Revista da SET – n.133

Ano XXIII - nº 133

Maio 2013

EDITORIAL

Novidades na volta do vestiário

Este ano, o país começa a viver a realidade de sonhos forjados após o anúncio dos eventos esportivos. Porém, para o setor, a bola da vez parece não ser o que acontece ao redor das quatro linhas, mas sim o derbi entre operadoras de telefonia e broadcasters pela faixa dos 700 MHz. Chamar de disputa seria injusto, pois ainda não foi iniciada uma “briga” entre as equipes, mas a ansiedade de entrar em campo cresce a medida que avançam os estudos realizados pelo Grupo SET de Interferências Mútuas de LTE x TV em convênio com o Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O CPqD e Anatel realizam seus estudos também. E lembrem-se: Agora, não pode mais gritar que o árbitro marca pênalti. A partir de 12 de julho entra em vigor o controle do áudio entre as programações e os intervalos comerciais das emissoras de televisão que operam no sistema digital. E se você desconhece as sanções é melhor procurar saber, pois é cartão vermelho direto. Tal qual um amistoso para o Congresso da SET em agosto, a edição de Curitiba, do SET Regional, abordou o tema do Loudness de forma minuciosa e bem explicativa. O mesmo tema será abordado em Recife. Fica o conselho para quem ainda tem dúvidas. O SET Regional Recife será realizado um dia antes de começarem a mandar os atletas para o chuveiro. Estranha-se que apenas as emissoras de TV aberta sejam objeto de controle de loudness, enquanto os conteúdos exibidos em operadoras de TV por Assinatura não sejam.
O conhecimento é a estratégia ideal para uma boa formação em campo e a garantia do melhor resultado ao final da partida e com esse pensamento nasce o SET Business. Uma ferramenta de informação geral que busca reunir algumas notícias importantes que saíram na mídia. Não só broadcast, mas também economia, política, tecnologia e outros temas. Assine a newsletter. Aproveitando a posse de bola, durante o SET Regional, pudemos ouvir o ministro Paulo Bernardo, o secretário Genildo Lins e Marconi Maya, da Anatel, sobre como deve proceder o desligamento do sinal digital nos próximos anos e dentre os detalhes que foram ditos parece que teremos prorrogação, ou seja, ao invés do switch-off acontecer em um único momento (2016), decidiuse começar o processo em 2015 e prolongar até 2018 para que, aos poucos, as emissoras e a população possam se ajustar. Aliás, números apresentados no SET Regional, revelam que a indústria precisará de reforços para substituir toda a massa instalada de aparelhos de televisão que hoje não conseguem fazer a recepção do sinal.
Levando em consideração que nosso país é formado por 200 milhões de técnicos, a reportagem de capa é uma análise da opinião de técnicos, engenheiros, especialistas e diversos profissionais que compõe o setor. Além do tema da feira – Metamorfose – os entrevistados analisam questões como a Monetização e a chegada da Tecnologia de Informação no ambiente broadcast. Importante destacar os testes com 4K que a Sony fará durante a Copa das Confederações e o artigo do Prof. Dr. Francisco Machado, da Unesp, que revela alguns ensaios das primeiras jogadas da convocação da Segunda Tela, como ferramenta complementar de qualquer programa de televisão, seja ao vivo ou gravado, ficção ou reality show. Ainda sobre a NAB 2013, nessa edição da Revista da SET você pode conferir mais um pouco do que a maior feira do mundo, do nosso setor, reservou quanto as soluções direcionadas para a produção esportiva.
Enfim, tenha uma boa leitura e espero que ao final destas páginas, quando o árbitro erguer os braços e apontar o meio de campo, possamos comemorar mais uma goleada.

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

CONFEDERAÇÕES EM 4K

Sony testa 4K na Copa das Confederações

PRODUÇÃO NACIONAL

Jota Quest em HD pela Mix TV

SEGUNDA TELA

Segunda Tela: Você ainda vai ter uma?

SET REGIONAL SUL

SET Regional Sul: Discurso de abertura do Ministro Paulo Bernardo acalma setor

NABSHOW 2013

NAB 2013: Feira apresenta
soluções para produção esportiva

SONY PROFISSIONAL

Sony apresenta a
PMW-300 da linha XDCAM

Sony apresenta a PMW-300 da linha XDCAM

ILUMINAÇÃO

A luz do “Maracanã”

ABTU

Nova versão da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária

AEREO

A batalha atual  das emissoras americanas

COPA DAS CONFEDEREÇÕES

4G funcionando nas cidades da Copa das Confederações

INTERNET OF EVERYTHING

A Internet of Everything deve gerar lucros de US$ 613 bilhões em 2013

SISTEMA NIPO-BRASILEIRO DE TV DIGITAL

Guatemala adota sistema
nipo-brasileiro de TV digital

PTTS INTERNACIONAIS

Começa implantação do anel óptico sul-americano

COBERTURA NAB 2013

“Industrializar e
compartilhar” nas
empresas de M&E

AQUISIÇÃO

Openet adquire a Irlandesa Forkstream

NAB2013

A visão dos profissionais da SET

UNOTEL TELECOM

Unotel Telecom ingressará
no mercado de DTH em 2014