Startups crescem e conquistam investidores

As inovações trazidas por Startups proporcionam novas perspectivas de mercado e investimento afirmam participantes do Congresso SET 2015

osé Cordeiro, fundador e professor da Singularity University

José Cordeiro, fundador e professor da Singularity University

As Startups têm-se mostrado uma nova maneira de projeto empreendedor para jovens e universidades. O principal objetivo é desenvolver soluções práticas para a vida da população. A sessão foi moderada por Lindalia Reis (SET e diretora de inovação da Universidade Estácio) e contou com os palestrantes José Cordeiro (diretor da Venezuela da Millenium Project), Rodrigo Paolucci (Co-fundador da Samba Group) e Carlos Sena (e.Bricks Ventures).

Lindalia Reis abriu as apresentações falando do novo projeto que vem desenvolvendo na Estácio: “Startup e educação”. Para ela a inovação no mundo dos games é importante no desempenho dos alunos. “Games aceleram em 10% o processo de aprendizagem,“ afirmou. Por meio de Startups, a faculdade vem “prototipando” uma plataforma de games, uma tela que torna capaz de se comunicar com qualquer dispositivo para ser utilizado em sala de aula. A diretora citou Einstein para definir o que é a experiência de montar uma Startup. “Aprender é você criar experiência, o resto é informação.”

José Cordeiro, fundador e professor da Singularity University, citou algumas Startups que a JUniversidade possui. Destaque para a Modern Meadow que vem desenvolvendo carne sintética. “Não precisaremos mais de carne de boi,” afirmou sorrindo.

arlos Sena (e.Bricks Ventures)

Carlos Sena (e.Bricks Ventures)

Carlos Sena se preocupou em mostrar o terreno fértil que o Brasil e a América Latina são, devido ao mercado carente em tecnologia e inovação. O executivo destaca os elementos para trabalhar em uma startup. “Resolver problemas concretos, pensar grande, novos desejos meritocracia, se divertir na jornada de trabalho, sonhar grande, fazer o que tiver que ser feito. Esse é o balanço de uma grande startup.

Paolucci finalizou a palestra abordando a importância de adaptar suas ideias quando necessário. “Reconheça seus limites, planeje menos e faça mais. Se você não está pronto pra mudar, não está pronto para empreender,” disse. “Crie um mercado e especialize em algo que ninguém faz. Domine o mundo, busque novas oportunidades,” afirmou o empresário.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo.Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo e Fernando Moura, em São Paulo