Revista da SET – n.144

Ano XXIII - nº 144

Agosto de 2014

EDITORIAL

Nº 144 – Agosto 2014

Editorial

Radiodifusão brasileira pioneira em transmissões 4K!

A edição de Agosto da Revista da SET é uma das mais importantes do ano porque neste mês se realiza o SET EXPO, maior evento latino-americano de negócios das tecnologias para televisão, rádio, cinema, internet e novas mídias. Junto com a feira ocorre o Congresso SET, um momento em que os associados da SET e inúmeros engenheiros de diferentes países discutem o estado da arte do setor.
Este ano será especial por dois motivos: o primeiro porque a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão concretizou o anseio de ser o único organizador do Congresso e da feira e já espera novidades importantes para a edição 2015.
Segundo porque 2014 foi e será um ano importante para a radiodifusão brasileira porque se está debatendo a forma e os tempos para a realização do switch-off analógico da TV brasileira e a inclusão da banda de 700 MHz que será licenciada para as operadoras de telecomunicação para a introdução do 4G/LTE nos próximos meses.
Assim, no início de 2014 apresentamos um relatório de pesquisa e investigação realizado pela Universidade Mackenzie/SET sobre a “Interferência do Sinal LTE na Recepção de TV Digital na Faixa de UHF” e apresentado à Anatel para sua apreciação.
Nesse estudo constatamos e afirmamos que a introdução dos sistemas de banda larga móvel 4G/LTE na faixa de frequência de 700 MHz poderá causar interferências prejudiciais em milhões de televisores caso medidas adequadas de mitigação não sejam adotadas. Constatamos também que é necessário garantir a convivência entre a TV Digital e os sistemas móveis LTE na faixa de 700 MHz.
Sendo assim, e sabendo que o cronograma de desligamento foi adiado para abril de 2016, no Congresso SET 2014 daremos especial atenção ao switch-off e às suas consequências com inúmeros painéis e palestrantes debatendo este tema. Mas o Congresso e esta edição da Revista da SET não se restringem só a isso, senão que darão especial atenção à Copa do Mundo realizada no país entre junho e julho de 2014 e o seu legado nas novas mídias e suas convergências na era digital.
Sem dúvidas o evento mais importante no broadcast brasileiro foi a produção, realização, emissão e transmissão de três jogos da Copa do Mundo em 4K, seja por via terrestre, via satélite e fibra óptica para o Brasil e alguns países do mundo. A emissão foi realizada pela Globosat e TV Globo com apoio da FIFA mostrando claramente como o broadcast brasileiro está na vanguarda tecnológica mundial.
Ainda nesta edição, a cobertura da ABTA 2014, as principais novidades do SET EXPO 2014, e a análise dos principais temas de atualidade por alguns dos nossos principais colunistas.

Bom Congresso, excelente feira e boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Delegação japonesa é recebida no Ministério das Comunicações

© Foto: MiniCom Representantes do país apresentaram disposição em auxiliar o Brasil no desligamento do sinal analógico de TV *Com MinicomOMinistério das Comunicações recebeu uma comitiva de representantes do governo do Japão e também de empresas do mundo asiático. O Ministério de Assuntos Internos e […]

Read More

Divulgados protocolos de RTVs que participaram de mutirão na BA

No mutirão realizado em Salvador foram 681 requerimentos recebidos pelo MiniCom. Ao todo, 21 entidades pediram a autorização para retransmissão em 303 municípios baianos. OMinistério das Comunicações divulgou a lista com os protocolos das retransmissoras da Bahia que participaram, em abril, da força- tarefa para […]

Read More

As melhores novidades da indústria no SET EXPO

Nesta edição da Revista da SET mostramos algumas das principais novidades apresentadas na edição 2014 do SET EXPO pelos mais de 300 expositores que farão parte do show. Ano após ano a exposição ganha maturidade e importância e aos poucos as empresas começam a realizar lançamentos mundiais de produtos. Este ano não será diferente.

Read More

25º Congresso Anual da SET

O evento reunirá especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet. Entre os temas destacados está o switch-off da TV, as interações entre TV e Internet, os desenvolvimentos tecnológicos da Copa do Mundo e muitíssimos outros temas de atualidade da indústria

Read More

Copa do Mundo em 4K por espectro

A última Copa do Mundo realizada no Brasil passou para a história da TV por ter sido a primeira a ser transmitida em 4K por espectro, fibra óptica e via satélite. Ainda foram realizadas transmissões em Londres e Japão mostrando que a indústria nacional está na vanguarda do broadcast mundial. Nesta edição mostramos alguns dos pormenores deste momento histórico da TV brasileira vivenciados em primeira pessoa pela Revista da SET.

Read More

Closed Caption na TV Brasileira – Segunda Parte

A Revista da SET solicitou a duas empresas brasileiras que trabalham com Closed Caption que expliquem porque é necessária a implantação desta ferramenta nas emissoras brasileiras. Nesta edição publicamos a segunda parte, com a visão da EITV, na anterior foi a vez da ShowcasePRO, ambas parceiras da SET, e comprometidas com o desenvolvimento de tecnologias brasileiras que possam ser utilizadas no padrão ISDB-TB. Para a EITV, o importante é garantir acessibilidade

Read More

Os Drones

Os prós e os contras da utilização de drones é o tema deste artigo que traz a Revista da SET um tema de interesse que tem ganho muitos adeptos e detractores nos últimos tempos

Read More

Base de clientes da TV por Assinatura deve chegar aos 20 milhões em 2014

O entusiasmo dos operadores de TV a Cabo na última edição da ABTA não era o de 2013, mas a base de clientes da TV por Assinatura continua crescendo no país. No entanto, os executivos do setor afirmam que é preciso investimentos e isonomia impositiva para que as operadoras continuem brindando um serviço de qualidade. Positivo, o estudo da Ancine que afirma que a indústria audiovisual brasileira já representa quase 0.5 % do PIB do país, um número muito relevante para o setor.

Read More

A TV Digital e os caminhos do engajamento da audiência

Nº 144 – Agosto 2014 Por Dimas Dion ARTIGO O empoderamento do controle remoto e dos outros dispositivos à disposição vem alterando de um comportamento antes passivo, para agora cada vez mais dono da decisão do que vai consumir. A produção da programação do conteúdo televisivo […]

Read More