• PT
  • EN

Tecsys apresenta solução de monitoramento de redes em parceria com a Gsertel

No processo de digitalização da TV o monitoramento de sinais é fundamental. Nesse contexto é necessário monitorar as cabeças de rede, os diferentes sites de transmissão e a cobertura no terreno sendo fundamental a somatória dos três para ter maior capacidade de reação a alertas e diagnostico, afirma a Tecsys.

A empresa de São Jose dos Campos, no interior de São Paulo, afirma que a etapa de transmissão é importante para ter informações em tempo real do sinal que alimenta o transmissor para, assim verificar se o sinal distribuído a partir da cabeça não contém erros, bem como o sinal enviado para verificar se ele é transmitido de acordo com os parâmetros estipulados . Desta forma, duas etapas são validadas simultaneamente, por um lado, que todos os elementos funcionam corretamente da base ao site e, por outro, que o transmissor esteja funcionando de acordo com sua configuração.

Normalmente, uma implantação de monitoramento nos sites de transmissão é seguida por uma implantação adicional em certas áreas do território, pelo menos naquelas cujas características geográficas ou a confluência de transmissores múltiplos são antecipadas antecipadamente mais problemáticas.

Tanto a medição como a análise precisa do sinal de radiofrequência (RF) e uma análise profunda do fluxo de transporte (TS) que são funções importantes em uma solução de monitoramento e, portanto, ambos os aspectos devem ser cobertos pela ferramenta da maneira mais intuitiva possível, facilitando o usuário para explorar as informações, seja a partir do dispositivo em si, ou de um NMS que fornece informações de gerenciamento centralizado relatadas por vários dispositivos.

Em suma, afirma a Tecsys em comunicado, trata-se de ter “olhos” na rede, para garantir a maior disponibilidade de serviços aos usuários finais, antecipando falhas graves, e a possibilidade de análise precoce e diagnóstico de incidentes quando ocorrem.

Para isto a empresa oferece em parceria com Gsertel, uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos de medição e monitoramento no campo de transmissão,  soluções profissionais para a supervisão avançada das redes de TV. Especificamente, a gama RCS é uma ferramenta perfeita para o monitoramento pró-ativo do sinal de TV, com funcionalidades importantes e notáveis na medição de RF e na análise TS.