SET anuncia a criação do Grupo de Estudos de IP

Iniciativa pretende estudar e o estado da arte das tecnologias IP voltadas para a produção televisiva

A SET, associação técnico-científica que atua nas áreas de engenharia nos campos de televisão, telecomunicações, rádio e internet, anuncia a criação do Grupo de Estudos IP. A iniciativa reflete o momento de uma nova evolução tecnológica em curso: a migração da infraestrutura de estúdio de SDI para IP, e dos sinais HD para 4K/UHD.

Destinado a profissionais de operação de emissoras de TV, produtoras, fabricantes e representantes que trabalham com infraestrutura de produção, o grupo tem como objetivo avaliar como os fabricantes estão lidando com esta evolução, especialmente nos itens relacionados aos sinais ‘ao vivo’ de áudio, vídeo e temporização.

“A produção de imagens em ultra definição tem exigido alterações na infraestutura de estúdios para interfaces flexíveis e mais robustas”, explica o engenheiro José Antônio Garcia, coordenador do novo grupo e membro do Comitê de Tecnologia, da SET. “Contudo, os padrões de interoperabilidade ainda estão sendo estabelecidos. Por causa disso, os principais fabricantes de equipamentos de broadcast  estão buscando definir esses padrões, que estarão entre os principais assuntos do Grupo de Estudos de IP”, observa.

Na avaliação do coordenador, a principal vantagem da tecnologia IP é que os equipamentos de TI já são amplamente utilizados no mercado e podem trazer economia de escala, se comparados ao SDI (Serial Digital Interface).

A agenda do grupo será definida em breve. As reuniões acontecerão em São Paulo, na sede da SET, a cada duas ou três semanas. Mas, também estão previstas reuniões virtuais pela web. Inicialmente, será feita uma série de palestras com especialistas. Depois serão realizadas reuniões de análises com o objetivo de produzir um relatório final.

Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected], informando nome, cargo, empresa e dados de contato.

 

Serviço

Grupo de Estudos de TI da SET

Coordenação: José Antônio Garcia

Público focalizado: engenheiros e profissionais de infraestrutura de emissoras de TV

Informações: [email protected]

Sobre a SET – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias,  desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e cinco organizações internacionais, incluindo a NAB Show,  IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.

 

Contato para a imprensa:

Polo de Comunicação

Maria Emília Farto

11.99458-9197

memilia@polodecomunicação.com.br

[email protected]