Revista da SET – n.132

Ano XXIII - nº 132

Abril 2013

EDITORIAL

Nº 132 – Abril 2013

Com todos os detalhes Acompanhar de perto um evento como o NAB é uma tarefa que se confunde entre o prazeroso e o penoso. Ao mesmo tempo em que é possível se contagiar com a atmosfera de efusividade que emana dos inúmeros debates tecnológicos que ocorrem em cada sala do pavilhão do Las Vegas Convention Center, o volume de informações é tão grande que muito do que é visto, das novas tecnologias e modelos de mercado, merece ser minuciosamente estudado.
Esta polivalência da NAB é reflexo de nosso próprio mercado, da tradicional radiodifusão até ao que se espera de seu futuro. Todas as etapas dentro deste processo, do conceito e captação à distribuição e recepção, estavam presentes, representadas pela indústria mundial e discutidas nas conferencias.
Para o profissional que participa da maratona de congressos ou caminha pelos estandes, fica sempre a missão de procurar sua área de especialidade e se atualizar. Mas, é claro que sempre tem aquele tema específico, ou produto mais direcionado que acaba ganhando nossa curiosidade, o que torna as visitas à feira muitas vezes algo lúdico, além de técnico.
Para ajudar os profissionais, preparamos uma grande cobertura aqui na Revista da SET. Acompanhamos tudo o que aconteceu no SET e 30, com a colaboração do Alberto Paduan, que editou o Day by Day NAB 2013 e um destaque especial às empresas brasileiras que estiveram presentes no Pavilhão Brasileiro, com a co-autoria do José Carlos Aronchi, destacando ainda mais a maior delegação internacional do NAB: os Brasileiros.
Além disso, pudemos contar com a colaboração de profissionais do setor para nos falar sua visão sobre os acontecimentos e lançamentos apresentados. Nesta edição, Luiz Gurgel da TV Jornal Recife e André Barbosa da EBC colocaram mãos à obra em dois artigos exclusivos.
Por fim, nossa equipe de redação preparou uma grande reportagem, que será publicada em duas etapas, nesta e na próxima edição, trazendo todos os movimentos de mercado, tendências tecnológicas e, claro, os grandes lançamentos.
Sem sombra de dúvidas, todos vão se sentir caminhando pelos próprios corredores.

Enquanto isso….nem tudo é NAB. Nesta edição a Revista da Set traz a entrevista com Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, onde ele nos responde sobre os temas pertinentes ao mundo da radiodifusão: TV Digital, Switch-off analógico, a faixa de frequências – radiodifusão x 700 MHz – e outros.
A Revista traz dois artigos técnicos. O primeiro de Rodrigo Ramponi, da Telesat que apresenta os desafios do lançamento e operação de um satélite sob o ponto de vista da operadora.

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora Editorial – SET.

SUMÁRIO

 ANATEL

Faixa de 700 MHz

TV DIGITAL

Fase final do plano de transição da TV Digital

Dielectric

SPX descontinua Dielectric Communications

BELDEN

Empresa amplia investimentos no segmento de broadcast

PAULO BERNARDO

Postura
Governamental

COBERTURA NAB 2013

O negócio da televisão em busca de sua metamorfose

SET E TRINTA

Casa cheia em Las Vegas

PAVILHÃO BRASILEIRO

NAB é palco do potencial brasileiro

COBERTURA NAB 2013

O que você sabe sobre a NAB?

COBERTURA NAB 2013

Você sabe qual foi a maior sensação da NAB?

SATÉLITE ANIK G1

Novo satélite para o mercado brasileiro

Redes de frequência única

FOGO PLAYER

Sistema traz novo conceito em rede de vídeos …