Revista da SET – n.139

Ano XXIII - nº 139

Dezembro 2013 e Janeiro de 2014

EDITORIAL

Nº 139 – Dez 2013 e Jan 2014

Broadcast, mas não só

Em 1945 o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava em uma série de experimentos visando descobrir a relação entre radares convencionais e microondas, quando fez uma descoberta que mudaria o mundo. Durante uma de suas experiências, Spencer percebeu que uma barra de chocolate que estava em seu bolso havia derretido, à despeito da temperatura controlada do laboratório.
O que Spencer acabara descobrindo por acaso era o efeito calorífico das microondas, que agita as moléculas de água e aquece corpos orgânicos. Este “acidente” acabou lhe rendendo mais tarde a invenção do hoje tão popular Forno de Microondas, encontrado em praticamente qualquer cozinha doméstica do mundo.
É exatamente por esta razão que o desenvolvimento tecnológico é um dos mais versáteis campos do conhecimento humano. A anedota de Percy Spencer é só mais um dos inúmeros casos em que um salto técnico de uma área acaba criando um grande superávit em outra praticamente não relacionada. Nesta edição da Revista da SET abordamos um destes casos.
Não é segredo para ninguém que a motivação por trás do desenvolvimento da tecnologia 4K é o entretenimento. Conseguir transmitir dramaturgia e esportes com uma definição cada vez maior é uma das principais buscas que move a indústria broadcast ao redor do mundo.
Apesar disso, um campo pouco relacionado acabou se valendo deste esforço e aplicando esta tecnologia em uma área que parece pouco relacionada: a Saúde. Com o incrível detalhamento de imagem que o 4K fornece, tornou-se possível usar a tecnologia para transmitir um procedimento médico complexo em tempo real para especialistas ao redor do mundo acompanharem, e por que não, trabalharem remotamente em um caso complexo. E agora este trabalho chegou também ao Brasil. Os bastidores do que e como foi feito, você acompanha nesta edição da Revista.

Broadcast na Educação

Não só a saúde que tem aproveitado a tecnologia broadcast para trazer mais-valias para seus processos. Recentemente a Rede Educacional Anhanguera finalizou um grande investimento para a criação de mais de 40 estúdios de televisão e uma grande rede de distribuição de conteúdo via satélite. Antes que o leitor se espante, não,
o grupo de universidades não está entrando no mercado de televisivo ou de produção áudio-visual. O que o grupo educacional vem fazendo é gravar, transmitir e armazenar conteúdo de sala de aula para mais de 900 pontos em todo o Brasil, em outras palavras, uma nova e grande etapa no que diz respeito ao ensino à distância. A ideia do trabalho é outro grande exemplo de como a tecnologia broadcast pode ser usada para fins não “convencionais”. O case completo você lê nesta edição.

Crescimento da interatividade

Outro assunto que volta a ganhar força agora no começo de 2014 é a implementação da interatividade Ginga. Depois do sucesso que o projeto Brasil 4D conseguiu em João Pessoa, chegou a vez de expandir a ação para a capital federal. Começando em fevereiro, mais de 300 famílias receberão acompanhamento para colher dados sobre a utilização do Ginga para fins de interatividade dentro do padrão ISDB-T. São famílias de baixa renda, todas beneficiárias da bolsa família, aos moldes do que foi feito na capital da Paraíba e reportada pela Revista da SET.
O projeto, porém, vai ganhando cada vez mais corpo conforme outros países da América Latina passam a demonstrar interesse nos resultados. Até o momento outros quatro países da região já demonstram interesse em adotar o padrão de interatividade: Uruguai, Peru, Equador e Costa Rica. Além deles, Paraguai, Bolívia Chile e Botsuana, na África, estão previstos para um futuro mais distante. É a fase de implementação que está faltando para enraizar o ISDB-T na região.
Além disso, nesta edição você confere todas as novidades referentes a nova SET Feira e Congresso, que teve seu lançamento no final de 2013 e já se mostra como o mais esperado evento de mercado de 2014.

Boa LeituraOlímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Primeira transmissão de cirurgias em 4K, em tempo real e de forma simultânea.

SET EXPO 2014

Como será a nova SET EXPO 2014?

Publicações

Livro sobre TV Digital
apresentando em São Paulo

PRODUÇÃO NACIONAL

A primeiro longa brasileiro
em stop motion

ABDTIC

Questões jurídicas das telecomunicações
discutidas em São Paulo

UNIVERSIDADES

Anhanguera: Mostramos o Centro
de Produção e Transmissões

COPA 2014

Mostramos os contêineres de
transmissão da HBS para a Copa

PRODUÇÃO NACIONAL

NBA no Brasil, transmissão
mundial desde o Rio de Janeiro

COPA 2014

Anatel autoriza uso
temporário do espectro

HEVC

Novo codec traz benefícios
reais para OTT

WORKSHOP

Treinamento técnico
da Blackmagic Design

Exclusivo: DTH/IPTV

Chega ao mercado um
set-top-box hibrido

NAB Proceedings

Which broadcast workflow will deliver
Ultra High Definition to the home?

APAGÃO ANALÓGICO

O dia seguinte

ISDB-T

SPCine aprovada na Câmara Municipal

SONY

NXCAM HXR-NX3

FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL

Fundo Setorial do Audiovisual anuncia investimento de R$ 400 milhões

MINICOM

Minicom lançou consulta pública para acelerar implantação da TV Digital

TV DIGITAL INTERATIVA

Projeto de TV 4D será testado com famílias do DF

TENDÊNCIAS DO MERCADO

Novo conceito de TV Everywhere