Cerimônia de abertura mostra que no meio da crise o SET Expo cresceu mais de 20%

“Juntos somos mais fortes”, disse o presidente da SET às várias centenas de convidados especiais presentes na inauguração da maior feira de Broadcast e Novas Mídias da América Latina

A Cerimônia de abertura do SET Expo 2015, 27ª edição do Congresso SET, 2º Fórum  Latino-americano de Negócios de Radiodifusão, 1º Workshop Pro-AV e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre contou com a presença do presidente da SET, Olímpio Franco; do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Luiz Azevedo; do Vice-ministro de assuntos internos e comunicações do Japão, Yasuo Sakamoto; o presidente da Anatel, João Batista Rezende; o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Alexandre Jobim; o presidente da AESP, Paulo Machado de Carvalho Neto; o conselheiro da ABRATEL, André Filipe Trindade; entre muitos outros.

Olímpio Franco afirmou na cerimônia de abertura que esta muito feliz por chegar a 27º edição do evento. “A SET desde 1988 atua incansavelmente para a difusão, expansão e aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos, operacionais e científicos relacionados à produção e distribuição de conteúdo audiovisual para Televisão, Rádio, Cinema, Novas Mídias e a Internet. Contribuímos ativamento para o fomento de nosso mercado propiciando diversos fórums de debates e cooperando com o Governo no estabelecimento de normas e padrões que norteiam esta indústria”.

Franco reafirmou a importância da SET e os seus grupos de estudo na contribuição com “o governo para o aperfeiçoamento de normas e regulamentos que afetam o setor que atuamos. Nosso Congresso tem um papel fundamental para os mercados de broadcast e novas mídias com contínuo progresso em conteúdo e em público”

O presidente da SET disse que “o SET EXPO é o maior evento anual de “Broadcast and New Media Technology” na América Latina e, estamos trabalhando intensamente para que possamos propiciar mais e mais conteúdo na língua espanhola, bem como discussões focadas na realidade local de nossos vizinhos.” Franco encerrou a sua alocução deixando as datas do próximo SET Expo, que será realizado de “29 de agosto até 1º de Setembro de 2016, pois queremos nos encontrar com todos vocês novamente aqui no Expo Center Norte”.

A abertura teve a presença de delegações da Botswana, Chile, China, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Japão, Paraguai, Peru, Venezuela que participam do Fórum ISDB Internacional, além de personalidades da Argentina, Uruguai, África do Sul, Reino Unido, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, El Salvador, e outros.

O Japão quer continuar estando ao lado dos radiodifusores latino-americanos

Uma das presenças mais destacadas na cerimômia de abertura foi do Vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Yasuo Sakamoto. Ele disse aos presentes que há 10 anos quando o primeiro ministro do Japão afirmou que eram necessário unir três conceitos que unissem o Japão da América Latina.

A ideia era “progredir em conjunto” e “inspirar juntos o desenvolvimento tecnológico dos que trabalham em radiodifusão e telecomunicações, acredito firmemente que a adoção do padrão nipo brasileiro de radiodifusão terrestre em 2006, é fruto de um esforço colaborativo ente as nossas duas nações. E que o Brasil é fundamental para difundir o padrão em toda a América Latina.”

O olhar do governo brasileiro sobre a radiodifusão

O presidente da Anatel, João Rezende disse que é uma satisfação ver que os países da América Latina estão presentes São Paulo para contribuir para o debate, e nesse sentido a Anatel espera garantir uma relação transparente com a radiodifusão, com o GIRED, como exemplo claro dessa transparência, que é um modelo de interacção entre o setor de Telecom e de radiodifusão será importantíssimo para o avanço da industria.

No fim da cerimônia, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Luiz Azevedo afirmou que o desafio do desligamento analógico é o principal objetivo do governo, e que este tipo de congresso é muito importante nesse contexto, tanto que ele espera convidar alguns dos palestrantes do Congresso SET para debater com o Ministério levando a Brasília as opiniões e considerações técnicas da industria.

“Temos como meta que 100% das residências tenham acesso ao sinal digital, e sabemos que o desafio é grande, porque na primeira pesquisa feita em Rio Verde (GO) mostra que só o 46% recebe o sinal. Precisamos fazer campanhas, precisamos ter medidas mais fortes, acções de impacto para que as pessoas percebam e entendam que ficaram sem a possibilidade de assistir TV aberta. A nossa jornada é muito árdua”, finalizou.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Nathane Agostini, Gabriel Cortez, Issac Toledo, Julia Gonçalves, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo