Emissoras IP: casos de uso

Congresso SET mostra alguns exemplos de implantações desta tecnologia no país 

Congresso SET mostra alguns exemplos de implantações desta tecnologia no país estrutura ip0

A palestra sobre emissoras IP foi moderada pela coordenadora de projetos do Grupo Bandeirantes, Luana Bravo. Ela apresentação mostrou que o aumento do tráfego de vídeos, leva as emissoras de TV à necessidade de trocar sua infraestrutura baseada em SDI para IP. Tal substituição gera oportunidades  para melhorias e otimização.

Para isso, Luana teve como palestrantes a: Mo Goyal (diretor de marketing da Evertz), Leonel da Luz (Vice-presidente de vendas da Grass Valley para América Latina), Raimundo Lima (diretor técnico e de operações do SBT) e Roberto Silva (Harmonic).

Luana vê a chegada o IP no Brasil um pouco distante devido às dificuldades de custo e de implementação, e afirma que cada caso mostrado na palestra tem sua particularidade e devem ser analisado para servir de modelo ao país.estrutura ip

Mo Goyal falou sobre o caminhão de externa utilizado por canais esportivos para a transmissão de grandes eventos como Super Bowl e o US Open de Golfe. É uma transição para tratar de reduzir custo e entregar aquele conteúdo com melhor qualidade, o que empresas como Netflix, Youtube e Amazon estão fazendo atualmente. O executivo comentou que a questão da migração para IP ou não depende da situação atual da empresa e onde ela  quer chegar.

estrutura ip2Ilustrando o comentário de Mo, Roberto Silva falou sobre as parcerias realizadas com a Disney, Sky Italia e PBS para elaboração de conteúdo para ser entregue de forma adequada com a qualidade adequada. No caso da Disney e da Sky Italia, o Data Center usado era híbrido. Na PBS a tansmissão era tudo 100% de IP. Sobre a utilização de IP no Brasil, Silva acha que “os investimentos em capacidade de processamento estão chegando no Brasil.”

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

estrutura ip3

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo, Gabriel Cortez e Fernando Moura, em São Paulo