O futuro da TV passa pelo 4K e 8K

Representantes de empresas mostraram o desenvolvimento de seus trabalhos com essas lentes

O painel sobre lentes broadcast 4K/8K para broadcast e cinema esclareceu questões sobre os impactos no MTF do sistema nos novos ecossistemas, as considerações sobre a maior resolução, alto contraste e a gama de cores mais expandida. A sessão que teve como moderador a Celso Araújo (SET), e palestrantes Kohji Mitani (NHK), Noriyuki Takashi (Canon) e Gordon Tubbs (Fujifilm), trouxe aos participantes o panorama dos novos desenvolvimentos de lentes para câmeras que permitem realizar captação com estas tecnologias.

Mitani apresentou os desenvolvimentos das câmeras 8K, fez um pequeno histórico das mesmas, destacou suas qualidades e descreveu suas especificações. Citou a utilidade destes novos dispositivos de captação para eventos ao vivo e afirmou que a indústria está desenvolvendo  câmeras 8K de acordo com os diversos usos e as necessidades de produção da industria audiovisual.

Takashi fez uma apresentação dos novos produtos e focou no 4K. Mostrou aos presentes duas lentes que a empresa desenvolveu para trabalhar com esta tecnologia, e também exemplos do funcionamento das mesmas.  Exibiu um vídeo demonstrando os importantes parâmetros das lentes e falou sobre os próximos lançamentos e desenvolvimentos que estão em processo de produção.

Mais tarde, Tubbs disse que “o conhecimento do 4K vem da indústria cinematográfica” e que dela chegaram a TV os princípios para a produção dessas lentes (high resolution (HD), high contrast, high dynamics range(HDR).

Ele expôs as especificações do processo de confecção das lentes 4K afirmando que “para o final desse ano esperamos ter uma lente um pouco mais larga”.

Celso Araújo disse no fim que “este painel foi teve como principal objetivo mostrar o grau de dificuldade em usar essa câmera broadcast com diversos chips e com lentes 4K. Não é possível misturar uma lente HD com a lente 4K”.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado e Fernando Moura, em São Paulo

 

Post Tags: