Revista da SET – n.155

Ano XXIV- nº 155

OUT /NOV de 2015

Nº 155 – Out/Nov de 2015

Editorial

TV brasileira na vanguarda

edição 2015 do IBC, mostrou que a TV aberta brasileira continua a ser uma das principais do mundo. Este ano, a TV Globo anunciou na capital holandesa a aquisição da primeira unidade móvel 4K totalmente IP, um indicativo de que a TV aberta do nosso país continua a apostar no futuro e a estar na frente do desenvolvimento da indústria.
Nesta edição, começamos nossa viagem pelo IBC 2015, mostramos o que as empresas brasileiras procuram além do mar no Pavilhão brasileiro montado na exposição e avançamos para as principais tendências do mercado europeu e mundial de broadcast e novas mídias.
Na edição de novembro finalizamos a cobertura do Congresso SET 2015 que analisou a evolução das formas de captação, produção e distribuição em Ultra Alta Definição UHD (4K), Super Hi-Vision (8K), e como indústria aposto ao acervo e a digitalização. Outro tema importantíssimo no Congresso foi o futuro da Rádio, a migração da AM para o FM, e como digitalizar as emissoras espalhadas pelo país.
Voltamos ao Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte para entrega-lhe a segunda parte da cobertura do SET Expo 2015, que teve quase 16 mil visitantes que chegaram de 37 países, sendo as principais delegações as dos Estados Unidos, Argentina e o Japão. Vale destacar a presença de visitantes de Botswana, Canada, Bélgica, China, Eslovênia, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Indonésia, Israel, México, Nigéria, Paquistão, Sri Lanka, Suécia, Suíça, entre outras.
Mostrando a importância na região do SET Expo, as principais delegações sul-americanas chegaram da Argentina (29%); Chile (18%); Uruguai (10%); Peru (10%); Paraguai (9%); Equador (7%); Bolívia (6%); Costa Rica (4%); Venezuela (4%), Colômbia (2%); El Salvador (1%).Ainda, cobertura do 2º Fórum Latino-Americano de Negócios realizado em conjunto com o SET Expo e que teve como principal foco a transição da TV Digital, tratando a migração, pois os modelos de negócios somente poderão ser implantados quando se completar o processo de migração.Ainda, apresentamos a segunda parte do artigo que explica a evolução dos sistemas de gestão de acervos digitais; e a Era Transmídia aborda o design de interação nos projetos para televisão. Para finalizar, todas as novidades sobre o SET Expo 2016 que foi lançado oficialmente em São Paulo e que será realizado de 30 de agosto a 1º de setembro de 2016.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Lançamento oficial do SET Expo 2016

SET EXPO 2016 Nº 155 – Out/Nov 2015 por Fernando Moura A SET realizou no dia 28 de outubro o lançamento para o mercado do SET Expo 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo Depois do sucesso da edição 2015 do SET Expo, a […]

Read More

SET Expo 2015 aumenta seu volume de negócios

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – SET EXPO 2015 Parte II Nº 155 – Out /Nov 2015 por António Araujo Jr., Fernando Moura e Gabriel Cortez, em São Paulo Nesta segunda parte da cobertura da Revista da SET do maior evento da indústria de América Latina mostramos algumas […]

Read More

O 4K/UHDTV discutido em profundidade no Congresso SET 2015

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Congresso SET Parte II Nº 155 – Out /Nov 2015 por Fernando Moura, Francisco Machado Filho, António Araújo, Gabriel Cortez e Equipe ProEx*, em São Paulo   A evolução das formas de captação, produção e distribuição tiveram destaque, com foco na Ultra […]

Read More

O design de interação nos projetos para televisão

Apesar de parecerem áreas distintas, o design tem muito a ver com prática dos projetos em televisão. Dentre as diversas contribuições, o design pode ser usado para: planejamento, criatividade, testes, identificação de oportunidades de novos negócios, na produção, no desenvolvimento e entretenimento.

Read More