Televisão do futuro: como será o amanhã? Responda quem puder

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Pavilhão Vermelho, do Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

No Congresso serão apresentados cases de sucesso, implantados nas diversas áreas da comunicação e irão compartilhar o conhecimento com a apresentação das soluções encontradas em cada projeto.

Hot Sessions

Entre as principais paneis, destaque para as denominadas, Hot Sessions, sessões imperdíveis sobre os temas que mais impactam no mercado de radiodifusão atualmente. Assim, teremos o painel “TV – Desafios na Migração da Analógica para a Digital” que se realizará na tarde do 25 de agosto. As emissoras de TV terão um cronograma desafiador nos próximos três anos, ao qual deve ser somada a necessidade da desocupação da faixa de 700 MHz para o serviço de 4G, o que gerará desafios relevantes para o atendimento do cronograma estipulado pelo Ministério das Comunicações.

O painel debaterá como foi a migração em outros países na visão do Regulador. Quais os maiores desafios? A relevância da EAD no processo de migração para a desocupação dos canais. O desafio das empresas de TV e de outras entidades na migração. A visão da indústria de receptores e sua estratégia para os próximos anos.

Terá como palestrantes Rodrigo Zerbone, conselheiro da ANATEL e Presidente do Gired; Emiliano José, secretário de Serviços de Comunicações do MiniCom; Antonio Carlos Martelletto, presidente da EAD; Raymundo Barros, diretor de Tecnologia Rede Globo; Roberto Franco, presidente Fórum de TV Digital; e Marcio Herman da Samsung.

Na tarde, Raymundo Barros (Rede Globo) modera a Hot Session: “UHDTV: Realidade e futuro” que abordará os principais desafios, aplicações e tendências na produção, distribuição e transmissão do UHDTV no mercado global e brasileiro, além dos aspectos regulatórios relativos ao espectro da radiodifusão.

Participarão; Kohei Nakae (NHK); David Wood (EBU – European Broadcasting Union), e Dazhi He (NERC-DTV). Nela se apresentarão os atuais avanços do UHDTV na China, incluindo principalmente a pesquisa técnica de UHDTV e desenvolvimentos relacionados a cadeia industrial de UHDTV. Ainda, se analisará o plano futuro de UHDTV na China, introduzindo o estudo comercial para UHDTV em Xangai para tentar encontrar alguma forma de cooperação futura com a América Latina.

Na manhã de dia 26 de agosto, Liliana Nakonechnyj (SET) moderará a Hot Session: “Futuro do Espectro”. O consumo crescente da internet, em todo o tempo e lugar, impulsiona novas tecnologias de banda larga móvel, com demandas crescentes de espectro. No mundo inteiro, as faixas de frequência ocupadas pela TV aberta são as mais cobiçadas. Uma nova rodada crucial de discussão sobre o futuro desse espectro ocorrerá em Genebra, no final deste ano. Estará a TV terrestre fadada a morrer?

Os palestrantes chegarão de vários países do mundo. Reiko Kondo, diretora de Tecnologia de Radiodifusão Digital – MIC – Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão. Mark Aitken, VP de Tecnologias Avançadas, Sinclair Broadcasting Group; David Wood do EBU; e Ana Eliza Faria e Silva (SET/Rede Globo).

Roberto Franco (Fórum SDVTB/SBT) moderará a Hot Session: “O futuro da TV Aberta” que tentará desvendar como com tantas novidades, tecnologias, meios, mudanças de hábitos, qual será o futuro da TV Aberta? Quais as tendências? Quais as demandas dos consumidores? Que caminhos devem seguir os radiodifusores para se mantiverem fortes e competitivos? Como será a TV do futuro? Alta definição (4K, 8K,…)? Imersiva (3D, Realidade Aumentada, Áudio Espacial), Interativa? Omnipresente? Híbrida?

A sessão contará com especialistas do Japão, Estados Unidos e Europa. Através do confronto de suas visões pretendendo antecipar ao menos um pouco do que está por vir. Os palestrantes serão: Reiko Kondo (MIC); Jerald Fritz (ONE Media); David Wood (EBU).

Fernando Bittencourt, VP da SET moderará a Hot Session: “Entretenimento na Era Internet. Seus impactos no mundo dos Broadcasters” com John IVE, diretor de Tecnologia e Estratégia do IABM; e Makoto Yamamoto da SRTL-NHK.

José Dias (SET/TV Globo) moderará a Hot Session: “Cenários virtuais e realidade aumentada”. Este painel apresentará o que existe de mais sofisticado nas áreas de grafismo, cenografia virtual e realidade aumentada. Discutirá o futuro dessas tecnologias, as tendências do mercado e suas aplicações na TV e nos videogames. O debate contará com a presença de Luis Pinievsky (AVID/ORAD); Isaac Hersly (Vizrt); João Victor Gomide (Fumec); e Michael Kaplan (nVidia).

Parceria Revista da SET/Unesp

Como resultado do Convênio ProEx Tecnologia em Televisão assinado no início de 2015 entre a SET e a Unesp, se realizará um painel no Congresso SET intitulado: “Produção e recepção de conteúdo na TV digital: O olhar da comunicação”, que será moderado por Fernando Moura (Revista da SET) e Francisco Machado Filho (UNESP).

O painel visa mostrar como a academia trabalha os temas relativos à TV e as suas novas formas de produção e distribuição. Nesse marco a ideia é trabalhar as diferentes investigações e desenvolvimentos de projetos de pesquisa na área de TV Digital e Rádio. Por isso, na sessão, professores de importantes universidades do Brasil e Europa terão a oportunidade de apresentar seus estudos sobre conteúdo e comportamento da audiência frente às inovações da engenharia de televisão na TV Digital Terrestre. Trata-se de uma oportunidade única para que pesquisadores da comunicação social possam trocar experiências com aqueles que dão suportes e ferramentas para produção e distribuição de conteúdo.

A sessão acadêmica levará ao Congresso SET a oportunidade para que áreas distintas como a engenharia e a comunicação troquem experiências e informações que possibilitem o uso otimizado das novas tecnologias em televisão. A palestra contará com a presença dos professores: Ana Silvia Lopes Davi Médola (UNESP); Almir Almas (ECA/USP); Cosette Castro (UcB); Paulo Faustino (IMMAA / Universidade do Porto); e Vicente Gosciola (Universidade Anhembi Morumbi).

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.