A importância da Big Data para solucionar desafios

Cada vez mais a análise de dados em tempo real por meio de Big Data vem crescendo no mundo.

O Congresso SET Expo 2016 teve início na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto. Uma das palestras que abriu os trabalhos do evento foi sobre Sensoriamento e Big Data. O representante da SET Rodrigo Arnaut foi o moderador. Os palestrantes foram Kaius Meskavem (empresa Choicely), Philippe Mendes (Co-fundador e presidente da Mediatree Group), Paulo Henrique Pichini (CEO e presidente da Go2neXt), Tatiana Tosi (Professora da Fundação Getúlio Vargas) e Letícia Pozza (Cappra Data Science).

Kaius Meskavem é finlandês e foi o primeiro palestrante. A empresa Choicely vem desenvolvendo uma plataforma de rotação envolvendo big data. O principal objetivo ao usar o recurso da Big Data é “apresentar dados em tempo real em todas as plataformas e em aplicativos também. Permitindo analise em tempo real em qualquer plataforma,” afirmou.

Portanto, captar big data em tempo real e assim filtrar a informação. Dessa forma, será possível marcar tal informação com certos filtros, como sexo, localidade, idade ter recursos em tempo real para determinado evento, como quem foi o melhor jogador de um jogo, segundo a votação do público.

Na sequencia, Phillipe Mendes da Mediatree se apresentou. Sua empresa foi fundada em 2007, mas sua consolidação aconteceu no ano de 2015. O Objetivo inicial da empresa era a gravação de conteúdo audiovisual em alta resolução.

Paulo Henrique Pichini falou do processo de sensorização mundial. Ele fala que “a Transmissão digital da forma à vida da gente. Movimenta bilhões ou trilhões de dólares e o crescimento no investimento e os resultados são infinitos em todas as vertentes de mercado comercial ou pessoal.” O grande desafio é como extrair informação de tomada de decisão, planejar e melhorar a vida da população com as informações da rede.

O executivo também comenta que o mundo hoje é um “sistema nervoso digital que escuta e fala através dos dispositivos de áudio e composto por muitos sensores.” Ele também afirma que “80% das informações serão em vídeo até 2020.” Isso gera demanda por imagens de melhor e maior qualidade e menor tempo de compartilhamento.
Tatiana Tosi é professora da Fundação Getúlio Vergas e tratou da Codificação e recuperação de memória. Para ela as redes sociais como Facebook e Snapchat tem criado mecanismo de cápsulas do tempo. O passado tem se tornado cada vez mais efêmero para esses usuários, então redes socias têm trazido à tona as lembranças. Tal aspecto tem haver com as relações mais superficiais. Qualquer forma de contato fora da rede ou de aplicativos, ou uma simples ligação, atualmente é algo incomum. “Cada um vive encapsulado no seu mundo com seu smartphone,” afirma Tatiana.

Letícia Pozza finalizou a palestra fazendo um panorama do fluxo e gerenciamento dos dados. “O gerenciamento da informação era muito mais simples do que hoje chegando a um estado caótico,” afirmou.

 

E os principais destaques na grade de programação são:

  • Sensoriamento & Big Data.  (Mr. Stephen Smith (CTO)  Imagine Communications )
  • O Futuro da TV Aberta (Mr. Skip Pizzi Vice-Presidente do ATSC)
  • VR – “A Realidade Virtual será a plataforma mais social de todas?” (Sr. Camila Ghattas)
  • IoT – Internet das Coisas & Swarm Intelligence.  (Prof. Silvio Meira)
  • Internet & Mercado Audiovisual: Marco Civil e Pirataria. (Sr. Ronaldo Lemos)
  • SMPTE Centenário  (Ms. Barbara Lange)
  • Nuvem: Tecnologia, Futuro e Desafios. ( Sr. Wanderley Abreu JR – CEO STORM Group)
  • Visão Estratégica do Espectro
  • Futuro da TV
  • 80 anos da Rádio Nacional (Sr. Ethevaldo Siqueira )
  • UHDTV – Da Produção a Distribuição. (Sr. Fernando Bittencourt)
  • Streaming e Distribuição  IP. (Mr. Alex Balford  Akamai Technologies)
  • Games e a Revolução do Grafismo
  • EAD – Seja Digital : A Experiência do Piloto de Rio Verde.
  • Acadêmica  & Cientifica  (Prof. Marcelo Zuffo)

 

Para inscrições e mais informações sobre a programação do 28º. Congresso, acesse:

http://www.setexpo.com.br/2016/conferencias/grade/

 

Serviço:
28º Congresso de Tecnologia SET Expo
Horários
29 de agosto: 9h – 18h
30 de agosto: 11h30 – 17h30
31 de agosto: 9h – 17h30
1º de setembro: 9h – 17h30
Cerimônia de Abertura: 30 de agosto, das 9h às 11h30
Local: Pavilhão Vermelho do Centro de Convenções, Expo Center Norte, São Paulo

 

  • Por Fernando Moura, Isaac Toledo, e Francisco Machado Filho, em São Paulo