SET celebra dez anos da assinatura do padrão ISDB-T de TV Digital no Brasil

Presidente da entidade, Olímpio José Franco se emocionou na abertura do SET EXPO 2016, o último evento nacional de seu mandato à frente da associação. Também presentes à cerimônia, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab e o Ministro das Comunicações do Japão, Jiro Akama, trocaram homenagens pela década de cooperação entre brasileiros e japoneses na implantação do padrão de TV Digital terrestre do país e sua expansão na região. 

A solenidade de abertura do SET EXPO 2016 ocorreu na manhã desta terça-feira (30), no Centro de Exposições do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. O evento marcou os dez anos da adoção do padrão ISDB-T de TV Digital no Brasil. Além da presença da diretoria da SET e de seu presidente, Olímpio José Franco, a cerimônia teve participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab; do ministro das Comunicações do Japão, Jiro Akama; e de autoridades de países da América Latina e do Caribe que adotaram o padrão nipo-brasileiro de tecnologia de TV Digital. O ex-ministro das comunicações Hélio Costa, responsável pela assinatura do acordo entre Brasil e Japão em 2006, também integrou a celebração.

“A SET vive um momento bom. A nossa missão, como uma sociedade de engenharia, tem sido elevar o nível de conhecimento do setor. Foram anos de transformações. Estamos celebrando, neste evento, os dez anos do padrão de TV Digital do Brasil, nos quais a SET teve importante participação, que só foi possível pelo incondicional apoio de entidades parceiras”, declarou Olímpio José Franco, em um discurso emocionado, já em agradecimento aos profissionais e aos associados da SET que o acompanharam em seu mandato à frente da entidade, o qual se encerra em dezembro de 2016.  “A todos, sem sombra de dúvida, o meu sincero agradecimento, do fundo coração.”

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, cumprimentou o presidente da SET pelo trabalho à frente da entidade e ressaltou a atuação da SET na implantação do padrão de TV Digital brasileiro. “A sua emoção aqui emocionou a todos nós, Olímpio. É um momento muito importante não apenas para a televisão, para o Brasil e para o Japão, mas, para a humanidade. Esse projeto é de extrema importância para o nosso país e para as nossas relações internacionais. É um dos acontecimentos mais importantes da história das comunicações e só foi possível pela atuação de entidades como a SET.”

“O Brasil se colocou como um expoente para as tecnologias de TV Digital na América Central e na América do Sul”, afirmou Jiro Akama, ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, que, ao final dos discursos, trocou homenagens oficiais com Gilberto Kassab. Implantado no Brasil em 29 de junho de 2006, após mais de dez anos de pesquisa, o ISDB-T nos moldes brasileiros já está em outros 13 países da América latina e do Caribe.  “Adotar o sistema japonês não foi uma decisão trivial. Foram decisões que, à época, resultaram em muita polêmica. Mas, hoje, vemos que foram acertadas”, afirmou o vice-presidente da SET, Fernando Bittencourt, que, em 2013, foi condecorado pelo governo japonês por seu trabalho na implantação do padrão ISDB-T no Brasil.

Feira SET Expo
Horários
30 de agosto: 12h – 20h
31 de agosto: 12h – 20h
1º de setembro: 12h – 19h
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, São Paulo/SP

  • Por Fernando Moura, Isaac Toledo, e Francisco Machado Filho, em São Paulo