Como fazer o receptor receber o melhor sinal possível

Palestra teve como objetivo mostrar com melhorar a qualidade do sinal transmitido e recebido, tendo como referência o receptor

Na sala 18 foi ministrada a palestra sobre MER –Retransmissão Digital. O moderador da mesa foi José Frederico Rehme (RPCTV/SET). Os palestrantes foram Newton Martins Stori (RPCTV) e Vanessa Lima de Oliveira (Protelevision). Newton Martins Stori abriu as apresentações analisando as influências da MER no sinal digital. Ele destaca os dois tipos de MER: de Transmissão e de Recebido. O primeira diz respeito a como o transmissor constrói a modulação e amplificação do seu sinal. A freqüência varia de 30 a 45 dB. Utilizar um MER de transmissão muito elevado acarreta algumas conseqüências importantes, como queda de eficiência e elevados custos operacionais e do transmissor.

O MER Recebido indica se a qualidade do sinal recebido pelo receptor poderá ser demodulado e decodificado de forma correta. Outro aspecto importante na qualidade do sinal é modulação digital QAM entre 64 QAM e 16QAM. apesar de 16 QAM transmitir  com menos erro, deve-se considerar a taxa útil de transmissão. Ou seja, quanto maior for o Vetor de Erro de Magnitude (EVM na sigla em inglês) pior a qualidade de sinal. “Gostaríamos de transmitir um sinal perfeito, mas isso é impossível. A potência do sinal fique o mais longe possível do ruído”, diz o executivo.

mer3Vanessa Lima de Oliveira falou sobre as formas de transmissão de sinais MFN e SFN. A primeira é a forma de transmissão ideal, ou seja, uma freqüência para cada região. A segunda forma ocorre devido a escassez de freqüências. Isso leva um mesmo canal a ser utilizado em várias regiões. A SFN pode ser dividida em dois tipos principais: SFN Distribuída e os Gap Fillers. Vanessa deu destaque ao Gap Filler. “O Gap Filler precisa ter a capacidade de atenuar o cancelamento de eco. Isso permite uma potência de saída mais alta. O Gap Filler atenua o sinal que ele próprio gerou, se ele já recebeu sinal de múltiplos percurso. Não há o que fazer para melhorar”, diz.

mer2O moderador da palestra, José Frederico Rehme, comentou a importância do MER: “O que interessa é que o telespectador tem que ver a imagem. E a taxa de erro de bit tem a ver com a MER. Medir MER é bobagem. A MER é um indicativo de como será a imagem e som!”.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo, Gabriel Cortez e Fernando Moura, em São Paulo