Revista da SET – n.149

Ano XXIV- nº 149

Março de 2015

Nº 149 – Março de 2015

Editorial

Desligamento das transmissões analógicas de TV, 4K e soluções IP!

Os dias que antecedem a NAB são muito frenéticos na indústria do audiovisual. Todos os players do mercado broadcast se preparam para mostrar ao mundo os seus novos desenvolvimentos, suas novas opções e as tendências que marcarão a indústria em 2015.
Acredito que a edição deste ano da exposição, que se realiza anualmente no Las Vegas Convention Center, será a da consolidação definitiva da tecnologia 4K e os workflows baseados em estruturas IP.
No que diz respeito à SET, realizaremos mais uma edição do SET e Trinta, maior encontro dos broadcasters brasileiros no exterior, e para esta edição já temos confirmadas as presenças de destacados profissionais e dirigentes como Peter White, presidente da International Association of Broadcast Manufactures (IAMB); Peter Owen, Presidente do Conselho da International Broadcasting Convention (IBC); Peter Symes, Diretor de Engenharia e Regulações da Society of Motion Pictures and Television Engineering (SMPTE); Reiko Kondo, Diretora do Escritório de Informações sobre Tecnologias de Exibições Digitais e Comunicações do Ministério das Comunicações e Relações Internas do Japão (MIC); Hans Hoffmann, Gerente Sênior da European Broadcast Union (EBU); Michael Bergman, Consumer Electronic Association (CEA/CES); Samsung Kim (KBS) Coreia do Sul, e Tsuyoshi Hinata da NHK do Japão. A nossa sala SET é a N116 (North Hall).
A delegação brasileira na NAB também estará presente com força no pavilhão dedicado à ela e que novamente estará na exposição, este ano com 20 empresas que oferecem uma grande variedade de produtos e serviços para o mercado. Essas empresas também irão divulgar para o mundo o sistema de TV Digital com o padrão ISDB-Tb. Estaremos também com estande exclusivo no SU752.
Nesta edição da Revista da SET mostramos algumas das principais novidades do mercado em uma primeira aproximação ao que será a edição 2015 da NAB. Trazemos um resumo completo das palestras realizadas durante o último SET Regional, que ocorreu em Manaus. A cobertura do Campus Party 2015, maior evento de internet e novas mídias de América Latina, que contou com uma curadoria sobre TV Digital e cinema que tratou diversos temas de interesse para os “campuseiros”, com destaque para a segunda tela, transmissão e emissão em 4K e transmídia. O destaque desta edição vai para o artigo escrito por José Frederico Rehme e Marco Antônio Martins sobre a “Cobertura de TV Digital com uso de redes MFN e SFN”, um texto que explica, mediante dois cases realizados na RCP TV, como é o processo de implantação da TV Digital no país comparando SFN e MFN como opções de constituição de redes broadcast de mesmo conteúdo, com suas vantagens e desvantagens, e que, sem dúvidas, pode servir de exemplo para outras emissoras que estão no processo de digitalização.
Ainda, um artigo do Professor Francisco Machado Filho (Unesp) que tenta desvendar o “futuro da televisão no Brasil” e discutir se esta pode vir a se tornar “híbrida”.
E outro de Dimas Dion (SET/Era Transmídia) que discute e fundamenta o porquê da pouca utilização do middleware Ginga nas TVs Conectadas e quais os benefícios que a sua utilização poderia gerar nas emissoras de TV.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Cobertura de TV Digital com uso de redes MFN e SFN

Artigo explica mediante dois cases realizados na RPC TV como é o processo de implantação da TV Digital no país comparando as opções de constituição de redes broadcast de mesmo conteúdo, com suas vantagens e desvantagens

Read More

SET cria grupo de estudos de novas mídias

Nº 149 – Março 2015 por Fernando Moura NOTICIAS Pensando no futuro da radiodifusão a SET criou mais um grupo de estudo, o Grupo de Novas Mídias, que tem como principal objetivo estudar de que forma as mídias digitais podem enriquecer a experiência com o […]

Read More

Emoções fortes na maior feira de broadcast do mundo

O primeiro semestre de cada ano está marcado pela NAB que se realiza em Las Vegas. As empresas trabalham para lançar as suas principais inovações tecnológicas numa feira que reúne milhares de broadcasters vindos de todo o mundo e que mostra a temperatura da indústria, não só em termos tecnológicos, mas também econômicos. Este ano, a NAB acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil profissionais. Para tentar trazer um pouco do que será a feira de 2015, a Revista da SET preparou uma prévia com algumas das novidades que serão apresentadas, e nas próximas edições colocaremos à vossa disposição a cobertura completa do evento realizada pela equipe de Revista que viajará especialmente a Las V

Read More

Spcine inaugurada em São Paulo

Com o lançamento de vários editais foi inaugurada formalmente a Spcine, Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, uma companhia pública de fomento ao audiovisual paulista que terá um orçamento anual de mais de R$ 65 milhões com a gestão e os investimentos compartilhados entre as três esferas de governo (municipal, estadual e federal), o que é um de seus diferenciais

Read More

SET Norte, um ponto de refêrencia no Norte do país

O Regional realizou um balanço de um ano muito importante para o broadcast brasileiro com a realização da Copa do Mundo e com ela a produção e emissão de jogos em 4K por espectro e via satélite, ainda debateu a situação atual da TV Digital e o cronograma de desligamento. A Revista da SET esteve na capital amazonense e relata os principais tópicos de dois dias de debate intenso.

Read More

Campus Party 2015: A televisão já mudou

A oitava edição da Campus Party contou com uma curadoria sobre TV Digital e cinema que tratou diversos temas de interesse para os campuseiros. Destaque para segunda tela, transmissão e emissão em 4K e transmídia. A Revista da SET esteve no evento e mostra os principais acontecimentos da maior feira de internet do mundo realizada em São Paul

Read More