A interiorização da DTV e alternativas de antenas eficientes é tema de painel no Congresso da SET

O cronograma de desligamento da TV Analógica (switch-off) está previsto para acontecer nos próximos três anos, de 2016 até 2018. Mas será que a nova estação de TV Digital estará preparada para atender a área de cobertura desejada? Essa foi a questão principal debatida durante o painel “TVD – A sua emissora tem sinal? TV Digital: interiorização e antenas” moderado por Valderez de Almeida Donzelli (ADTHEC Engenharia e SET) na sala 17 do congresso da SET.

O painel com especialistas em sistemas irradiantes discutiu o valor de intensidade de campo, ruídos, erros, SNR. C/N, MER e apontou que esses são parâmetros e importantes ferramentas de engenharia que devem ser utilizadas na dimensionamento de uma estação. O bom desempenho da cobertura da estação de transmissão é fundamental a escolha e a instalação correta da antena de transmissão apontaram os palestrantes.

Os engenheiros Dante Conti (Transtel), José Elias (IF Telecom) e Ramiro Franco (Ideal Antenas) faram sobre cuidados e critérios para a escolha e instalação das as antenas de transmissão, erros que prejudicam a cobertura, antenas para SFN e Gap Filler. Nesse mesmo contexto os questionamentos sobre como o sistema irradiante influencia na cobertura de uma estação foi debatido e discutiram sobre como evitar erros na aplicação. Para um melhor desempenho das antenas os integrantes do painel falaram sobre o dimensionamento correto das antenas, a escolha das antenas e sobre as possibilidades de utilização da torre já existente para a instalação na nova antena.

Na opinião de Conti, é preciso um estudo detalhado a fim de determinar se há necessidade de instalar uma nova torre e ainda analisar os cuidados a serem tomados para atingir a potência e qualidades de uma maneira eficiente. De acordo com Elias (IF Telecon), há diversos modelos disponíveis para escolher a melhor antena e as mais usadas na interiorização da DTV. “Além disso há modelos específicos para áreas de sombra”, destacou.

O palestrante ainda destacou os aspectos técnicos visando vencer as limitações mais comuns encontradas em campo e aplicáveis a SFN e “Gap Fillers”. Ainda foi apresentado o uso de painéis UHF de banda larga e de baixo custo, bem como avanços em desenhos de novas antenas cilíndricas e com faixas maiores, afim de atender a esse novo tipo de demanda.

Franco (Ideal Antenas) apresentou as características a serem analisadas para uma melhor cobertura de sinal, considerando o sistema principal, possibilidades de SFN e implantação de Gap-Filler, “para isso, será considerado problemas como topografia, instalação e produtos a serem aplicados”. Para realizar estas analises forma consideradas: as variações de cobertura em relação a utilização da polarização horizontal ou circular/elíptica, as possibilidades de instalação, considerando as alternativas como topo de torre ou lateral de torre, variações referentes a configuração e instalação de arranjos de antenas direcionais.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Antonio Araujo e Fernando Moura, em São Paulo