Revista da SET – n.147

Ano XXIII - nº 147

Dez/Jan de 2015

Nº 147 – Dez/Jan de 2015

Editorial

Revista da SET mais perto de você!

Oano de 2014 está acabando. A SET durante este último ano fez muitas inovações. Mudou muitas coisas na sua estrutura e concretizou o sonho de desenvolver a Feira e Congresso de modo independente. O desafio foi superado e para 2015 a aposta é o crescimento dos eventos da entidade, mas também o crescimento da entidade como um todo.
Nesse ano participamos ativamente das três principais exposições mundiais do setor. Na NAB como é tradicional desenvolvemos de forma exitosa mais uma edição do SET e Trinta , vimos crescer o pavilhão Brasileiro e contamos com o estande da SET . No IBC promovemos uma sessão conjunta com a organização para discutir o futuro do setor na região e estivemos presentes no pavilhão brasileiro; e no Inter BEE mostramos que mesmo longe de casa, a SET tem poder de convocatória. Tivemos nosso estande e o presidente foi palestrante. Oportunidade para encontrar e reunir muitos parceiros japoneses.
No que diz respeito ao Brasil, o SET EXPO 2014 e o Congresso SET foram um êxito com recorde de número de público, êxito que esperamos repetir na edição 2015 com mais dias de congresso e mais espaço de exposição. No aspecto interno da SET os Congressos regionais foram um verdadeiro sucesso atraindo os engenheiros e profissionais do setor das diferentes regiões que desejam se atualizar e informar sobre as principais tendências tecnológicas e do mercado.
Por outro lado, a Revista da SET durante 2014 desenvolveu uma Solução Integrada de Comunicação (SIC SET) para interagir com as empresas e profissionais que atuam neste mercado, propiciando elevada visibilidade e frequência para esse universo cada vez maior de profissionais altamente qualificados tanto brasileiros como estrangeiros.
Outra novidade, que nos enche de orgulho é que a partir desta edição a nossa Revista passa a ter, além do seu formato tradicional em papel, um formato digital, disponível para visualização em tablets, PCs e celulares.
Quem baixar o aplicativo da Revista no seu dispositivo móvel terá acesso aos vídeos de eventos e demonstrações, galerias de fotos dos principais eventos do mercado brasileiro e mundial com foto-reportagens nas principais feiras internacionais, White Pappers com documentação técnica; áudios das principais entrevistas realizadas pela equipe da Revista da SET nos eventos, acesso aos links com informações adicionais das matérias de cada edição, e muito mais.
A ideia da equipe editorial da Revista da SET é de levar informação para as empresas e profissionais do setor com a maior qualidade possível, aproveitando-se das novas tecnologias e plataformas de comunicação.
Bom ano e boa leitura, tanto na versão impressa como em nossa versão interativa.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

O futuro das novas infraestruturas IP

O mundo broadcast está mudando e as estruturas IP estão se transformando em uma constante nas emissoras de TV. Cada dia é maior a presença de engenheiros de TI e de plataformas de software com workflows completos. Por isso, nesta segunda parte das “Primeiras impressões sobre o IBC 2014”, a reportagem avança para o futuro do que pode ser a estrutura de engenharia das televisões.

Read More

SET PRÊMIO 2014

Pelo quarto ano consecutivo a SET realizou a cerimônia de entrega dos prémios que são um incentivo ao desenvolvimento tecnológico da Televisão Brasileira, premiando profissionais e empresas.

Read More

SET Nordeste 2014 analisou o futuro do broadcast brasileiro

Várias dezenas de profissionais debateram em Recife o futuro da TV aberta brasileira, as novas tendências da indústria e os principais gargalos que as emissoras da região precisam sortear para chegar a 2016 com suas estruturas digitalizadas e prontas para o fim das transmissões analógicas. Nesta reportagem trazemos um resumo deste importante evento da SET.

Read More

Leilão da faixa de 700 MHz debatido no Futurecom 2014

Realizado em outubro de 2014, o Futurecom 2014 foi o lugar onde o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o presidente da Anatel, João Rezende analisaram publicamente os resultados do leilão da faixa que permitirá a inclusão do serviço de 4G no país e tirara dessa faixa os canais de TV analógica no país

Read More