Evento regional da SET em Porto Alegre vai discutir os temas quentes da atualidade da radiodifusão

Gratuito e voltado aos associados da SET e interessados, o seminário tem presença confirmada dos presidentes da Anatel, ABERT e SET e de representante do Ministério das Comunicações

08/05/2014

São Paulo – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) vai promover nos dias 13 e 14 de maio o seu evento regional Sul, em Porto Alegre (RS), e tem confirmada para a sua cerimônia de abertura a presença dos presidentes da Anatel, João Rezende, da ABERT, Daniel Slaviero, e da SET, Olímpio José Franco, e de um representante do Ministério das Comunicações (Dia 13 – 10h30 às 11h30).

Os principais temas que mobilizam o setor de radiodifusão, como a interferência do LTE (4G) na TV digital, o desligamento da TV analógica (Switch Off) e a migração das emissoras de rádio do sistema de ondas médias (AM) para frequência modulada (FM), farão parte de um painel coordenado por Teresa Mondino, consultora do Grupo SET de TV Digital e da TM Consultoria, a se realizar logo após a abertura (Dia 13, às 11h30 às 13h).

“A radiodifusão vive vários problemas interligados que afetam tanto as emissoras quanto os consumidores de informação e entretenimento. Há a preocupação de que os canais analógicos venham a ser desativados antes de que todos os telespectadores tenham migrado para a TV digital aberta”, comenta Carlos Fini, diretor de Tecnologia de TV e Rádio da RBS, membro do Comitê de Tecnologia da SET e um dos coordenadores do evento, justificando o debate. Ele ressalta também que o rádio AM é muito presente no Sul do país e ainda existem muitas dúvidas sobre como acontecerá a transição para o FM.

A mesa redonda “Interferência 700 MHz. Switch Off. Migração AM – FM” contará também com a presença de Paulo Hermano Balduíno, consultor da ABERT, SET e Synthesis Consultoria, André de Ulhôa Cintra, consultor da SET, que atua na elaboração dos Planos Básicos de TV Digital, e da Aluc, e representantes da Anatel e do Ministério das Comunicações.

Após a manhã de discussão regulatória do primeiro dia do SET Sul, a ABPITV, que dá apoio institucional ao encontro, junto com a PUC-RS e a RBSTV, será responsável por uma apresentação que trata do mercado multiplataforma (Dia 13 – 14h às 14h30).

Sessões técnicas

As outras 20 sessões serão técnicas e envolvem temas entre os quais destacam-se: Interiorização da TV Digital, Evolução do 4K, Recursos tecnológicos a ser usados na cobertura do Copa do Mundo, Infraestrutura de TV sobre IP, Novos codificadores HEVC, Aplicativos e segunda tela e a apresentação dos resultados dos testes de interferência do LTE ou 4G na faixa dos 700 MHz, coordenados pela ABERT, SET e Mackenzie. O último tema será abordado em duas apresentações diferentes por Gunnar Bedicks, Pesquisador Chefe do Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e por Luiz Fausto, membro do Comitê de Tecnologia da SET e engenheiro da Rede Globo, e os outros por representantes de empresas.

O SET Sul tem como patrocinadores as empresas Hitachi, AD Digital, Embratel/Star One, Grass Valley, Harmonic, IF Telecom, Ideal Antenas, JVC, Leader, Linear Acoustic, Phase, Ross Video, SM Engenharia, Sony, Opic Telecom, Inatel e Snews. Além das palestras e demonstrações que serão feitas por essas empresas, o evento conta com apresentações da CIS, Cisco, HXD e EITV.

Uma das novidades do SET Sul serão os workshops sobre produtos e as melhores formas de se obter o melhor desempenho na sua utilização, oferecidos pelas empresas Ross Video e Snews. As quatro sessões de treinamento que vão ocorrer durante os dois dias destinam-se aos profissionais de radiodifusão e de produção audiovisual e cada uma delas terá em média 15 vagas. A participação poderá ser feita por meio de inscrições antes ou durante o próprio evento.

Veja a programação completa do evento neste site, em Eventos/SET Regionais.

 

Post Tags: