Gerenciamento de Mídias e preservação dos dados

Palestrantes demonstram a importância de armazenar e preservar dados originais

Uma das palestras que fechou o segundo dia do Congresso SET abordou o “Gerenciamento de Mídia”. Ela foi moderada pelo vice-presidente de tecnologia da Rede Amazonia, Nivelle Diou Jr. A mesa de palestrantes foi composta por Erick Soares, engenheiro de suporte e vendas da Sony; Marcelo Blum, engenheiro eletrônico da Videodata; Rafael Zamana, arquiteto técnico da Agile Contents; Roberto Carminati, produtor e diretor de cinema; e Igor Tonini da Quantum.

Carminati, também sócio da Piql, desenvolveu uma nova forma de preservação digital, ou seja, “preservar código binário”, um programa pioneiro da empresa Cinevator que é utilizadoo pela indústria do cinema. O investimento desse projeto foi de 25 milhões de euros e teve o apoio da União Europeia.
“O objetivo era criar algo que preservasse a informação em formato digital e que possa durar 100 anos,” disse. Atualmente a Piql desenvolve uma solução que pretende ser um sistema óptico com software aberto, por isso tem investido em um projeto que consiga armazenar conteúdos por pelo menos 500 anos.

Para Zamana, desacoplar o MAM (Media Asset Manegement) de uma empresa do banco de dados principal soluciona a preocupação com a redundância, e também preserva o conteúdo original. “Pois o que é publicado na rede é uma cópia do arquivo. O usuário terá segurança que seu conteúdo será publicado”, disse.
Por outro, Blum disse que a principal dificuldade para criar um banco seguro para armazenamento de dados é lidar com a obsolescência dos equipamentos devido ao rápido avanço tecnológico.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

ET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo, Gabriel Toledo e Fernando Moura, em São Paulo

Post Tags: