Revista da SET – n.135

Ano XXIII - nº 135

Agosto 2013

EDITORIAL
Nº 135 – Agosto 2013

Muita Polêmica

Finalmente chegou o Congresso SET 2013. Preparado para acontecer entre os dias
19 e 22 de agosto, e acompanhado da feira Broadcast&Cable, o evento promete ser um dos principais pontos do ano para a indústria de radiodifusão. O momento não poderia ser mais oportuno. Durante todo o ano diversos assuntos que prometem mudar o mercado surgiram, e agora culminam-se neste que é o maior fórum sobre broadcast da América Latina: Largura de Espectro, Doação de faixas de frequência para a telefonia, Regulamentação do Loudness, Legislação de incentivo à produção nacional e loca, novo cronograma para o Switch-off analógico…
Este último tema, alias, tem sido uma constante de polêmicas e remodelos desde o dia em que foi anunciado, sendo a última um novo cronograma anunciado pelo governo que muda basicamente tudo sobre o Apagão Analógico. O assunto repercutiu em todas as esferas do mercado de radiodifusão, das cabeças de rede às revendoras de equipamentos.
Para trazer este assunto à tona, preparamos uma reportagem especial sobre o tema, com depoimentos bastante contundentes e polêmicos sobre o assunto, colocando os profissionais de frente às novas datas. E claro, fomos falar com quem comanda o tema. O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo nos concedeu uma entrevista exclusiva sobre o tema e deixou bem claro: as datas ainda estão indefinidas.

Debates e novidades
Voltando ao tema do Congresso SET e Broadcast&Cable, aproveitamos o momento para trazer uma prévia de tudo o que vai acontecer durante os eventos. Os principais temas dos painéis e palestras, e o que será novidade nos estandes da feira. Tudo em primeira mão.
Nesta edição você confere ainda outra cobertura de evento cheia de debates e tendências. Trata-se da reportagem sobre tudo o que aconteceu na ABTA 2013, evento dedicado ao segmento de televisão por assinatura. O certame contou com figuras ilustres da política e mercado e trouxe números que impressionam.

Desafios e mais desafios
Em nossa edição anterior (134), trouxemos uma reportagem sobre as dificuldades (e criatividade) da transmissão ao vivo do fenômeno da pororoca, no Amapá. Neste número, continuamos com o tema de desafios na Amazônia, desta vez com uma reportagem exclusiva sobre a transmissão da Festa do Boi em Parintins, uma cidade no interior do Amazonas só acessível por barcos.
Apesar de reclusa, o evento cultural atrai dezenas de milhares de turistas todos os anos para prestigiar a disputa entre o Boi Garantido e Caprichoso. Para a transmissão, este ano houve uma grande novidade: foi a primeira vez que a mesma foi executada em formato digital, HD pela emissora A Crítica de Manaus. Um trabalho pioneiro na cobertura de um evento regional.

Artigos
Como não poderia deixar de ser, este número também está recheado de qualidade técnica nos artigos. Levando em conta que a lei sobre a regulamentação de Loudness entrou em vigor, selecionamos uma produção técnica sobre o tema abarcando todas as principais dúvidas e polêmicas (se é que isso é possível) sobre o assunto.
Outros dois artigos ligados às novidades da televisão no futuro vem de autoria de Tom Jones e Luis Gurgel. O primeiro trata sobre a interatividade entre primeira e segunda tela, e toda a tecnologia necessária para sincronizar os conteúdos. O segundo fala sobre o profissional em si. Com a migração do analógico para o digital, o que acontece com o técnico que trabalha nas emissoras?
Por fim, nossa série sobre LEDs e SFN faz uma pausa nesta edição, mas volta com tudo no número 136.
Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

 Expectativa: CONGRESSO SET 2013


O maior fórum tecnológico do País

SET Nordeste 2013

Os caminhos da TV Digital no Brasil

Apagão Analógico

Apagão antes do que se esperava

ABTA 2013

Faturamento da TV por Assinatura ainda acima da TV aberta

PRODUÇÃO NACIONAL

HDTV em Parintins

LOUDNESS

Rede Globo adapta sua programação à nova lei de Loudness

PROCEEDINGS 2013

The Future
of TV –
Project Fresco

PREVIA B&C

Um mar de novidades

LOUDNESS

Loudness no Brasil

SEGUNDA TELA

Sincronismo de midias e suas tecnologias

APAGÃO DOS TÉCNICOS ANALÓGICOS

O Switch off dos Técnicos e Engenheiros Analógicos