Sumicity inaugura datacenter no Rio de Janeiro para estender seus serviços de telecomunicações

Em parceria com a BRSys e utilizando soluções Vertiv e Panduit, WDC Networks desenvolve um datacenter com capacidade para suportar o crescimento da base de assinantes da operadora

A Sumicity, operadora de telecomunicações que atua nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo oferecendo serviços de Internet, TV HD por Assinatura 100% fibra ótica e Telefone Fixo, inaugurou o seu novo datacenter na cidade de Carmo (RJ). O espaço, que conta com 20 racks “é o primeiro do gênero no Brasil que foi concebido utilizando os novos sistemas de confinamento da Panduit e de ar condicionado de precisão da Vertiv, lançados no segundo semestre de 2018. O projeto faz parte dos planos de expansão da Sumicity, que prevê um crescimento de 100% em sua base de assinantes em 2019”, explica a empresa em comunicado.

Segundo Fabio Abreu, CEO da Sumicity, a empresa vivencia um momento de expansão e, para manter o ritmo, foi preciso um trabalho intenso de desenvolvimento e investimentos nas melhores soluções disponíveis no mercado. “Estamos dobrando a nossa base de clientes e, muito em breve, vamos lançar comercialmente um produto de TV mobile, Sumicity Play, que permitirá aos nossos clientes de banda larga assistirem TV em qualquer lugar. Só que, para tanto, precisávamos ter toda uma estrutura confiável e de alta disponibilidade, já que televisão tem que ser um produto de alta disponibilidade. Então, usamos o nosso próprio know-how em comunicação e aproveitamos a parceria que já tínhamos com a WDC Networks há mais de 10 anos para ter a assessoria que precisávamos neste projeto. Hoje, temos um datacenter completo, de alta disponibilidade e com padrões internacionais instalado, implantado e homologado, com equipamentos e tecnologias utilizadas por grandes empresas do setor, como Microsoft, Oracle, Google, IBM, assim como também as operadoras de grande porte”, destaca.

Ao todo, a Sumicity investiu cerca de R$ 4 milhões no projeto de Data Center e no novo Centro de Gerência no Carmo (RJ). “O projeto do Data Center foi executado pela integradora BRSys. Já a WDC Networks utilizou de sua experiência para o acerto na escolha das soluções. “A escolha dessas marcas não foi por acaso. A Panduit é um dos maiores fabricantes deste mercado, e seu diferencial é justamente oferecer soluções completas para datacenters. A Vertiv, por sua vez, é uma das maiores fabricantes de sistemas de energia e ar condicionado de precisão, que são essenciais em um projeto dessa natureza. Trabalhamos com essas marcas, porque elas são o padrão mundial para quem busca alta tecnologia, confiabilidade e eficiência. Essa combinação foi, sem sombra de dúvidas, perfeita para a Sumicity, que cresce em ritmo acelerado e não pode sofrer com paradas críticas”, destaca Clodoaldo Ramos, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Datacenter da WDC Networks.

A aquisição do Datacenter completo foi realizada no modelo “As a Service”, que possibilita flexibilidade no pagamento e garantia dos equipamentos durante o período de contrato. “Este é um modelo de negócios completamente disruptivo no mercado brasileiro e a Sumicity inovou mais uma vez avançando na aquisição do Datacenter no modelo ‘As a Service’. Com este modelo a Sumicity terá a possibilidade de expandir seus datacenters no momento que desejar, aditivando o contrato sem ter a necessidade de imobilizar seus recursos financeiros de forma antecipada. O segundo Datacenter da Sumicity já está em construção e seguiu o mesmo modelo de aquisição que acreditamos ser a forma mais inteligente para aquisição deste tipo de solução. Estamos certos que o modelo “As a Service” é o futuro do mercado e a WDC está pronta para atender essas demandas”, afirma Junior Carrara, diretor da WDC Networks.