A tecnologia é importante para renovar o jornalismo

Emissoras não utilizam ao máximo o potencial do qual dispõem, apesar das evoluções nas tecnologias de captação, edição e transmissão de conteúdos

No segundo dia do Congresso da SET, uma das sessões analisou a Tecnologia no jornalismo e nas transmissões esportivas. Os palestrantes foram os jornalistas Carlos Nascimento (SBT), Paloma Tocci (Band), André Henning (Esporte Interativo) e Eduardo Castro (SBT-RJ).

Carlos Nascimento iniciou as atividades e afirmou que o avanço da tecnologia abriu uma porta para que novas formas de fazer jornalismo surgissem. Ele destacou paradoxo da produção jornalística hoje em dia. “Estranhamente, as emissoras que antes investiam tudo para transmitir externamente, mesmo sem boas condições técnicas, hoje em dia preferem produzir dentre do estúdio, sendo que a capacidade pra fazer mais e melhores conteúdos fora da emissora cresceram,” afirmou.

Nascimento finalizou dizendo que as emissoras de televisão devem aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece. “A produção da TV atual é a mesma do tempo da TV de tubo. As emissoras pouco exploram a tela, perdendo a oportunidade de ganhar audiência, prestígio e qualidade.”

Paloma Tocci (Band)

Paloma Tocci falou do pioneirismo do Jornal da Band ao ser transmitido na íntegra pelo Facebook. Segundo ela, foi possível encurtar as distâncias de acesso à redação e à produção do programa e “encurtar as notícias e levá-las o mais rápido possível para a população”.

André Hanning disse que aprender a lidar com a tecnologia foi importante para a sua carreira. “Eu fuçava, pesquisava, narrei do quarto de um hotel uma partida de vôlei nos Jogos Olímpicos de Atenas. Desmontei a TV, puxei o cabo e consegui o som da quadra. Virei o enviado especial para os grandes jogos e sempre me dedicando a fazer o meu trabalho melhor”. Ele encerrou a sua palestra dizendo que “a tecnologia está diariamente conectada com a gente e não usamos nem metade do que está à disposição”.

Feira SET Expo
Horários
30 de agosto: 12h – 20h
31 de agosto: 12h – 20h
1º de setembro: 12h – 19h
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, São Paulo/SP

  • Por Fernando Moura, Isaac Toledo, e Francisco Machado Filho, em São Paulo