Revista da SET – n.136

Ano XXIII - nº 136

Setembro 2013

EDITORIAL
Nº 136 – Setembro 2013

Nosso melhor momento
Após a vibrante semana em que vivenciou-se o Congresso SET 2013 e a Feira Broadcast&Cable, fica seguro dizer que estamos vivendo um dos momentos mais empolgantes para fazer parte do mercado de Radiodifusão no Brasil. São tantos os momentos convergentes, que fica até difícil para alguns profissionais menos arraigados, acompanhar todos os temas.
O Congresso SET deste ano teve um “quê” especial de importância. As datas do evento coincidiram com diversos momentos de importância em definições técnicas sobre o braodcast do futuro. Além das dicotomias óbvias dos últimos anos, como Banda Larga vs. Tv Digital ou as transformações na produção televisiva com a introdução de tecnologias de Ultra High Definition, houveram temas mais urgentes em polêmicos.
O primeiro deles deu-se pelo adiantamento e mudança do cronograma do Switch-off analógico, que coloca a toque de caixa o processo de digitalização das emissoras. Outros assuntos que entraram na contenda foi a Legislação do Loudness, que passou a valer de fato desde Junho deste ano ou a transferência da faixa dos 700 mHz para a telefonia móvel e suas consequências.
Levando em conta que o Congresso SET reúne as melhores mentes da engenharia de televisão do País, era de se esperar que o debate destes temas, e muitos outros, fossem de altíssimo nível. E foram. Para trazer àqueles que não puderam acompanhar isso de perto, ou que gostariam de entender melhor o que foi debatido, preparamos uma cobertura especial dos principais painéis apresentados, que trazemos aos leitores nesta edição.

Business
Não é só no debate tecnológico que o segmento da Radiodifusão está efervescente. No campo dos negócios as coisas talvez nunca foram tão bem. Prova disso foi uma agitada e dinâmica Broadcast & Cable, considerada por muitos dos presentes como a melhor edição da feira de todos os tempos.
Parte por conta das próprias legislações, parte pelo momento econômico e financeiro que o setor vive, a feira foi um momento de excelentes negócios e contatos. Desta forma, trazemos também nesta edição uma cobertura da feira abordando as principais oportunidades de negócios e lançamentos de produtos que agitaram os três dias de evento. Esperamos que assim, os leitores possam sentir o otimismo que era quase palpável pelos corredores do pavilhão imigrantes, o que nos deixa ainda mais ansioso para o que nos aguarda no próximo ano.

Mais novidades
Alias, falando em próximo ano e a feira, a SET continua inovando em sua transformação. Depois de muitas ponderações, sentimos que finalmente chegou o momento de colocar a organização e operacionalização da feira que acompanha o Congresso SET em nossas próprias mãos. Por isso, gostaria de informar a todos que a parceria SET-Certame está oficialmente encerrada e que em 2014 o evento, que ficará conhecido como SET Feira e Congresso, estará sob a tutela de quem mais entende do assunto.
Aproveitamos para agradecer os anos de proveitosa parceria com a Certame e desejamos que continuem com o excelente trabalho que executam em outros setores. Para os expositores e visitantes, pedimos que aguardem por mais novidades no decorrer das próximas semanas.

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

CONGRESSO SET 2013
Congresso SET 2013 – Primeira Parte:
Desligar ou não a TV analógica em 2015?s

BROADCAST&CABLE 2013

“A melhor feira de todos os tempos”

Gordon Smith

Gordon Smith presidente da NAB fala sobre parcerias e futuro

TRANSMISSÃO VIA FACEBOOK

TV Gazeta reforça sinal de transmissão e passa a transmitir no Facebook

TRANSMISSÃO SATELITAL

Embratel anuncia novo satélite: o Star One D1

LED

A Física dos LEDs

CAPTAÇÃO 4K

Sony lança a PXW-Z100 4K

ABRAÇO

Divergências sobre novas regras para as rádios comunitária

SET-TOP-BOX

Como comprar e instalar um
conversor digital (stb)