um projeto de digitalização total da emissora. E disponibilizamos aos leitores mais um paper da parceria SET/SMPTE denominado: “Integrating HEVC Video Compression with a High Dynamic Range Video Pipeline”.

Boa leitura!

Olímpio José Franco

SUMÁRIO

Patrocinadores desta edição

EXPEDIENTE

revistadaset

Revista da SET

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO

 

Diretoria Editorial
Valderez de Almeida Donzelli  [email protected]
Vice-diretor Editorial Valdecir Becker
Comitê Editorial Almir Almas, Francisco Sergio, José Olairson, Jose Carlos Aronchi, Tom Jones, Paulo Galante, Helena Sanhudo, Fernando Bittencourt, Claudio Younis, Liliana Nakonechnyj
Mídias, Patrocínios e Eventos
Gerente Comercial Paulo Galante [email protected] | Tel.: +55 11 9 9595-7791
Gerente Financeira Ana Paula Abrucio [email protected] | Tel.: +55 11 3589-7003

Realização

newcon
Av. Nova Cantareira, 1984 – sala 102
Edifício Brasília – Business Center
CEP 02330-003 | Tucuruvi – São Paulo/SP
Tel.: +55 11 3589-7003 e 3805-9004

Diretor Comercial
Paulo Galante [email protected]
Gerente Administrativo Financeiro
Ana Paula Abrucio [email protected]
Marketing e Vendas
Pamela Antunes [email protected]
Vendas Internacionais
Helena Sanhudo [email protected]
Mídias Digitais
Brunno Navarro [email protected]
Editor Chefe
Fernando C. Moura [email protected]
Editor Internacional
João Martins [email protected]
Colaboradores
Gabriel Cortez, Raul Diaz, Sam Blinstein, Sheng Qu e Tom Jones Moreira
Editor de Arte Paula Serra
Revisor Técnico Tom Jones
Impressão Silvamarts
Foto de Capa Fernando Moura/Paula Serra

SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão

 

São Paulo, SP
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 252, Cj. 31/32
Cep 01156-001 – Tel: +55 11 3666 9604
Rio de Janeiro/RJ
Rua Jardim Botânico, 700, Sala 306 – Cep 22461-000
Tel.: +55 21 2512-8747 – Fax: +55 21 2294-2791
www.set.org.br – [email protected]
A REVISTA DA SET (ISSN 1980-2331) é uma publicação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) dirigida aos profissionais que trabalham em redes comerciais, educativas e públicas de rádio e televisão, estúdios de gravação, universidades, produtoras de vídeo, escolas técnicas, centros de pesquisas e agências de publicidade.
A REVISTA DA SET é distribuída gratuitamente.
Os artigos técnicos e de opinião assinados nesta edição não traduzem necessariamente a visão da SET,
sendo responsabilidade dos autores. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o intercâmbio da engenharia e de refletir diversas tendências do pensamento contemporâneo da Engenharia de Televisão brasileira e mundial.