SET anuncia acordo com entidade internacional de defesa da liberdade de expressão

Com cerca de 17 mil emissoras de rádio e televisão associadas, a AIR deverá manter ampla cooperação com a associação técnica

14/05/2014

São Paulo – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) acaba de assinar um acordo de cooperação com a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), organização não governamental que reúne cerca de 17 mil emissoras de rádio e televisão nas Américas.

“O acordo de cooperação permitirá maior integração e atuação dos radiodifusores nos temas relativos à defesa do espectro eletromagnético, que é essencial na manutenção da própria liberdade e autonomia das emissoras de rádio e televisão. A cooperação mútua seguramente trará grandes benefícios para a televisão brasileira e latino-americana”, comenta o presidente da AIR, Alexandre Jobim.

Jobim, que é o primeiro brasileiro a presidir a AIR em 22 anos, ressalta que há basicamente três pilares nos quais a radiodifusão privada se sustenta, a liberdade de expressão, a defesa do espectro eletromagnético e os direitos autorais, princípios estes que suportam a atividade do rádio e da televisão.

“A liberdade de expressão tem sido bastante ampliada com a chamada convergência tecnológica, pois onde há restrições estatais nos serviços tradicionais, o que infelizmente ainda existe em muitos países, são justamente as tecnologias digitais que têm conseguido furar os bloqueios”, observa ele.

Olímpio José Franco, presidente da SET, considera de fundamental importância a aproximação entre as duas entidades. “A AIR é uma associação experiente e respeitada, com alcance em todos os países da América Latina, e a sua tradição na defesa do acesso à informação poderá complementar os esforços que temos feito na área técnica, tanto em nossas atividades cotidianas quanto em nossos eventos”, observou Franco.

Sobre a AIR

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) é uma organização não governamental que reúne associações de rádio e televisão privadas das três Américas, como sócias institucionais, e emissoras de rádio e televisão de diversos países e regiões, como sócias individuais. Fundada em 1946, como Associação Interamericana de Radiodifusão, a AIR tem como missão defender a liberdade de expressão e de pensamento, bem como o acesso à informação, por fomentar a colaboração dos radiodifusores nas atividades de interesse público e de serviço social. Mais informações: www.airiab.org

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO. Para mais informações, acesse o site https://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV.

Post Tags: